LDB - Basquete Cearense quebra invencibilidade do Flamengo
Time de Fortaleza dominou os rubro-negros e derrubou o último invicto da competição Sub-22
O SKY/Basquete Cearense fez o que nenhum time da LDB tinha conseguido anteriormente. Na manhã desta quarta-feira, na cidade de Recife, em Pernambuco, o time de Fortaleza teve uma atuação dominante, venceu o Flamengo, por 80 a 69, e quebrou a invencibilidade do clube rubro-negro na atual temporada da competição Sub-22.
No comando do placar desde o primeiro minuto, a equipe nordestina chegou a ser incomodada pelos cariocas durante o terceiro quarto, quando a diferença caiu para apenas três pontos. Mas os comandados de Espiga não se desesperaram, mostraram frieza e tranquilidade e seguiram tranquilos no controle do jogo.
Com a expressiva vitória, o Basquete Cearense chegou aos 57 pontos e voltou para o grupo dos três primeiros colocados. Agora, a equipe só depende de si para voltar à vice-liderança do maior campeonato de base do basquete brasileiro ao final da quarta etapa do maior campeonato de base do basquete brasileiro. Enquanto isso, o clube da Gávea soma 61 pontos e segue momentaneamente na segunda posição, já que o Minas Tênis Clube, atual líder, já jogou 24 jogos contra 21 de rubro-negros e cearenses.
Principais nomes da equipe do Ceará na LDB 2013, o armador Davi Rossetto, autor de 24 pontos, seis rebotes e cinco assistências, o ala/armador Victor Gusmão, que anotou 16 pontos, e o pivô Erick Camilo, que somou 12 pontos, nove rebotes e cinco assistências, foram fundamentais para o triunfo sobre os flamenguistas.
"Podemos não ser uma super equipe, mas nosso time prova a cada dia que tem muita qualidade. Cada um sabe muito bem o que tem que fazer em quadra e isso dá muita segurança para todo o grupo. Além disso, nós nos preparamos muito para jogar essa LDB e isso faz toda a diferença para nós. Inclusive hoje tivemos mais fôlego no final do que o Flamengo", disse Davi.
Sem poder contar com o armador Gegê, que permaneceu no Rio de Janeiro para compromissos da equipe adulta no Campeonato Carioca 2013, o Flamengo teve no pivô Douglas sua principal figura na partida, com 18 pontos. Outros bons nomes foram o ala/armador Alef e o ala Chupeta, que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Pinheiros vence Sport
O Pinheiros/SKY deu um importante passo rumo à classificação para a fase final da LDB 2013. Mesmo atuando na casa do Sport Club do Recife, o time paulista mostrou muita tranquilidade e levou a melhor sobre os pernambucanos, também nesta quarta-feira, por 83 a 69. Com o resultado positivo, o esquadrão comandado pelo técnico Brenno Blassioli chegou aos 53 pontos e ficou em uma boa situação para confirmar vaga no G-8.
Para sair vencedor, o Pinheiros apresentou um bom jogo coletivo e cinco jogadores somaram dígitos duplos na pontuação. Os principais destaques foram o pivô Wesley, com 17 pontos, e o ala Bruno Cabloco, autor de um duplo-duplo, com 14 pontos e dez rebotes. O armador Guga Ceccato contribuiu com 11 pontos, enquanto que Pedrinho e Rodrigo Alves marcaram dez pontos cada.
"Nosso time tem a grande qualidade de não se abalar. É uma equipe que sabe muito bem como lidar com a pressão e essa é uma característica muito positiva desses meninos. Estou muito orgulhoso dessa vitória. Jogos assim são fundamentais para esses garotos que estão na transição da base para o adulto", disse o treinador pinheirense Brenno Blassioli.
Outra equipe da capital paulista na disputa da competição, o Paulistano/Unimed foi outra equipe a vencer na rodada desta quarta-feira na capital pernambucana. O clube alvirrubro levou a melhor sobre o Uniceub/BRB/Brasília, por 71 a 63, chegou aos 49 pontos na tabela de classificação e se aproximou do grupo dos oito primeiros colocados, que avançarão à fase final do campeonato Sub-22. Atualmente, o dono do oitavo lugar é o próprio Brasília, com 52 pontos ganhos.
Quem também está na briga por uma vaga no G-8 é o Tijuca Tênis Clube. Na primeira partida da rodada desta quarta-feira o time carioca conquistou sua segunda vitória em dois jogos disputados ao superar o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, pelo placar de 77 a 57. Agora o esquadrão tijucano chegou aos 50 pontos ganhos na tabela de classificação e segue firmes na briga por uma vaga no grupo dos oito primeiros colocados da LDB 2013.
Por fim, na última partida do dia, o São José/Unimed e se aproximou ainda mais na zona de classificação à fase final. Com tranquilidade, o time do interior do Estado de São Paulo superou o Náutico/Fase Faculdade, por 78 a 49.
Com a vitória, o esquadrão do Vale do Paraíba chegou aos 52 pontos ganhos, mesma campanha do oitavo colocado Uniceub/BRB/Brasília. Mas os candangos levam vantagem no confronto direito. Vale lembrar que Allianz/Ginástico e Paschoalotto/Bauru, ambos com 56 pontos, já disputaram 24 partidas na competição e os representantes de São José dos Campos só dependem de si para retornar ao G-8 ao final da quarta etapa.
Confira os resultados e os próximos jogos das disputas em Recife:
09/10 (quarta-feira)
Tijuca Tênis Clube 77 x 57 SFC/Vitória/Cavalo Marinho
Flamengo 69 x 80 SKY/Basquete Cearense
Pinheiros/SKY 83 x 69 Sport Club do Recife
Paulistano/Unimed 71 x 63 Uniceub/BRB/Brasília
São José/Unimed 78 x 49 Náutico/Fase Faculdade
10/10 (quinta-feira)
09h - SFC/Vitória/Cavalo Marinho x Flamengo
11h - SKY/Basquete Cearense x Pinheiros/SKY
15h - Sport Club do Recife x Paulistano/Unimed
17h - Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed
19h - Náutico/Fase Faculdade x Tijuca Tênis Clube
Fonte: LNB