INTERLIGAS: BRASILEIROS PERDEM; NBB: BRASÍLIA VENCE FLAMENGO
Brasileiros se enfrentam neste domingo
Bauru e Paulistano jogam bem, mas não conseguem a primeira vitória no Torneio Interligas 2012. Agora, eles se enfrentam no último dia do evento.
As equipes brasileiras tiveram um bom desempenho neste sábado, mas ambas não conseguiram segurar a vitória nos momentos finais. Na primeira partida, o Paulistano/Unimed fez mais uma boa partida no Torneio Interligas, no entanto, foi superado pelo atual campeão argentino, o Peñarol, por 68 a 56. O time paulista conseguiu manter o jogo equilibrado até o último quarto, mas que não foi capaz de segurar o poderio da equipe argentina nos minutos finais.
O pivô do Peñarol, Martin Leiva, foi o cestinha da partida com 17 pontos, seguido pelo ala Marcos Mata, que anotou 13. Pelo Paulistano, o armador Elinho foi o principal pontuador, com 13 pontos, e o pivô Felipe se destacou nos rebotes, com 11.
"Já esperávamos um jogo duro, mais até que o de ontem, porque as equipes não nos conheciam. Hoje, o Peñarol veio mais preparado para nos enfrentar. Sem dúvida, dá aquele gostinho de que dava para vencer, mas fico bastante satisfeito de ver a equipe jogando coletivamente e brigando até o final", afirmou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.
No segundo jogo, o Itabom/Bauru entrou com uma postura bastante agressiva, venceu todo o primeiro tempo, mas não conseguiu vencer o time da casa, o Obras Sanitárias, que conquistou a vitória por 88 a 72. O ala norte-americano do Obras Sanitárias, Dartona Washan, foi o cestinha do jogo com 28 pontos, seguido pelo pivô Juan Gutierrez, que anotou 20. Pelo Bauru, o ala/pivô Douglas Nunes foi o destaque, com 20 pontos, e os alas Nathan e Gui também tiveram bom desempenho, com 13 pontos cada um.
"O fator estreia ontem pesou muito em nossos jogadores que são muito jovens. Hoje, eles já entraram em um ritmo de competição internacional, isso fez com que conseguíssemos realizar uma boa partida. O jogo foi decidido em detalhes no último quarto", comentou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Neste domingo, último dia do Grupo B do Torneio Interligas, os brasileiros Bauru e Paulistano se enfrentam, às 18h. Na partida seguinte, o Obras Sanitárias recebe o Peñarol, às 20h, para decidir quem será o adversário do Pinheiros/SKY na final da competição.
Confira os jogos do Grupo B do Torneio Interligas:
23/04 (sexta-feira)
Peñarol 91 x 54 Itabom/Bauru
Obras Sanitárias 84 x 65 Paulistano/Unimed
24/04 (sábado)
Peñarol 68 x 56 Paulistano/Unimed
Obras Sanitarias 88 x 72 Itabom/Bauru
25/04 (domingo)
18h - Itabom/Bauru x Paulistano/Unimed
20h - Obras Sanitarias x Peñarol
Brasília vence clássico contra o Flamengo
Nezinho brilha com 28 pontos e lidera equipe a décima vitória consecutiva no NBB. Com o triunfo, Brasília assume a terceira colocação na tabela
O Uniceub/BRB/Brasília segue embalado na reta final do NBB. A equipe da capital federal chegou, neste sábado, a décima vitória consecutiva e colou nos lideres do campeonato. E o triunfo deste final de semana foi muito mais do que uma simples vitória. Diante do maior rival, o Flamengo, e de um público de quase 15 mil pessoas no Nilson Nelson, os brasilienses dominaram a partida desde o primeiro quarto e fecharam o jogo em 93 a 74.
Foi a 19ª vitória em 25 partidas do candangos, que estão apenas um triunfo atrás dos líderes Pinheiros/SKY e São José/Unimed/Vinac. Já os cariocas têm uma campanha de 18 vitórias em 25 jogos e ocupam a quarta colocação.
Nezinho foi o principal nome da partida. O armador do Brasília saiu de quadra com 28 pontos e oito assistências. Quem também se destacou no time brasiliense foi Guilherme Giovannoni, com 26 pontos e sete rebotes. No time visitante, David Jackson foi o cestinha, com 21 pontos, seguido de Duda, com 16.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Sem poder contar com seu principal cestinha, o ala Marcelinho, que deve ficar fora por três semanas com uma fratura no terceiro dedo da mão esquerda, o Flamengo encontrou dificuldades para passar pela defesa brasileinse no primeiro quarto. Do outro lado, os candangos contaram com Alírio inspirado nos minutos iniciais para abrir vantagem. Com nove pontos do pivô, os donos da casa venceram a primeira parcial por 25 a 16.
Daí para frente, os candangos não perderam mais o domínio do jogo. De nove pontos, a vantagem saltou para 16 no segundo quarto. O Flamengo ainda esboçou uma reação quando Chris Hayes anotou cinco pontos consecutivos e trouxe a diferença para 11. Mas Nezinho estava certeiro e com a ajuda de Giovannoni elevou novamente a diferença, indo pra ao intervalo vencendo por 46 a 32.
Logo no início do segundo tempo, a vantagem brasiliense chegou a 22 pontos, a maior até então na partida. Sentindo o desfalque de Marcelinho, os rubro-negros não conseguiram mais reagir, apesar das tentativas de Duda e David Jackson. Nezinho e Giovannoni trataram de manter a diferença em uma margem segura até os momentos finais da partida.
"Nossa equipe colocou uma intensidade de jogo muito forte, e é isso que tem nos dado essa boa sequência. Esta foi uma vitória fundamental, que nos dá o terceiro lugar na classificação. Esperamos continuar nessa mesma intensidade que estamos jogando até o final do campeonato", declarou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.
Apenas uma vitória atrás do líder, Brasília ainda pode terminar a fase de classificação em primeiro lugar. Apesar de ter a liderança como um objetivo, o camisa 12 sabe que alcançá-la não será tarefa fácil, já que a equipe não depende apenas de si e precisa de tropeços dos rivais que estão a frente.
"Infelizmente tivemos alguns resultados que nos prejudicaram no começo da temporada, mas queremos buscar a melhor colocação possível", finalizou Giovannoni.
24/03
Uniceub/BRB/Brasília 93 x 74 Flamengo
Fonte: LNB