NOTÍCIAS

27/12/2012

MACAÉ (RJ) VOLTA AO CENÁRIO NACIONAL DO BASQUETE

MACAÉ: A VOLTA

Após sete anos, a Associação Macaé de Basquete volta a figurar entre os principais times do basquete brasileiro. A equipe carioca, que participou da última liga nacional em 2005, disputará a Copa Brasil Sudeste em 2013 na busca por uma vaga no Novo Basquete Brasil, maior competição da modalidade no país.

Em 2010, o time macaense jogou a Copa Brasil Sudeste, tendo conquistado o quarto lugar. Apesar da boa colocação, a equipe não conseguiu se classificar para a Supercopa Brasil, depois de ter sido superada, nas semifinais do torneio regional, pelo time do Tijuca, que hoje atua no NBB.

Entretanto, atualmente, a previsão é que o time de Macaé tenha uma atuação ainda melhor e consiga entrar para o campeonato nacional.  Com muito esforço e dedicação da diretoria do clube, a equipe carioca encontrou parceiros que acreditam no projeto e ajudaram na profissionalização do basquete macaense. O projeto está sendo viabilizado por um grupo de empresas investidoras e o conceito é criar de forma progressiva, em cerca de quatro anos, um time de ponta.

"Apesar de o projeto ser de médio prazo, Macaé trabalha hoje em busca de uma vaga para o NBB. Sabemos que as dificuldades são grandes e que estamos atrás de algumas equipes da Copa Brasil Sudeste e de outros centros que ja vinham jogando com elenco definido e terão mais entrosamento no início de competição. No entanto, o objetivo está muito bem definido para todos que estão ingressando neste projeto e acredito que a qualidade dos atletas que estamos trazendo nos coloca na briga", afirmou Léo Costa, treinador do time.

Entre as contratações já consolidadas por Macaé está Rafinha, atleta que jogou por Vila Velha e Vitória, e estava recentemente em Santos. Nascido em 1988, o jogador encerrou o NBB3, atuando na equipe canela-verde, com média de 11.61 pontos, 3.32 rebotes e 3.04 assistências por jogo. Além do poder ofensivo, o armador é conhecido também por sua qualidade na defesa.

Outro importante jogador contratado pela agremiação do Rio de Janeiro é o ala Ulisses Lima, que atuou no Tijuca durante o NBB4 e disputou a última edição do Campeonato Paulista por Rio Claro. O atleta foi o principal destaque da equipe do interior de São Paulo, sendo um dos cestinhas do elenco.

Soma-se ainda ao elenco como reforço o experiente pivô Atílio, que tem passagem por grandes equipes paulistas, como Bauru, Rio Claro, Paulistano, Limeira, Casa Branca, Pinheiros e Franca, e que recentemente estava no basquete chileno.

Para completar o plantel e fechar o elenco, o time macaense está em negociação com quatro atletas brasileiros, que devem ter situação definida nos próximos dias, além de dois estrangeiros, que devem chegar para auxiliar na busca pelo ingresso na elite da modalidade no Brasil.

 

EQUIPE JUVENIL

Outro aspecto fundamental no projeto montado por Macaé é o investimento nas categorias de base, para formar um elenco juvenil de alto nível, que dê suporte ao time adulto, que contará com nove ou dez atletas. A diretoria já entrou em contato com alguns jogadores e espera definir o plantel de jovens o mais rápido possível. O time também está aceitando indicações de atletas que tenham nível para trabalhar juntamente com a equipe principal, aumentando o desenvolvimento dos novos talentos.

"Manteremos uma base da equipe sub-17 do ano passado, mas, sem dúvida, precisamos inserir seis ou sete atletas de bom nível pra ficarmos competitivos também na categoria sub-19, principalmente laterais da posição três e pivôs", disse Léo Costa.

As indicações podem ser feitas através do email "basquetemacae@gmail.com" com currículo e informações profissionais do jogador.

A Associação Macaé de Basquete recebe apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, através da FESPORTUR (Fundação de Esporte, Turismo e Lazer), que fornece ginásio para treinamento, academia de musculação, centro de fisioterapia, transporte, além de toda a estrutura logística.

    • Você é nosso visitante número
      18.195.395

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos