LNB DIVULGA REGULAMENTO DA TEMPORADA 2013/2014 DO NBB
Sexta edição da competição nacional terá novo sistema de ascenso e descenso e manutenção da final em jogo único
O Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou, nesta quarta-feira, o regulamento oficial da temporada 2013/2014 do NBB. A sexta edição do maior campeonato de basquete do país terá novidades em relação ao ascenso e descenso dos clubes, ao sistema de playoffs e à janela de transferência de atletas. A competição também terá a manutenção do formato da final, que permanecerá sendo disputada em um jogo único.
A principal novidade do NBB 2013/2014 fica por conta do novo critério estabelecido para o ascenso e descenso das equipes. Agora, os dois últimos colocados do campeonato na fase de classificação estarão automaticamente rebaixados para a Segunda Divisão, enquanto o campeão da divisão de acesso passará a fazer parte do quadro de equipes da principal competição de basquete do Brasil na temporada 2014/2015. A LNB definirá o regulamento completo da Segunda Divisão nas próximas semanas.
Outro item novo no regulamento é a mudança na janela de transferência de atletas dentro da competição. Pela primeira vez no NBB, qualquer jogador que já tenha atuado por uma equipe na atual temporada poderá ser transferido para outro clube durante o campeonato. Para isso, o atleta não poderá ter atuado em mais do que oito jogos e deve ser transferido antes do final do primeiro turno, além de possuir uma carta liberatória do time. Um atleta só poderá utilizar a janela de transferência uma única vez durante a competição.
Os 17 clubes participantes do NBB 2013/2014, oriundos de seis Estados brasileiros mais o Distrito Federal, se enfrentarão entre si em dois turnos durante a fase de classificação. Os 12 melhores colocados avançam para os playoffs, sendo que os quatro primeiros se garantem automaticamente nas quartas de final da competição. As equipes que ficarem entre o quinto e o 12º lugares disputarão as oitavas de final e os quatro vencedores de suas respectivas séries se classificarão para as quartas.
Depois disso, os vencedores das quartas de final avançarão às semifinais e enfim serão conhecidos os finalistas do campeonato nacional. A decisão do NBB seguirá em jogo único e a equipe com melhor campanha na fase de classificação terá o direito de sediar a partida que definirá o campeão da sexta edição da competição. Dentre os formatos avaliados, a LNB optou em manter a final disputada em jogo único. Esse modelo foi adotado nas últimas duas edições do campeonato.
Ainda falando sobre os playoffs, o Departamento Técnico da LNB confirmou uma mudança em relação ao sistema de disputa da fase de mata-mata. Agora, as séries melhor-de-cinco (oitavas de final, quartas de final e semifinal) serão realizadas da seguinte maneira: as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação, enquanto que os jogos 3 e 4 acontecerão sob o mando do time com campanha inferior.
Junto da alteração, também foi definida a extinção da reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs. A partir desta temporada, o chaveamento dos times até a Final já estará definido ao término da fase de classificação.
Além das mudanças dentro do regulamento, o NBB 2013/2014 terá outra novidade em relação às temporadas anteriores. A abertura da competição nacional, que será realizada entre Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, no dia 09 de novembro, terá transmissão ao vivo da TV Globo para todo o Brasil.
Assim como o primeiro jogo, a decisão do campeonato, programada para o dia 31 de maio de 2014, e o Jogo das Estrelas também serão transmitidos ao vivo pela TV Globo. O Jogo das Estrelas será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, em sede a ser definida pela LNB.
Em relação à última temporada, 15 times permanecem na disputa do maior campeonato de basquete do país: Flamengo, Unitri/Magazine Luiza (MG), Paschoalotto/Bauru (SP), São José/Unimed (SP), Uniceub/BRB/Brasília (DF), Vivo/Franca (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), Minas Tênis Clube (MG), SKY/Basquete Cearense (CE), Winner/Kabum/Limeira (SP), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Helbor/Mogi das Cruzes (SP), Vila Velha/Garoto/IVV (ES) e Palmeiras (SP).
Além dos 15 times remanescentes, Macaé Basquete (RJ) e Universo/Goiânia serão os estreantes da temporada 2013/2014. O esquadrão de Goiânia, inclusive, será o primeiro representante do estado de Goiás na história da competição.
Confira os jogos da primeira rodada do NBB 2013/2014:
09/11 (sábado)
10h - Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília
14/11 (quinta-feira)
19h - Macaé Basquete x Universo/Goiânia
20h - Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca
20h - Paschoalotto/Bauru x Palmeiras
20h - Winner/Kabum/Limeira x Pinheiros/SKY
20h - São José/Unimed x Liga Sorocabana de Basquete
20h - Vila Velha/Garoto/IVV x Minas Tênis Clube
21h - SKY/Basquete Cearense x Unitri/Universo
Fonte: LNB