LDB COMEÇOU EM PARAÍSO
Na prorrogação, Flamengo bate São José e estreia com vitória
Cariocas buscaram o empate no último lance do último quarto e triunfaram no tempo extra; Basquete Cearense, Sport, Pinheiros e Paulistano também venceram
Em partida que reeditou a disputa de terceiro lugar da última Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o Flamengo superou o São José/Unimed, na prorrogação, por 73 a 66, nesta segunda-feira, no último duelo válido pela primeira rodada da edição 2013 da competição Sub-22.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O ala flamenguista Diego Marques foi o grande nome da partida ao anotar um duplo-duplo de 24 pontos e 13 rebotes. Pelo São José, os destaques foram o ala/pivô Chandler, autor de 24 pontos e 11 rebotes, também um duplo-duplo, e o armador Victor Correia, que contribuiu com 22 pontos.
"Sempre sofremos um pouco nos primeiros jogos da LDB, por conta da falta de entrosamento. Durante o jogo a gente foi melhorando, se encaixando e conseguimos a vitória. Cometemos alguns vacilos, mas mantivemos a cabeça no lugar para buscar o empate no tempo normal e a vitória na prorrogação", afirmou Diego, que disputa a LDB pela terceira vez pelo time rubro-negro.
Na partida de abertura da LDB 2013, em um confronto que envolveu dois times da Região Nordeste do Brasil, o SKY/Basquete Cearense levou a melhor sobre o Náutico/Fase Faculdade, por 78 a 57. Após estar atrás ao final do primeiro tempo (34 a 30), o time de Fortaleza mostrou um ótimo poder de reação na segunda metade do jogo e saiu vencedor.
Os destaques da equipe cearense ficaram por conta do ala Sualisson, autor de 18 pontos, e do armador Davi, que deixou a quadra com expressivos dez pontos, nove rebotes, oito assistências e sete bolas recuperadas. Enquanto isso, pelo time de Recife, o maior pontuador foi o ala Augusto, com 22 pontos.
"Estávamos um pouco ansiosos. Até estávamos fazendo as coisas certas, mas na hora de finalizar a gente estava se atrapalhando um pouco. Mas mesmo assim, a gente estava jogando no nosso padrão e impondo o ritmo do jogo. No segundo tempo, deixamos o jogo fluir mais e jogamos mais soltos. Fomos corajosos, não tivemos medo de errar e acho que isso foi determinante para que a gente conseguisse abrir vantagem no placar e construir nossa vitória na abertura da competição", disse Davi, jogador mais experiente do Basquete Cearense.
Enquanto isso, no jogo seguinte, novamente em um clássico nordestino, o Sport Recife mostrou um ótimo poder ofensivo e venceu o Esporte Clube Vitória/São Francisco do Conde, pelo placar de 104 a 34. Os destaques individuais do esquadrão de Recife ficaram por conta do ala/armador Breno, cestinha do jogo, com 26 pontos, e do ala/pivô Durval, que deixou a quadra com 14 pontos, sete rebotes e quatro bolas recuperadas.
"A gente sabia que o time do Vitória não iria nos pressionar tanto. Então, usamos o jogo para ganhar confiança para a sequência da competição. Todo mundo que entrou teve sua importância na partida e isso é fundamental para que a nossa equipe ganhe moral para as próximas rodadas", afirmou Durval, que disputou o último NBB pelo Cia. do Terno/Romaço/Joinville.
Times da capital paulista vencem
Na sequência, o Pinheiros/SKY mostrou que mesmo sendo um time jovem, possui muita personalidade.Com uma atuação sólida, a equipe da capital paulista dominou o Tijuca Tênis Clube durante todo o jogo e levou a melhor na terceira partida do dia na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG), por 62 a 49.
Para sair vencedor, o time pinheirense contou com bons desempenhos do pivô Wesley, que cravou o primeiro duplo-duplo na LDB 2013, com 12 pontos e dez rebotes, e do ala Bruno Caboclo, de apenas 17 anos, que somou números expressivos logo na primeira partida de sua carreira no campeonato Sub-22: 14 pontos, cinco rebotes, cinco tocos, três assistências e três bolas recuperadas.
"A estreia do time foi mais do que eu esperava. Nosso time é muito jovem, mas com muito potencial. Soubemos administrar o jogo muito bem e isso foi fundamental para nossa vitória. Nos momentos em que eles aumentaram a intensidade, nós aumentamos também e estou muito satisfeito com isso", explicou o treinador do Pinheiros, Breno Blassioli.
Na penúltima partida da rodada, o Paulistano/Unimed teve que suar a camisa para derrotar o Uniceub/BRB/Brasília. A vantagem, que era de dez pontos no intervalo, caiu para quatro pontos ao final do terceiro quarto. Mesmo assim, a equipe paulista manteve a cabeça no lugar e saiu vitoriosa, pelo placar de 65 a 53.
Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2013:
24/06 (segunda-feira)
Náutico/Fase Faculdade 57 x 78 SKY/Basquete Cearense
Sport Club do Recife 104 x 34 Esporte Clube Vitória/São Francisco do Conde
Tijuca Tênis Clube 49 x 68 Pinheiros/SKY
Uniceub/BRB/Brasília 53 x 65 Paulistano/Unimed
Flamengo 73 x 66 São José/Unimed
25/06 (terça-feira)
09h - Esporte Clube Vitória/São Francisco do Conde x Náutico/Fase Faculdade
11h - Pinheiros/SKY x SKY/Basquete Cearense
14h - Paulistano/Unimed x Sport Club do Recife
16h - São José/Unimed x Tijuca Tênis Clube
18h - Uniceub/BRB/Brasília x Flamengo
Fonte: LNB