NOTÍCIAS

21/05/2022

EUROPA: ANADOLU EFES, DA TURQUIA, VENCE REAL MADRID E É CAMPEÃO DA EUROLIGA 2021/22

.:: europa_anadolu_efes_da_turquia_vence_real_madrid_e_e_campeao_da_euroliga_202122_56800_1_pt_091016.jpg ::.

ANADOLU EFES 58 . 57 REAL MADRID

Pelo terceiro lugar, o Barcelona (ESP) venceu o Olympiacos (GRE)

HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO

A FIBA ​​nunca havia registrado o nome "Euroliga", apesar de ter usado esse nome para a competição desde 1996. A EuroLeague Basketball simplesmente se apropriou do nome e, como a FIBA ​​não tinha nenhum recurso legal para fazer nada, foi forçada a encontrar um novo nome para seu campeonato. Assim, a temporada de 2000-2001 começou com duas competições de basquete de clubes profissionais europeus: a FIBA ​​SuproLeague (anteriormente conhecida como FIBA ​​EuroLeague) e a nova temporada da Euroleague.

Os principais clubes europeus também ficaram divididos entre as duas ligas: PanathinaikosMaccabi Tel AvivCSKA Moscou e Efes Pilsen ficaram com a FIBA, enquanto OlympiacosKinder BolonhaReal MadridFC Barcelona, ​​Paf Wennington BolonhaBenetton TrevisoAEK e Tau Cerámica juntou-se à Euroleague Basketball.

Em maio de 2001, a Europa tinha dois campeões continentais, o Maccabi, da FIBA ​​SuproLeague, e o Kinder Bologna, da Euroliga. Os líderes de ambas as organizações perceberam a necessidade de criar uma competição unificada. Embora com apenas um ano de idade, a Euroleague Basketball negociou a partir de uma posição de força e procedimentos ditados e a FIBA ​​não teve escolha senão concordar com os termos. Como resultado, a competição de clubes europeus foi totalmente integrada a Euroleague Basketball e as equipes que competiram na FIBA SuproLeague durante a temporada de 2000-2001 também se juntaram a ela.

Em essência, a autoridade no basquete profissional europeu foi dividida em linhas de clube-país. A FIBA ​​ficou responsável pelas competições da seleção (como a ​​EuroBasket, a Copa do Mundo da FIBA ​​e as Olimpíadas), enquanto a Euroleague Basketball assumiu as competições de clubes profissionais europeus. Daquele ponto em diante, a Copa Korać e a Copa Saporta da FIBA ​​duraram apenas mais uma temporada, pois a Euroleague Basketball lançou a Copa ULEB, agora conhecida como EuroCup.

Em novembro de 2015, a Euroleague Basketball e a IMG concordaram com uma parceria de 10 anos. Tanto a Euroleague Basketball quanto a IMG gerenciarão a operação comercial e o gerenciamento de todos os direitos globais que abrangem mídia e marketing.[5] O acordo valia 630 milhões de euros garantidos ao longo de 10 anos, com as receitas projetadas chegando a € 900 milhões.[6]

Patrocínio

Em 26 de julho de 2010, a Turkish Ailines e a Euroleague Basketball anunciaram um acordo estratégico de 15 milhões de euros para patrocinar a principal competição européia de basquete em todo o mundo. De acordo com o acordo, a partir da temporada de 2010-11, a principal competição européia seria chamada Turkish Airlines Euroleague Basketball. Da mesma forma, a Final Four da EuroLeague seria denominada Final Four Turkish Airlines EuroLeague, pelo que o título da nova liga apareceria em todos os meios de comunicação em conformidade. Esta parceria foi definida para ser executado por cinco temporadas, com a opção de estendê-lo para um adicional de cinco.[7]

Em 23 de outubro de 2013, a Turkish Airlines e a Euroleague Basketball concordaram em estender sua parceria até 2020.[8]

Nomes da competição

  • Era FIBA: (1958–2001)
    • Copa dos Campeões Europeus da FIBA: (1958–1991)
    • Liga dos Campeões da FIBA ("FIBA Euro League"): (1991–1996)
    • FIBA EuroLeague: (1996–2000)[9]
    • FIBA SuproLeague: (2000–2001)
  • Era Euroleague Basketball: (2000–Presente)
    • Euroliga: (2000–present).

Houve duas competições separadas durante a temporada 2000-01: a SuproLeague, organizado pela FIBA, e a Euroliga, organizada pela Euroleague Basketball.

