NOTÍCIAS

01/10/2022

EUA É CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO FEMININA DE BASQUETE

.:: eua_e_campeao_da_copa_do_mundo_feminina_de_basquete_58320_1_pt_112430.jpg ::.

Os Estados Unidos estão comemorando a conquista de mais um título da Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA depois de mais uma vitória contra a China por 83 a 61 na grande final. Os quase 16 mil presentes assistiram a China até dar algum trabalho no começo,  mas não aguentaram por muito tempo as americanas que conquistaram seu quarto título consecutivo e o 11º no na história.

“De acordo com o meu relógio, somos medalhistas de ouro. Foram duas semanas loucas, mas sou abençoado por estar nesta situação. Vim aqui com um objetivo que era ganhar o ouro.” – Disse a MVP da competição e estrela dos EUA, A’Ja Wilson.

“A China é um time de basquete muito bom e me sinto mal por eles que Li Meng não pôde jogar. Eu os vi crescer e estou feliz que eles conseguiram a prata. Estávamos muito determinados e defensivamente hoje tivemos 40 desvios. Tivemos alguns grandes momentos no jogo e, obviamente, A’Ja Wilson foi espetacular”, disse a treinadora dos EUA, Cheryl Reeve.

A China manteve o ritmo com os EUA de forma impressionante até o início do segundo quarto, quando os atuais campeões visivelmente mudaram de marcha em ambas as extremidades. Uma rara jogada de quatro pontos de Kelsey Plum desencadeou uma forte corrida para os EUA, que pulou que fechou a primeira metade  43-33 no intervalo. O segundo período o time americano apenas administrou sua vantagem, rodando bastante a equipe, mostrando o porque são disparadas as melhores jogadores do mundo.

As americanas foram destaque, com um jogo forte e coletivo com A’ja Wilson fazendo 19 pontos e 5 rebotes, Kelsey Plum tendo 17 pontos e 3 assistências, Breanna Stewart com 9 pontos, 6 rebotes e 6 assistências e Chelsea Gray com 10 pontos, 8 assistências e 4 rebotes.

Os EUA foram excelentes do início ao fim na competição torneio. Parecia uma nova era e neste jogo do título em si, apesar de um início mais lento do que o normal, a China não conseguiu endurece o jogo por muito tempo.

Mas, a China está chegando. Eles estão cada vez melhores e com sua primeira medalha de prata desde 1994, que também foi a última vez que o evento foi realizado na Austrália, eles receberam uma recompensa merecida. A China é uma equipe jovem e em evolução que joga um ótimo basquete e parece capaz de ser um pódio regular em eventos globais a partir deste momento. Pode ser no momento a única que pode fazer frente aos EUA nas Olimpíadas.

Aliás, sendo campeão do torneio, os Estados Unidos garantiram vaga nas Olimpíadas de Paris em 2024. O Canadá ficou em terceiro lugar na competição após vitória sobre o Canadá por 95 a 65.

Finais

1 de outubro, sábado

Terceiro lugar: Canadá 65 x 95 Austrália
Final: Estados Unidos 83 x 61 China

Fonte: Primeiro Basquete

    • Você é nosso visitante número
      18.195.085

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos