NOTÍCIAS

26/10/2017

Copa Avianca - Vasco, B. Cearense e Minas vencem na rodada de abertura

.:: conteudo_34473_1.jpg ::.

Três partidas agitaram a primeira rodada do inédito torneio preparatório realizado em Belo Horizonte; confira o resumo dos jogos

Depois de muita expectativa de todas as partes, finalmente a bola subiu a Copa Avianca. Nesta quarta-feira (25/10), na Arena Minas, em Belo Horizonte, três partidas agitaram a primeira rodada do inédito torneio preparatório. Vasco da Gama, Solar Cearense e o anfitrião Minas Tênis Clube foram os vencedores do dia que abriu as disputas da competição.

A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.

Vasco domina Vitória na partida de abertura

No primeiro duelo do dia, o Vasco da Gama mostrou a força de seu elenco e abriu sua participação na Copa Avianca com um sólido triunfo. À frente no placar desde o início, a equipe do técnico André Barbosa dominou o Universo/Vitória e saiu da Arena Minas com um belo resultado positivo, pelo placar de 85 a 66.

Com 21 pontos e cinco rebotes, Lucas Mariano, eleito Melhor Pivô do último NBB CAIXA, foi o maior anotador da partida. Outro que se destacou pelo clube de São Januário foi o norte-americano David Jackson, responsável por 18 pontos e quatro roubos de bola. Guilherme Giovannoni, autor de 12 pontos, oito rebotes e cinco assistências, e Renato Carbonari, com 13 pontos, também brilharam pela equipe cruzmaltina.

”Temos um elenco muito bom e nosso ritmo foi forte durante toda a partida. A gente precisava desses jogos que teremos aqui na Copa Avianca. Eu, particularmente, estava muito ansioso para jogar. Foram quase 90 dias treinando, estava todo mundo querendo sair da jaula (risos). Para um primeiro jogo foi muito bom, gostei muito do que vi, mas acredito que ainda temos muito a evoluir. Conseguimos uma grande vitória contra uma grande equipe, mas para conseguirmos o que realmente queremos precisamos melhorar ainda mais”, disse o experiente armador Nezinho.

O Vitória entrou em quadra com duas ausências importantes: os alas/armadores André Góes, que operou uma lesão no cotovelo e sequer viajou a Belo Horizonte, e o norte-americano Nick Okorie, que sentiu uma lesão na posterior da coxa durante a Liga Sul-Americana e deve estar à disposição para as próximas partidas. Ainda no início da partida o Leão também perdeu o pivô Murilo Becker, que sentiu o músculo adutor e não voltou mais para a quadra.

Os grandes destaques do Leão ficaram por conta do armador Kenny Dawkins, que registrou 12 pontos e seis assistências, do pivô Douglas Kurtz, autor de 12 pontos e oito rebotes, e a ala/pivô Renato Scholz, que saiu do banco e deixou a quadra com um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes.

“Cansamos um pouco no final do jogo. Uma coisa que não fizemos ainda esse ano é jogar com o time completo, hoje não foi diferente. Ainda estamos em processo de adaptação com a chegada dos dois novos americanos. Faltou um pouco de perna no final do jogo, na volta para a defesa. Mas a Copa Avianca vai servir para isso mesmo. Estamos focados na nossa preparação e vamos dar nosso melhor para seguir evoluindo”, disse o pivô Douglas Kurtz, do Vitória.

Com último quarto alucinante, Basquete Cearense supera Botafogo

Na segunda partida do dia, o Solar Cearense encontrou extrema dificuldade diante da aguerrida equipe do Botafogo, atual campeã da Liga Ouro, mas fez um último quarto arrasador e deixou a Arena Minas vencedor, pelo largo placar de 80 a 63.

Os três primeiros períodos foram bastante parelhos e teve até um momento de ampla superioridade do clube carioca, que chegou a ter seis pontos de vantagem no terceiro quarto (46 a 40). No entanto, a reação do Carcará veio ainda no terceiro período (56 a 51). Já nos dez minutos finais, o time nordestino emplacou uma corrida de 18 a 2 e jogou a vantagem para perto dos 20 pontos (74 a 53).

Para se ter noção da superioridade do Basquete Cearense na parcial final, a primeira cesta do Botafogo aconteceu somente com sete minutos de bola em jogo. Nos dois minutos finais, Gabriel emplacou uma sequência de pontos que deu aliviou um pouco o mau desempenho da equipe no período.

“Nosso principal mérito hoje foi se soltar, até pela característica dos nossos sistemas e dos nossos jogadores. Se formos burocráticos, passivos, fazemos com que o adversário confie na defesa deles, nos aperte. Foi isso que aconteceu. A partir do momento que jogamos mais soltos, começamos a correr, seguir nossas características, nosso jogo começa a deslanchar”, disse Davi Rossetto.

Com 19 pontos, Betinho foi o maior anotador do Carcará. Quem também contribuiu muito bem para o resultado positivo cearense foi o armador Davi Rossetto, responsável por 14 pontos (3/5 nas bolas de 3) e três assistências. Os pivôs Leal e Felipe Ribeiro, com nove pontos cada, foram outros destaques do time do técnico Alberto Bial.

