BRASIL PERDE DA COLÔMBIA APÓS DUAS PRORROGAÇÕES PELAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
A Colômbia venceu o Brasil por 104 a 98 após duas prorrogações no encerramento da primeira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 masculina, em Barranquilla. Com o resultado, a Seleção Brasileira fechou o Grupo B com cinco vitórias e uma derrota, liderando a chave que também teve classificados para a sequência do torneio o Uruguai e a própria Colômbia.
A Seleção entrou em quadra já classificada, mas deixou escapar uma vitória que a levaria para a sequência das Eliminatórias com uma campanha de 100%, já que os resultados obtidos até então são levados para a segunda fase.
Eliminatórias da Copa do Mundo
Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas foram separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma.
O chaveamento da segunda fase das Eliminatórias também já está definido, com Estados Unidos, Porto Rico e México como rivais do Brasil a partir de agosto.
Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Assim, teremos jogos de ida e volta entre Brasil x México, Estados Unidos e Porto Rico. Após o fim dos duelos, os três primeiros + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.
Copa do Mundo 2023
A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.
Fonte: Primero Basquete