LDB - Em jogo equilibrado, Minas supera Bauru e garante vaga na segunda fase
Com o triunfo, time da casa chegou à 19 vitórias e se classificou para o quadrangular quartas de final da competição
Em uma partida marcada pelo altíssimo nível técnico de ambas as equipes, prevaleceram os donos da casa. Nesta sexta-feira, o Minas Tênis Clube superou o Paschoalotto/Bauru, por 71 a 51, placar que não ilustra nem um pouco a dureza que teve o jogo.
Após o excelente resultado conquistado na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), a equipe da casa, invicta na quarta etapa da LDB 2013, cravou sua classificação para a segunda fase do campeonato nacional de base.
Os principais nomes do triunfo sobre o atual campeão do maior campeonato de base do país foi o ala/armador Danilo Fuzaro, com 17 pontos, o ala/pivô Leonardo Demétrio, autor de 14 pontos e seis rebotes, e o armador Henrique Coelho, responsável por 11 pontos e sete assistências. Pelo lado dos bauruenses, o destaque ficou por conta do pivô Kesley, que deixou a quadra com 15 pontos.
"Jogar contra o atual campeão (Bauru) é sempre muito difícil, independente dos desfalques. Mas a gente provou mais uma vez a virtude da nossa equipe, que é ter um rodízio grande no nosso plantel. Isso é o que nos fortalece. Todo mundo ajudou bastante. Esperamos continuar assim durante todo o campeonato e, quem sabe, brigar pelo título", analisou Leonardo Demétrio.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O técnico Cristiano Grama aprovou a atuação da equipe e ressaltou que o preparo físico foi decisivo no resultado final.
"O jogo foi bom. Sabíamos que seria uma partida difícil, o Paschoalotto/Bauru é o atual campeão da LDB. O placar final não refletiu o que foi o confronto. O jogo foi equilibrado e vencemos por estar com o preparo físico melhor. Quando a equipe deles cansou, nós ainda tínhamos fôlego", ressaltou o treinador.
Ginástico e Franca também triunfam
Está difícil parar o Allianz/Ginástico na quarta etapa da LDB 2013. Assim como na última rodada, os mineiros fizeram, nesta sexta-feira, mais um jogo duríssimo, mas saíram vencedores diante do Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC, por 80 a 64, e mantiveram a invencibilidade nos confrontos desta fase.
Para chegar à sua 14ª vitória no campeonato, o clube de Belo Horizonte (MG) contou com a liderança de seu principal jogador: o armador Carioca, responsável por 27 pontos, sete rebotes, sete assistências e cinco roubos de bola. Quem também merece destaque é o ala/pivô Rafael, que registrou um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. Pelo lado dos paranaenses, o armador argentino Ivan Falco se sobressaiu, ao anotar 18 pontos.
"Sabíamos que seria um jogo difícil. O Círculo complicou os jogos com todo mundo e estão fazendo um excelente trabalho. Ganhamos no final hoje, devido à nossa disposição defensiva. Demos mais um passo importante. A moral da equipe sobe, pois estávamos jogando muito mal e conseguimos recuperar. Isso foi muito válido pra gente", analisou o técnico Jefferson Teixeira.
Com atuação sólida, o Vivo/Franca não deu chances ao Universo/Goiânia e se recuperou da derrota para o Allianz/Ginástico na última rodada. Ao vencer por 88 a 71, os francanos chegaram ao seu 14º resultado positivo na LDB 2013.
Os principais nomes do confronto foram o ala francano Junio Duval, com 15 pontos, o pivô João Pedro, autor de 14 pontos, e o ala Bruno Borges, responsável por 12 pontos. O cestinha da partida foi o ala da equipe goiana Murilo Veloso, que registrou 23 pontos.
"Hoje o time jogou coletivamente, passando a bola pra todo mundo. Hoje consegui jogar bem graças à ajuda dos meus colegas. Amanhã já temos um jogo difícil pela frente. Temos que continuar jogando bem para ficarmos bem no campeonato", disse o ala Junio Duval.
Na parte de baixo da tabela, Limeira e Grêmio Náutico União vencem
Foi difícil, mas o Grêmio Náutico União conseguiu. Nesta sexta-feira, o time do Rio Grande do Sul manteve o bom padrão ofensivo durante o jogo inteiro e levou a melhor diante do Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf, pelo placar de 65 a 57.
Para somar seu primeiro resultado positivo na quarta etapa da LDB 2013, os gaúchos contaram com partida inspirada do ala/pivô Johann, autor de 24 pontos e 11 rebotes, um duplo-duplo. Quem também merece destaque, e muito, é o ala Renan Kalikoski, que anotou 22 pontos e pegou nove rebotes.
Quem também teve dificuldades para sair vencedor foi o Winner/Kabum/Limeira, que contou com a inspiração do pivô Du Sommer para manter a boa fase na quarta etapa da LDB 2013 e vencer o Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE, por pelo placar de 64 a 56.
Decisivo nos momentos finais, Sommer terminou a partida com 20 pontos e 13 rebotes, um duplo-duplo que, somado com seu bom aproveitamento nas finalizações (87%) resultaram em 31 de eficiência. Além do camisa 17, destaque também para os armadores Lukinha e Luan, responsáveis por 11 pontos cada.
Confira os resultados das partidas desta sexta-feira:
09h00 - Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC 64 x 80 Allianz/Ginástico
11h00 - Vivo/Franca 88 x 71 Universo/Goiânia
13h00 - Grêmio Náutico União 65 x 57 Velha/Garoto/IVV/Cetaf
15h00 - Winner/Kabum/Limeira 64 x 56 Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE
17h00 - Paschoalotto/Bauru 51 x 71 Minas Tênis Clube
Confira as partidas deste sábado (05/10):
08h30 - Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE x Vivo/Franca
10h30 - Universo/Goiânia x Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC
12h30 - Allianz/Ginástico x Grêmio Náutico União
14h30 - Velha/Garoto/IVV/Cetaf x Paschoalotto/Bauru
16h30 - Minas Tênis Clube x Winner/Kabum/Limeira
Fonte: LNB