Pelo lado do Botafogo, o grande nome foi o ala Gabriel, cestinha da partida com 21 pontos. Os armadores Jamaal e Guga Ceccato também se sobressaíram pela equipe carioca, com respectivos 11 e 13 pontos.

“Pecamos no fator psicológico. Estávamos com o jogo controlado, ficamos boa parte do jogo na frente, mas depois que eles encostaram tivemos uma sequência defensiva e ofensiva muito ruim. Eles tiveram aproveitamento no ataque, abriram e a gente se deixou abatar. Temos que ter mais controle emocional para não nos deixar abater mesmo nos momentos de adversidades”, declarou o botafoguense Gabriel.

Em grande jogo, anfitrião Minas supera Flamengo de maneira emocionante

O primeiro dia da Copa Avianca foi fechado com um jogo espetacular na Arena Minas. Em duelo de altíssimo nível e bastante acirrado, o anfitrião Minas Tênis Clube cresceu no segundo tempo, virou para cima do Flamengo de maneira impressionante e conquistou uma expressiva diante de seu torcedor, pelo placar de 90 a 82.

Reforços da equipe mineira para a temporada, os norte-americanos Evan Roquemore e Billy Rush deram um belo cartão de visitas ao basquete brasileiro. Com 23 pontos, sendo 19 deles no segundo tempo, Evan foi um dos grandes comandantes da reação minastenista, assim como seu compatriota, que fez oito de seus 16 pontos na parcial final.

Quem também contribuiu, e muito, para o incrível triunfo mineiro foi o ala/armador Jefferson Campos, que saiu do banco e fez 12 pontos, oito deles no último quarto, com direito a duas bolas de 3 pontos cruciais, e o armador Gegê, que em atuação genuína, deixou a quadra com 13 pontos (3/5 nas bolas de 3 pontos) e quatro assistências, além do pivô Wesley BH, autor de 12 pontos.

Sem a presença de Olivinha, que chegará a Belo Horizonte na sexta-feira (27/10) por estar se recuperando de uma pedra no rim, o Flamengo regulou bastante a minutagem de seus atletas e rodou bastante seu elenco. Cinco atletas da equipe atingiram os dígitos duplos na pontuação: MJ Rhett (15), Marcelinho (10), JP Batista (10), Marquinhos (10) e Ronald Ramon (10).

“A equipe toda está de parabéns. Conseguimos colocar em prática tudo que treinamos nesses dois meses. Sabíamos da qualidade do Flamengo, que é uma equipe que não tem só grandes jogadores, mas uma comissão técnica também muito competente. Eles abriram uma larga vantagem, mas mantivemos a cabeça no lugar. Para uma primeira exibição, o público que veio pôde assistir a um grande espetáculo. Fico feliz com essa estreia. Agora vamos seguir focados para seguir evoluindo”, analisou Gegê, único pentacampeão consecutivo do NBB CAIXA – quatro desses títulos foram com o Flamengo.

Pode se dizer que o Minas foi dominado pelo Flamengo durante grande parte do duelo. No terceiro quarto, por exemplo, o rubro-negro carioca chegou a ter 15 pontos de frente (51 a 36) e pareceu estar com o triunfo muito bem encaminhado. Mas a reação minastenista foi sendo construída pouco a pouco, e ao final do mesmo período, a diferença já havia caído para oito pontos (62 a 54). E a cartada final foi dada nos dez minutos finais.

Com cinco bolas de 3 pontos certeiras e grande atuação, o time da casa ganhou foi crescendo, se empolgando e cortando a desvantagem até conseguir a virada com pouco menos de três minutos para acabar. Os comandados do técnico Flávio Espiga venceram a última parcial por expressivos 36 a 20 e fecharam o duelo com 90 a 82 no placar.

Confira a tabela completa da Copa Avianca (horários de Brasília):

– 25/10 (quarta-feira)
Vasco da Gama 85 x 66 Universo/Vitória
Botafogo 63 x 80 Solar Cearense
Minas Tênis Clube 90 x 82 Flamengo

– 26/10 (quinta-feira)
16h – Solar Cearense x Vasco da Gama
18h15 – Flamengo x Botafogo
20h30 – Universo/Vitória x Minas Tênis Clube

– 27/10 (sexta-feira)
16h – Botafogo x Vasco da Gama
18h15 – Flamengo x Universo/Vitória
20h30 – Minas Tênis Clube x Solar Cearense

– 29/10 (domingo)
14h45 – Universo/Vitória x Solar Cearense
17h – Vasco da Gama x Flamengo
19h15 – Botafogo x Minas Tênis Clube

– 30/10 (segunda-feira)
16h – Solar Cearense x Flamengo
18h15 – Botafogo x Universo/Vitória
20h30 – Minas Tênis Clube x Vasco da Gama

– 31/10 (terça-feira)
14h45 – 5º colocado x 6º colocado
17h – 3º colocado x 4º colocado
19h15 – 1º colocado x 2º colocado (Final) – ao vivo no SporTV

Foto: Caio Casagrande/LNB

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.656.439

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos