LDB: Flamengo vence e encerra segunda etapa sendo o único invicto
Com a derrota do Minas para o Brasília, rubro-negros se tornam o único time da competição com 100% de aproveitamento e assumem a liderança isolada da competição sub-22
Duas etapas, 14 jogos e nenhuma derrota. Esta é a campanha no Flamengo na LDB 2013. Em sua última partida da segunda etapa, na manhã deste domingo, os rubro-negros confirmaram sua invencibilidade ao bater o Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC, por 96 a 79.
Cinco jogadores flamenguistas ultrapassaram a marca dos dez pontos na partida: Léo (17), Chupeta (16), Diego Marques (15), Douglas (14) e Gegê (11), que ainda pegou sete rebotes e distribuiu 11 assistências, mais um duplo-duplo para ele na LDB.
"O Flamengo entra para ganhar em qualquer competição que esteja. Ser campeão ou não é consequência de um trabalho, da mensagem que foi passada aos garotos. Esse ano nossa equipe se preparou mais do que no ano passado. Na edição passada o adulto teve muitos jogos e eu não tinha a chance de treinar os garotos. Desta vez treinamos muito. O ponto forte do nosso time é o grupo, o conjunto que faz a diferença", destacou o treinador rubro-negro, Paulo Chupeta.
Os rubro-negros só são os únicos invictos na competição graças ao Uniceub/BRB/Brasília, que neste sábado, voltou a mostrar sua força e conseguiu o que 13 equipes não haviam conseguido anteriormente: derrotar o até então invicto Minas Tênis Clube, em duelo realizado, no Ginásio da Asceb, em Brasília, por 69 a 57.
"Estou muito feliz com que os meninos fizeram hoje. Mostramos nossa força e vencemos uma equipe muito bem treinada, que é o Minas. É muito gratificante ver a vontade e a superação da equipe para vencer uma partida em que o nível foi muito alto. Minas é um dos favoritos ao título da LDB e essa vitória mostra que estamos no caminho certo", disse o técnico do Brasília, Ronaldo Pacheco.
Basquete Cearense e Pinheiros também vencem
O SKY/Basquete Cearense encerrou sua participação na segunda etapa da LDB 2013 com estilo. Sem perder o controle do jogo por um minuto sequer, o time de Fortaleza não deu chances ao Allianz/Ginástico, venceu o confronto realizado neste domingo, no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), por 86 a 71, e se manteve na terceira colocação do campeonato Sub-22.
O grande destaque foi o pivô Erick Camilo, cestinha do jogo, com 26 pontos. Enquanto isso, os ala/pivô Luis Enrique saiu muito bem do banco de reservas e marcou 18. Outro que apareceu bem foi o armador Davi, autor de 15 pontos, seis assistências e cinco rebotes.
Na cola da equipe nordestina está o Pinheiros/SKY, que não se abalou com as ausências de Lucas Dias e Humberto e, com muita vontade e dedicação derrotou o Vivo/Franca, por 68 a 64.
Para chegar à sua vitória de número dez, a equipe pinheirense contou com grande partida de Bruno Caboclo, autor de 23 pontos e 13 rebotes, um duplo-duplo. Quem também merece destaque é o pivô Wesley, responsável por 12 pontos, e Gustavo Ceccato, que registrou 11 pontos.
Em boa fase no campeonato, o Paulistano/Unimed provou que a derrota para o Paschoalotto/Bauru na última rodada não os abalou e bateu tranquilamente o Winner/Kabum/Limeira, por 75 a 47. Os paulistas contaram com a estreia do armador Arthur Pecos, que logo em sua primeira partida na competição, anotou 29 pontos e pegou seis rebotes, o que resultou em 34 de eficiência. O outro armador da equipe Lucas Duso também se sobressaiu na partida, ao anotar 14 pontos.
