FLUMINENSE É CAMPEÃO DA SUPER COPA DO BRASIL
FLUMINENSE CAMPEÃO MACAÉ VICE
Macaé, RJ – A equipe do Fluminense conquistou o título inédito da Supercopa Brasil Adulta Masculina de Clubes, disputada no ginásio Juquinha, em Macaé. Na partida final, realizada neste domingo (dia 12), o clube tricolor ganhou do Macaé Basquete por 106 a 93 (49 a 44 no primeiro tempo), com 24 pontos do cestinha Luciano Ferreira. Os principais pontuadores do Macaé foram o armador Jamaal Smith e o ala-armador Pablo Aníbal, com 18 pontos cada. As duas equipes estão classificadas para o triangular de acesso do NBB 2013/14.
“A minha equipe está de parabéns porque fez uma excepcional partida. Desde o início soube quebrar o ritmo de jogo do adversário. Os jogadores executaram um excelente trabalho defensivo e no ataque souberam selecionar os arremessos. Chegamos a abrir uma vantagem de 18 pontos no último quarto. Agora o objetivo é conquistar a vaga no NBB”, afirmou o técnico Márcio Andrade, do Fluminense.
“Queríamos muito a vitória e o título para premiar um trabalho de quatro meses e um projeto vitorioso, que começou com a vaga para a Copa Sudeste, depois para a Supercopa e o triangular de acesso. Mas, infelizmente, não foi possível. Não dá tempo para lamentar. Temos que levantar a cabeça e nos preparamos para brigar por uma vaga no NBB”, comentou o técnico Léo Costa, do Macaé Basquete.
Triangular de acesso
As disputas por duas vagas no NBB 2013/14 serão realizadas a partir de quarta-feira (15), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Na primeira rodada às 19h de Brasília, jogam Tijuca x Macaé Basquete (2º colocado da Supercopa). Na quinta-feira (16), no mesmo horário, se enfrentam Fluminense (campeão da Supercopa) x Macaé. A terceira e última rodada está marcada para sexta-feira (17), às 18h, com Tijuca x Fluminense. Os dois primeiros colocados se credenciam para o NBB 2013/14, desde que atendam a todos os pré-requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
Disputa de 3º a 7º lugares
A equipe do Universo/Goiânia (GO), campeã da Copa Brasil Centro-Oeste, garantiu o terceiro lugar da Supercopa Brasil ao ganhar do Rio Claro (SP), campeão da Copa Brasil Sudeste, por 100 a 92 (45 a 39), com 24 pontos do cestinha Gastón Luchino. O principal pontuador do clube paulista foi o pivô Pablo Barrios, com 18 pontos.
Na disputa da quinta posição, o Caxias do Sul/Banrisul (RS), vice-campeão da Copa Brasil Sul, derrotou o Sport Recife (PE), campeão da Copa Brasil Nordeste, por 95 a 82 (44 a 34). O cestinha do jogo foi o pivô argentino Omar Canton, do Sport, com 31 pontos, enquanto o destaque do clube gaúcho foi Bruno de Freitas, com 12 pontos. O Campo Mourão Basquete (PR), campeão da Copa Brasil Sul, ficou na sétima posição.
A Supercopa Brasil 2013 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Prefeitura de Macaé (Secretaria de Governo e Secretaria de Comunicação).
Os grupos
“A”: :
Campo Mourão (PR), Fluminense (RJ) e Macaé Basquete (RJ)
“B”:
Caxias do Sul (RS), Rio Claro (SP), Sport Recife (PE) e Universo/Goiânia (GO)
Classificação da 1ª fase
“A”: :
1º- Macaé Basquete – 4pts (duas vitórias)
2º- Fluminense – 3pts (uma vitória e uma derrota)
3º- Campo Mourão – 2pts (duas derrotas)
“B”:
1º- Universo/Goiânia – 6pts (três vitórias)
2º- Rio Claro – 5pts (duas vitórias e uma derrota)
3º- Sport Recife – 4pts (uma vitória e duas derrotas)
4º- Caxias do Sul – 3pts (três derrotas)
Fonte: CBB