LDB - Arrasador, Basquete Cearense bate Paulistano e vence a quarta seguida
Time nordestino ainda não sabe o que é perder na quarta etapa da competição Sub-22; Flamengo vence mais uma
Está difícil segurar o SKY/Basquete Cearense na quarta etapa da LDB 2013. Na manhã desta sexta-feira, a equipe nordestina somou seu quarto triunfo em quatro partidas realizadas no Ginásio do Sport Club do Recife, na capital do Estado do Pernambuco, ao superar o Paulistano/Unimed, com tranquilidade, pelo placar de 84 a 63.
Imbatível em solo pernambucano, o time de Fortaleza construiu sua vitória logo na parte inicial da partida. Com muita intensidade dos dois lados da quadra, a equipe abriu 15 a 0 de frente nos primeiros minutos do duelo. Depois, os cearenses não diminuíram o ritmo de jogo e seguiram sem dar chances ao clube da capital paulista.
Os destaques individuais do esquadrão do Ceará ficaram por conta do ala/pivô Luis Enrique, cestinha da partida, com 20 pontos, do ala Sualisson, que registrou mais um duplo-duplo, com 16 pontos e 13 rebotes, do pivô Rômulo, que também marcou 16 pontos, e do armador Davi, responsável por dez pontos e seis assistências.
Com a vitória, o Basquete Cearense se aproximou ainda mais de retomar a vice-liderança da tabela de classificação. A equipe chegou aos 61 pontos, um a menos do que o Minas Tênis Clube, atual dono do segundo lugar. Como possui um jogo a menos do que o clube de Belo Horizonte, basta aos nordestinos vencerem seu último compromisso na quarta etapa, neste sábado, contra o Tijuca Tênis Clube, para recuperar a posição e ficar atrás somente do líder Flamengo.
"Mais uma ótima vitória, que mostra ainda mais a união do nosso time. Individualmente podemos não ser os melhores, mas me arrisco a dizer que no coletivo somos uma das melhores equipes. Temos mais um desafio ainda nesta etapa e temos que entrar forte mais uma vez. Tem muita coisa pela frente ainda na LDB e não podemos nos acomodar", disse o pivô Rõmulo.
.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
São José, Brasília e Pinheiros seguem no G-8
Três equipes conquistaram vitórias na rodada desta sexta-feira e se mantiveram na zona de classificação à fase final da LDB 2013. São José/Unimed, Uniceub/BRB/Brasília e Pinheiros/SKY somaram resultados positivos nas disputas no Ginásio do Sport Club do Recife, na capital pernambucana, e seguem entre os oito primeiros colocados da competição.
Com uma atuação consistente, o São José venceu o anfitrião Sport, por 92 a 64, e manteve a oitava posição, com 55 pontos. Os destaques da equipe foram o ala Chandler e o armador Gabriel, com 23 e 21 pontos, respectivamente, e o ala Gustavo Basilio, que registrou 14 pontos, dez assistências e oito rebotes. Quem também apareceu bem foi o pivô Zezão, que somou 12 pontos e 11 rebotes.
Enquanto isso, Brasília contou com boas atuações do ala Max e do pivô Ronald para vencer o Tijuca Tênis Clube, pelo placar de 58 a 53. Com 21 pontos, Max foi o cestinha da partida enquanto que Ronald contribuiu com 14 pontos e 14 rebotes. Agora, os candangos somam 56 pontos se encontram em uma ótima situação para ficar com um lugar no G-8 ao final da fase de classificação do campeonato Sub-22.
Por fim, o Pinheiros teve dificuldades nos três primeiros quartos, mas deslanchou na última parcial para superar o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, pelo placar de 86 a 71. Autor de 25 pontos, sendo 16 no segundo tempo, dez rebotes e seis tocos, o ala Bruno Caboclo comandou a vitória do clube paulista. Com o resultado, os pinheirenses chegaram aos 56 pontos e também deram um importante passo rumo à classificação para a etapa final do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
Flamengo vence duelo de opostos
Um é o líder da competição e o outro é o último colocado. Porém isso não foi um problema para que o duelo desta sexta-feira entre Flamengo e Náutico/Fase Faculdade fosse bastante equilibrado. Com muitas dificuldades, o time rubro-negro conseguiu levar a melhor no confronto, por 74 a 66, e conheceu sua 22ª vitória em 23 jogos disputados na LDB 2013.
Líder isolado da competição Sub-22, o clube da Gávea teve no ala/armador Alef, cestinha do jogo, com 19 pontos, sua principal figura na partida. Depois de ser poupado da última rodada, com dores no abdômen, o ala/armador Chupeta retornou em grande estilo e deixou a quadra com 15 pontos, seis rebotes e quatro assistências.
"Estamos desfalcados do Diego, Douglas e Gegê e, além disso, o Chupeta jogou no sacrífico. Fica como positivo a dedicação desse grupo. Sabíamos que a posição na tabela não quer dizer nada e prova disso é que ontem o Tijuca, que está brigando para classificar, perdeu do próprio Náutico. Mas soubemos administrar o jogo e saímos vencedores mais uma vez, disse Paulo Chupeta, técnico do Flamengo.
Confira os resultados e os próximos jogos das disputas em Recife:
11/10 (sexta-feira)
Pinheiros/SKY 86 x 71 SFC/Vitória/Cavalo Marinho
Paulistano/Unimed 63 x 84 SKY/Basquete Cearense
São José/Unimed 92 x 64 Sport Club do Recife
Tijuca Tênis Clube 53 x 58 Uniceub/BRB/Brasília
Flamengo 74 x 66 Náutico/Fase Faculdade
12/10 (sábado)
08h30 - São José/Unimed x SFC/Vitória/Cavalo Marinho
10h30 - Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília
12h30 - Flamengo x Sport Club do Recife
14h30 - Paulistano/Unimed x Náutico/Fase Faculdade
16h30 - Tijuca Tênis Clube x SKY/Basquete Cearense
Fonte: LNB