O Tijuca Tênis Clube encerrou sua participação na segunda etapa da LDB 2013 com vitória. Neste domingo, os cariocas tiveram dificuldades, mas passaram pelo Grêmio Náutico União, pelo placar de 76 a 55 e voltaram a vencer. Os destaques da sexta vitória tijucana no campeonato nacional de base foram Leandro, o nome do jogo, com 27 pontos, seguido de Felipe Lima, autor de 14 pontos.
Quem também voltou a sentir o gosto da vitória na LDB foi o Sport Clube do Recife, que após três derrotas,superou o Allianz/Ginástico, por 66 a 56. O grande nome do nono triunfo do clube nordestino na LDB foi o ala Breno. Natural de Brasília, o jogador realmente se sentiu em casa no Ginásio da Asceb. Com a mão quente, o atleta anotou 32 pontos, sendo 21 deles no segundo tempo, e não só comandou a vitória do Sport como também igualou o recorde de pontos da terceira edição da competição sub-22.
Outro jogador a anotar 32 pontos e igualar o recorde de pontos desta edição foi Pajé. O ala/pivô recém-chegado ao São José/Unimed foi responsável por uma chuva de bolas de 3 pontos, decisivas para a vitória de sua equipe, pelo placar de 75 a 61 sobre o Paschoalotto/Bauru. Outro quem também se sobressaiu foi Chandler, autor de 14 pontos, e o armador Victor Correia, que contribuiu com um duplo-duplo de dez pontos e dez rebotes. O destaque do Bauru ficou por conta do armador Cadu, com 18 pontos.
Foram 13 jogos de espera, mas enfim o Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE pôde comemorar uma vitória na LDB 2013. Diante do Náutico/Fase Faculdade, o time capixaba fez um bom segundo quarto, contou com boa atuação do pivô Alves, venceu o duelo, por 70 a 55, e somou seu primeiro triunfo na competição Sub-22. Grande destaque da partida, foi Alves anotou 25 pontos, e ainda apanhou 12 rebotes. Outro atleta com boa atuação pelo Vitória (ES) foi o ala Luiz Fernando, que também somou um duplo-duplo, ao marcar 14 pontos e pegar 13 rebotes.
E por fim, o outro capixaba da competição, Vila Velha/IVV/Cetaf, levou a melhor sobre o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, pelo placar de 59 a 58, no Ginásio da Asceb, em Brasília, e somou sua sexta vitória na maior competição de base do basquete brasileiro. Os destaques foram os alas Robson Vesper, cestinha do jogo, com 20 pontos, e Rafael Mauro, que somou 15 pontos e 13 rebotes e registrou um duplo-duplo. Pelo lado do time baiano, o destaque ficou por conta do ala/pivô Gabriel, autor de 18 pontos.
Confira os resultados dos jogos da última rodada da segunda etapa da LDB 2013:
- Brasília (Ginásio da Asceb)
09h - Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf 59 x 58 SFC/Vitória/Cavalo Marinho (BA)
11h - Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE (ES) 70 x 55 Náutico/Fase Faculdade
13h - Minas Tênis Clube 57 x 69 Uniceub/BRB/Brasília
15h - Allianz/Ginástico 71 x 86 SKY/Basquete Cearense
17h - Universo/Goiânia 56 x 66 Sport Club do Recife
- São José dos Campos (Ginásio Lineu de Moura)
09h - Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC 79 x 96 Flamengo
11h - Grêmio Náutico União 55 x 76 Tijuca Tênis Clube
13h - Vivo/Franca 64 x 68 Pinheiros/SKY
15h - Winner/Kabum/Limeira 47 x 75 Paulistano/Unimed
17h - Paschoalotto/Bauru 61 x 75 São José/Unimed
Procedência
A terceira etapa da LDB 2013 será semelhante a segunda. Com duas sedes simultâneas (Bauru-SP e Rio de Janeiro-RJ), as disputas acontecerão entre os dias 28/08 até 01/09. Assim como a segunda etapa, os duelos serão com equipes do subgrupo A1 contra as do subgrupo A2, e por isto, cada vitória ou derrota valerá o dobro de pontos (V- 4pts D-2pts).
Fonte: LNB