ATLETAS DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS PARTICIPAM DA SEGUNDA COPA SP DE BASQUETE 3X3
Atletas paraolímpicos do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP),do Projeto os “Azes do Basquetebol em Cadeira de Rodas”, participarão da 2ª edição da Copa SP de Basquete 3X3. O evento acontecerá no domingo (26 de maio), no Parque da Juventude, onde antigamente era a Penitenciária do Carandiru – transformado hoje num grande parque de lazer e esportes para a população paulistana – na Zona Norte da cidade de São Paulo (SP). A equipe se apresentará pela manhã, por volta das 11h00 (de Brasília).
O objetivo da participação destes atletas é desenvolver esta modalidade de basquete, que faz tanto sucesso em todo o Brasil, também para os atletas que são deficientes físicos. Vale ressaltar que o Clube dos Paraplégicos de São Paulo foi a primeira equipe desta modalidade no Brasil, fundado em julho de 1958.
A apresentação serve também como divulgação da prática esportiva para pessoas com deficiência, que hoje é muito pouca praticada por este público e muitos deles se acham incapazes de praticá-la. Embora com poucas pessoas deficientes praticando esporte, o Brasil já é considerado, hoje, uma potencia paraolímpica, conquistando em 2012 em Londres, Inglaterra, um espetacular 7º lugar na Paraolimpíada.
“Sérgio Del Grande, fundador do CPSP, levou várias vezes nossa equipe de basquete lá no Carandiru para fazermos apresentações para os presos que viviam na penitenciária como forma de sensibilizá-los e dar maior valor à vida com a demonstração de garra e superação”, comenta João Bentim, atual presidente do Clube dos Paraplégicos.
Durante a semana, no dia 29 de maio (quarta-feira), começará a 9ª edição do Troféu Sérgio Del Grande, que terá disputadas em oito modalidades paraolímpicas. Participarão mais de 800 atletas, vindos de todos os pontos do Brasil.
O projeto “Azes do Basquetebol em Cadeira de Rodas” é patrocinado pela DURATEX, Trench, Rossi e Watanabe Advogados e Itautec, beneficiados com isenção fiscal na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Foto: Divulgação
ASE