Sistemas de competição

Sistema de copa

A Euroliga operou sob um sistema de copa, desde a temporada inaugural de 1958 até a temporada 2015-16.

  • Copa dos Campeões Europeus da FIBA (1958 a 1986-87): Os campeões das ligas nacionais europeias e o atual campeão (com exceção da Euroliga de 1986-87), competiam entre si em um sistema de torneios. A liga terminava com um jogo final único ou com uma final de 2 jogos (3 jogos se necessário).
  • Copa dos Campeões Europeus da FIBA (1987–88 a 1990–91): Os campeões das ligas nacionais europeias, competindo entre si, jogaram em um sistema de torneios. A liga culminou com a Final Four.
  • Liga dos Campeões da FIBA (1991–92 a 1995–96): Os campeões das ligas nacionais europeias e o atual campeão, juntamente com algumas das outras maiores equipas das mais importantes ligas nacionais, jogaram num sistema de copa. A liga culminou com o Final Four.
  • EuroLeague da FIBA (1996–97 a 1999–00): Os campeões das maiores ligas nacionais europeias, juntamente com algumas das outras maiores equipas das mais importantes ligas nacionais, jogaram num sistema de copa. A liga culminou com o Final Four.
  • *Euroliga (2000-2001): Alguns dos campeões nacionais das ligas europeias e alguns dos segundos colocados de várias ligas nacionais jogaram num sistema de copa. A liga culminou com a final em melhor de 5.
  • *FIBA ​​SuproLeague (2000-2001): Alguns dos campeões nacionais e alguns dos vice-campeões nacionais, jogaram em um sistema de copa. A liga culminou com o Final Four.
  • Euroliga (2001–02 a 2015–16): Os campeões das melhores ligas nacionais europeias, juntamente com algumas das outras maiores equipas das mais importantes ligas nacionais, jogaram num sistema de copa. A liga culminou com a Final Four.

* Houve duas competições separadas durante a temporada de 2000-01. O SuproLeague, organizado pela FIBA, e a Euroleague, organizada pela Euroleague Basketball.

Sistema de liga

Começando com na Euroliga de 2016–17, a Euroliga opera em um formato de liga.

  • EuroLeague (2016–17-Presente): Os campeões das melhores ligas nacionais europeias, juntamente com algumas das outras maiores equipes das ligas nacionais mais importantes, jogando em um sistema de liga. A liga culmina com um Final Four.

Formato

Começando na Euroliga de 2016-17, a competição é composta por 16 equipas que jogam entre si duas vezes, uma em casa e outra fora, num formato de liga, totalizando 30 jogos.

As 8 melhores equipes colocadas no final da temporada regular avançam para os playoffs, que são disputadas em quatro séries individuais de 5 jogos. A equipe de maior colocação na classificação da temporada regular tem a vantagem em casa em cada série de playoffs, jogando 3 dos 5 jogos em casa. Os vencedores de cada uma das quatro séries do playoff avançam para o Final Four, que é realizada em um local predeterminado. O Final Four apresenta dois jogos de semifinais, decisão de terceiro colocado e a final.

Cada equipe joga no máximo 37 jogos por temporada, contra 31 no formato de torneio anterior.

Atualmente, 11 dos 16 lugares da Euroliga são detidos por clubes que têm licenças de longa duração na Euroleague Basketball e são membros da Comissão Executiva de Acionistas. Estes onze clubes licenciados são atualmente:

Os restantes 5 lugares da EuroLeague são detidos por clubes associados que têm licenças anuais. Estes cinco clubes associados são premiados através de um lugar que vai para o vencedor da competição europeia de segunda linha, a EuroCup, com os outros quatro lugares indo para uma combinação de vencedores da liga nacional europeia e wild cards.|

 

A EuroLiga, também conhecida como Turkish Airlines Euroleague por razões de patrocinio, é a competição máxima de clubes de basquetebol masculino da Europa. A EuroLiga tem sido organizada desde 2000 pela Euroleague Basketball. A competição foi Introduzida em 2000 substituindo a Euroliga da FIBA. Wikipédia

Campeão atualAnadolu Efes Spor Kulübü Mais populares

Atual campeãoAnadolu Efes (1º título)

Maior campeãoReal Madrid (10 títulos)

Temporada inaugural1958

Fonte: FIBA 

    • Você é nosso visitante número
      18.198.529

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos