POR AMOR AO BASQUETE, por Bernardo Guimarães
POR AMOR AO BASQUETE, por BERNARDO GUIMARÃES
É uma matéria feita pelo jornalista Bernardo Guimarães, que retrata um pouco da minha vida de jornalista, cobrindo o basquete. Está no site da LNB e tem mais de 40 fotos do meu aquivo.
acompanhe esta magnífica narração deste competente profissional.
Acredito que todos já ouviram falar e, os mais românticos, já devem até ter vivenciado um amor à primeira vista; aquele arrebatamento só de olhar, um turbilhão de sentimentos e sensações.
Mas e um amor sem vista alguma? Sem um contato visual, sem um toque, sem um cheiro? Alguns dirão que é impossível e outros creditarão tal feito a uma nova faceta da modernidade, alguma recente bizarrice do mundo contemporâneo.
Nada disto, a história deste amor quase imaterial que vamos contar aconteceu há mais ou menos 50 anos,bem antes da internet, da TV em cores chegar ao Brasil ou mesmo do mítico festival de Woodstock.
Marcos do Carmo nasceu em 1962 na pequena São Tomás de Aquino, no interior de Minas Gerais. Hoje, a pacata cidade interiorana ainda não conta 10 mil habitantes e, naquela época, não tinha sequer uma quadra para a prática esportiva, seja a modalidade qual fosse.
Foi neste meio desprovido de aparelhamento esportivo que nasceu e cresceu Marcos do Carmo. Mas algo aconteceria durante a adolescência que mudaria para sempre os rumos da sua vida, e não estamos falando da puberdade.
Um amor que chegou pelas ondas do rádio e do qual Marcos do Carmo nunca mais se separaria. Foi sintonizando uma emissora francana que ele conheceu o basquete. E foi assim, sem nunca ter visto uma partida, sem nunca ter tocado em uma bola laranja, que Marcos do Carmo se apaixonou pela modalidade que acompanha incessantemente até os dias de hoje.
Só aos 18 anos ele pode ver, pela primeira vez, uma partida in loco. E isto se deu justamente no maior templo do basquete brasileiro, o Pedrocão, que na época ainda nem tinha o nome do mítico treinador e principal símbolo do basquete francano. E neste dia foi como se o amor houvesse se consumado em casamento.
Deste primeiro jogo em diante Marcos do Carmo nunca mais deixou de acompanhar o basquete, independente das dificuldades que se apresentaram em sua caminhada. Ainda em Franca, só que no ginásio do Clube dos Bagres, ele conseguiu o primeiro de sua vasta coleção de autógrafos. E o pioneiro a deixar seu nome assinado no erário de Marcos do Carmo foi ninguém menos que Fausto Giannecchini, lenda do basquete brasileiro.
Aos poucos o professor de matemática foi virando jornalista e fotógrafo. Em 1997, já de posse de sua câmera, cobriu sua primeira partida no Pedrocão devidamente credenciado como imprensa. De lá pra cá se tornou colunista do jornal Sudoeste, de São Sebastião do Paraíso, da extinta rádio Asa Delta, de São Tomás de Aquino, e de diversos veículos francanos, sempre falando commaestria e simplicidade da bola laranja.
Em 2008, Marcos do Carmo teve sua iniciação na blogosfera com o Chuá Marcos, hoje já transformado em site. O simpático senhor de cabelos brancos é figura carimbada nos ginásios do Brasil afora, sempre com sua máquina, sua simpatia e simplicidade que cativa a todos.
Apesar de todas as dificuldades - tudo que faz é por amor à modalidade, nunca recebeu um centavo pelo seu trabalho com o basquete -ele segue sua caminhada lado a lado da bola laranja, tendo participado inclusive de coberturas em 10 campeonatos internacionais, incluindo aí viagens a Madrid (Espanha), Santiago (Chile), Sunchales (Argentina), Puerto Montt (Chile) e Trinidad(Uruguai).
Em todos estes anos de basquete, Marcos do Carmo coleciona histórias, autógrafos, fotografias e, principalmente, amigos!
Abaixo você pode conferir alguns comentários desta figuraça, Marcos do Carmo.
- Sérgio Domenici:
December 21st, 2011 at 6:34 pm
Além de um apaixonado pelo basquetebol o Marcos é uma grande pessoa a quem tenho o prazer de encontrar pelos ginásios afora. Ótimas histórias e “causos” da bola laranja. Homenagem merecida, parabéns Território.
2Leticia Neves:
December 21st, 2011 at 6:35 pm
Parabéns pela matéria! O Marcos sem sombra de dúvidas é uma excelente pessoa que contribuí para o nosso esporte crescer cada vez mais. Sou simplesmente orgulhosa de te-lo como amigo.
Guilherme:
December 21st, 2011 at 6:57 pm
História fantástica! Chuá Marcos é um desses grandes homens apaixonados do basquete, um embaixador da modalidade!
Shaq:
December 21st, 2011 at 6:59 pm
Rola uma preferência pelo basquete feminino ou só coincidência?
Val:
December 21st, 2011 at 8:08 pm
parabéns pelo lindo texto, através dele temos a sensação de já conhecê-lo!
Marcelão/Franca:
December 21st, 2011 at 9:55 pm
Eu sou suspeito pra falar do Marquinhos. Figura humana sensacional, um sujeito raro no mundo de hoje, amigo, sempre com um sorriso, simplesmente fantástico.
Fico muito feliz que alguém se interesse pela história dele que daria um livro fantástico!
Marquinhos merece uma estátua na porta de cada ginásio de basquete deste país!
Victor:
December 22nd, 2011 at 2:19 am
Chuá Marcos é daquelas figuras que é impossível não abrir um sorriso quando vê-lo.
É de uma simpatia e simplicidade digna de poucos.
Ele e sua inseparável máquina, já rodaram esse país e o mundo pelo simples amor ao basquete.
Com certeza ele merece essa homenagem e esse reconhecimento. São caras como ele que nos lembra como o basquete é um esporte fantástico.
Zé Bento/Bauru:
December 22nd, 2011 at 7:50 am
Sensacional o texto e a história do Marcos, parabens por divulgar uma historia tao linda e comovente!
Edvaldo/SJC:
December 22nd, 2011 at 8:05 am
Linda história!
Edvaldo/SJC:
December 22nd, 2011 at 8:06 am
E aqui Shaq, parece que tem mesmo uma certa predileção pelo feminino, hahahah!
Guilherme/Limeira:
December 22nd, 2011 at 8:39 am
Esse cara é demais!
Eu também me arrisco nas fotografias e certa vez tive o privilegio de poder bater um papo com ele, cara sensacional!
Bretas:
December 22nd, 2011 at 9:09 am
Marcos do Carmo é nota 10!!!!!!!!!!!
João Marcelo:
December 22nd, 2011 at 9:14 am
Dou fé, pois cresci em Franca, e desde garoto tive oportunidade de conhece-lo e acompanhar o trabalho deste apaixonado pelo basquete, mas principalmente esta grande pessoa! Parabéns ao post do território que retratou de forma fantástica a história de Marcos Chuá
dennis:
December 22nd, 2011 at 9:16 am
Show de bola esse post, é muito amor ao basquete!
Pedro Rasta:
December 22nd, 2011 at 10:30 am
Show!!!!!
Maria Felix:
December 22nd, 2011 at 11:02 am
Que história linda, fiquei emocionada!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Walter Francisco:
December 22nd, 2011 at 11:26 am
Parabéns ao blog por divulgar essa linda história e parabens principalmente ao Marcos do Carmo pela lição de amor ao basquete!
Penedo:
December 22nd, 2011 at 11:59 am
Marcos é um sujeito raro, desses que a gente não encontra todo dia por aí.
Grande pessoa e grande amigo, sua história é um exemplo pra todos!
Gustavo Troyano:
December 22nd, 2011 at 1:11 pm
A foto dele com a tá sensacional! Ele bate quase no umbigo dela, huhaushuahushuashua!
E a foto da Babkina tá linda, aliás ela é linda demais!!!!
Stanislaw Ponte Preta:
December 22nd, 2011 at 1:40 pm
Sem ofenças, mas ele parece irmão gêmeo do Carlos Nunes da CBB. hahahaha. Grande cara o Marcos do Carmo, que virou Chuá Marcos.
Marcos do Carmo:
December 23rd, 2011 at 11:17 pm
Bernardo, equipe LNB e amigos que fizeram comentários, quero agradecer por toda essa oportunidade de divulgar o meu trabalho. A matéria do Bernardo está maravilhosamente bela e quanto aos comentários, acredito que tenho que melhor muito ainda para merecer todos esses elogios.
Faço alguns esclarecimentos: a suposta preferência pelo basquete feminino, é mera coincidência; gosto igualmente dos dois, apesar de muita gente duvidar. Não tem problema, quando eu lecionava Matemática, muitos me questionavam se eu gostava mais de basquete do que de Matemática. Eu dizia que gostava igualmente dos dois e sempre existiam dúvidas.
Quanto minha aparência com o Carlos Nunes, muitos já me falaram isso, inclusive nosso amigo Sérgio Domenici. Porém, creio que sou mais bonito que ele.
A todos vocês, um Feliz Natal e neste 2012, vocês arremessem todos os seus sonhos que com certeza, serão convertidos em lances de felicidades e realizações.
Marcos.
Território LNB:
December 25th, 2011 at 12:36 pm
Fala Marquinhos!
como te disse no facebook, a beleza é toda da sua história, única coisa que fiz foi contá-la!
E os comentários aqui não deixam dúvidas sobre o que foi dito no post…
Grande abraço, td de bom e nos vemos na quadra!
Agradeço mais uma vez ao jornalista Bernardo Guimarães, autor desta matéria que está no TERRITÓRIO da LIGA NACIONAL DE BASQUETE.