NOTÍCIAS

18/01/2013

LIGA DE BASQUETE FEMININO COMEÇA NESTE SÁBADO COM DOIS JOGOS E COM TV

.:: conteudo_1_4070.jpg ::.

SPORT RECIFE X AMERICANA - 12H COM SPORTV

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 será aberta neste sábado (19 de janeiro) com a realização de dois jogos: Sport Recife x Americana, às 12h00 (de Brasília), no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), com transmissão ao vivo pelo SporTV, e Ourinhos Basquete x Santo André/Semasa, às 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP).

O Sport Recife, comandado pelo técnico Roberto Dornelas, fez um grande investimento para sua temporada de estreia na competição, trazendo jogadoras renomadas, e, por conta disso, já aparece como um dos favoritos. Entre as principais contratações, estão: Adrianinha Moisés, Erika de Souza e Franciele (que estavam atuando no basquete europeu), a campeã Mundial Alessandra Oliveira (que defendeu o São José/Colinas Shopping na temporada passada), a ala Palmira Marçal (ex-Catanduva BC) e a armadora Vanessa Gattei (ex-Guarulhos/FUMGUARU). As estrangeiras são as laterais norte-americanas Skylar Collins (Sky) e Alex Montegomery.

“Tudo foi feito com muito cuidado para minimizar os erros e potencializar nossas virtudes e vamos estrear na LBF com uma equipe mais madura, unida e entrosada. Assistimos praticamente todos os jogos do Americana no Campeonato Paulista e sabemos como elas jogam. Treinei durante toda a semana em cima do que acho que podemos explorar em nosso favor”, afirma o técnico Roberto Dornelas, lembrando que esse projeto começou a ser pensado no início de 2011. 

 cho que independente de quem entrar, o Sport estará muito bem representado. Esse grupo é excelente. Aqui todas são titulares. Quem entrar consegue manter o nível técnico e tático, o que é muito importante na disputa de um torneio forte como a LBF” comenta a armadora Adrianinha, com relação à homogeneidade do elenco da equipe pernambucana.

 

 Já o Americana – atual campeão Paulista, da Liga de Basquete Feminino (LBF) e Sul-americano –, que é dirigido pelo técnico Luiz Zanon, manteve a base vencedora da temporada passada, se reforçando com a pivô Gilmara Justino (Gil), que defendeu o Catanduva BC na temporada passada, e também figura entre os favoritos, buscando o bicampeonato.

 

 A equipe consegue mesclar em seu elenco, atletas experientes – Karla, Mamá, Karen, Babi e Clarissa (MVP da última edição da LBF) – com algumas jovens formadas no seu excelente trabalho de base – Iza, Carol, Leila, Débora e Fabi. As estrangeiras são as norte-americanas Sandora Irvin (pivô) e Roneeka Hodges (ala).

 

 “A expectativa é por um jogo de alto nível, com dois times com propostas diferentes, já que nós somos mais formadores e o Sport Recife investiu alto, repatriando grandes atletas e mirando o título. Esta estreia tende a ser equilibrada e difícil, mas vamos entrar em quadra para fazer um bom jogo e lutar pelo resultado favorável”, comenta o técnico Luiz Zanon.

 

 “Esta edição da LBF vai contar com todas as jogadoras da Seleção Brasileira em ação, além de boas estrangeiras, e o nível da competição deve ser alto”, acrescenta o técnico do Americana, que é o único a conquistar os títulos Paulista e Nacional nos naipes masculino e feminino.

 

 O Ourinhos Basquete, vice-campeão nas duas edições da Liga de Basquete Feminino (LBF), promoveu uma reformulação em seu elenco, começando no comando técnico: Edson Ferreto, que dirigiu o Catanduva BC nas últimas temporadas, chegou para o lugar de Antônio Carlos Barbosa, que agora é o manager do Maranhão Basquete. Da temporada passada permaneceram: Joice, Silvia Gustavo, Kika, Jennifer e Ana Flávia.

 

 

Entre as caras novas, estão: a ala/armadora Laís (ex-Guarulhos/FUMGUARU), a pivô Fernanda Bibiano (ex-Basquete Clube), melhor reboteira da última edição da LBF, e a pivô Karina Jacob (ex-Catanduva).

 

“Passamos por uma grande reformulação, perdendo algumas jogadoras que estiveram conosco no Campeonato Paulista e acabaram se transferindo para outras agremiações. Estamos com um time renovado e os dois primeiros confrontos na competição vão dar uma ideia das nossas condições e daquilo que vamos brigar, ou seja, se vai ser um posicionamento intermediário ou não”, analisa Ferreto.

 

Campeão da primeira edição da LBF, o Santo André/Semasa, que é um dos times mais tradicionais do basquete nacional, segue comandado pela experiente Laís Elena, que para esta edição tem um elenco diferente. Entre os reforços, aparecem: a ala Fabão (ex-Catanduva), a pivô Tatiana (ex-Ourinhos) e a armadora Fernanda Brito (ex-Basquete Clube).

 

Da temporada passada, permaneceram: Êga Garvão, Luciane, Micaela Jacintho, Jaqueline, Simone, Kátia e Sassá. O time andreense sempre foi formador, por isso, seu elenco conta com jovens preparadas nas suas categorias de base: Bianca, Klaudia, Veridiany e Yasmin.

 

“Vai ser um jogo de estreia complicado, já que a LBF tende a ser muito competitiva nesta temporada. O Ourinhos Basquete está renovado, com característica de velocidade, que é estilo que o técnico Edson Ferreto gosta de implantar, com muito volume, e ganhou um jogo forte de garrafão com a contratação da Fernanda Bibiano. Trabalhamos forte pensando nisso e vamos para lá com a expectativa de vencer e iniciar bem a competição, mesmo sabendo que o elenco vai crescer e chegar ao seu máximo no decorrer da competição”, comenta Laís Elena, técnica do Santo André/Semasa.

 

Regulamento

De acordo com o regulamento, na fase inicial, as sete equipes participantes jogam entre si, em turno único, apurando-se a classificação do primeiro ao sétimo colocados. O líder da primeira fase garante vaga direto na semifinal, enquanto que os demais – do segundo ao sétimo colocados – disputam as quartas-de-final.

 

Os vencedores das quartas, mais o líder da primeira fase, disputam a semifinal. Em seguida, os dois vencedores disputam o título máximo da competição. Todas as fases do playoff serão decidas em melhor-de-três partidas.

 

As agremiações participantes são estas: Americana (Americana – SP), Ourinhos Basquete (Ourinhos – SP), Santo André/Semasa (Santo André – SP), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos – SP), Maranhão Basquete (São Luís – MA) e os estreantes Sport Recife (Recife – PE) e Guarulhos/FUMGUARU (Guarulhos – SP).

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      18.195.475

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos