PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE ESTÁ CAMINHANDO MUITO BEM EM MAIRIPORÃ
E OS FRUTOS JÁ ESTÃO APARECENDO E SENDO COLHIDOS
O Projeto Educando pelo Esporte – Basquete está caminhando muito bem em Mairiporã (SP). São 80 crianças no contra turno escolar. E, mesmo com pouco tempo de ação, os frutos já estão aparecendo. De acordo com Vlademir Pereira Silva, CEO da Associação Educacional Esportiva e Cultural (Assedec), realizadora do projeto, o garoto Pietro participou de um processo seletivo no tradicional CA Monte Líbano e foi chamado para integrar o time sub-13 do tradicional clube.
“Sabemos que o esporte é uma ferramenta social importante para crianças e jovens, pois além da propagação da saúde, ajuda na socialização, integração e educação. O Projeto Educando pelo Esporte é realizado com essa missão, mas isso não impede que talentos apareçam. Com esse propósito o trabalho tem sido feito em Mairiporã. Agradeço ao secretário Fernando César Brilha Brandão pelo apoio”, relatou Vlademir.
Para Fernando César Brilha Brandão, secretário Municipal de Esportes, Turismo e Juventude de Mairiporã, o município está feliz em sediar o Projeto. “Para nós é uma satisfação enorme em poder ter essa parceria com a Neoenergia no Projeto Educando pelo Esporte, sendo pioneiro nessa forma e poder proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de ter um treinamento de qualidade, com equipamento e uniforme de primeira, melhorando a qualidade de vida deles. E, tirando essa geração de meios sociais prejudiciais ao seu desenvolvimento e até mesmo da alienação e vícios por meios digitais”, destacou.
A professora Sandra Costa, que é a responsável pelas aulas, vem trabalhando com crianças (meninas e meninos) dos 09 aos 18 anos de idade desde julho de 2023. “A maioria deles são adolescentes. É uma turma bastante dedicada”, explicou.
Mas, o Projeto Educando pelo Esporte – Basquete não é só voltado à formação de alunos, visando futuras competições, é também inclusivo e social. “O garoto Bruno, que é autista, participa normalmente das aulas ministradas com maestria pela Sandra Costa, de igual para igual com os outros alunos. Isso prova mais uma vez que o Projeto Educando pelo Esporte tem como objetivo a formação de cidadãos”, comentou Vlademir.
“O Bruno vem ao treino junto com o irmão mais novo, com quem é super carinhoso. Ele consegue fazer os exercícios normalmente, mas o que atrapalha um pouco é a concentração. Mas, isso ele vai aprendendo com o tempo. Os meninos o ajudam bastante”, acrescentou Sandra.
As aulas do Projeto Educando pelo Esporte – Basquete acontecem as segundas e quartas, das 17h às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Florêncio Pereira (Estrada do Rio Acima, 400), em Mairiporã (SP).
O Projeto Educando pelo Esporte – Basquete tem o patrocínio da Neoenergia Instituto e da Neoenergia Elektro. Apoio da Prefeitura da Municipal de Mairiporã. Realização da Associação Educacional Esportiva e Cultural (Assedec), através da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Divulgação/Assedec
Fonte: Frederico Batalha