NOTÍCIAS

28/07/2013

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA SUB-19: OPINIÃO

.:: conteudo_1_7481.jpg ::.

A SEXTA POSIÇÃO DA SELEÇÃO SUB-19, POR PATRÍCIA SANTANA*

Terminou nesse domingo o Campeonato Mundial sub-19 feminino de basquete realizado na Lituânia, onde mais uma vez a seleção norte-americana sagrou-se campeã pela quinta vez consecutiva (2005,2007,2019,2011,2013) vencendo na final a França pelo placar de 61 a 28. A Austrália ficou com bronze derrotando as espanholas por 73 a 68. A seleção brasileira terminou sua participação na 6ª colocação.

 As comandadas da técnica Janeth Arcain, em toda a sua participação no campeonato mundial, venceram cinco seleções: Rússia, Coréia, Sérvia, Japão e Canadá e perderam para as principais potências Espanha, França, Austrália e, na disputa pela quinta posição, para a China por três pontos de diferença 68x65.

 Pelo fato do campeonato não ter sido transmitido por nenhuma TV brasileira, não se pode tirar muitas conclusões a respeito dos esquemas táticos da seleção, porém o mais importante foi a participação de todas as atletas brasileiras e os principais destaques desse grupo foram Isabela Ramona(cestinha do campeonato com 18.02 pontos por partida), Vanessa Gonçalves, Izabella Sangalli, Maria Carolina e Alana Arias que, segundo as estatísticas dos jogos no site do campeonato, são as jogadoras que, provavelmente, estarão na seleção adulta por terem mostrado um bom desempenho (números de pontos, assistências e rebotes), mas é necessária a continuação de trabalho de base, pois essas mesmas ainda são muito novas, 18 e 19 anos, e é aí que entra a participação dos clubes na formação e crescimento das jogadoras.

 Por fim gostaria de parabenizar a técnica Janeth pelo trabalho feito na seleção sub-19 e principalmente aos clubes que formam grandes jogadoras de basquete feminino e que merecem nosso respeito.

*Patrícia Santana mora em Manaus, é professora e colaboradora deste site

    • Você é nosso visitante número
      18.206.945

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos