NOTÍCIAS

16/11/2017

NBB: JOINVILLE VENCE SESI/ FRANCA DE VIRADA

.:: conteudo_34696_1.jpg ::.

A caminhada do Joinville/AABJ no NBB CAIXA começou com uma vitória magistral na tarde desta quarta-feira. Diante ótimo público no Centreventos Cau Hansen, a equipe catarinense deu uma incrível mostra de superação para tirar uma desvantagem de 23 pontos, virar para cima do Sesi Franca Basquete e levar a melhor em sua estreia na elite do basquete nacional, por 66 a 59.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Superação: Depois de fazer apenas 16 pontos no primeiro tempo e ver o Franca abrir 23 pontos de vantagem (36 a 13), o Joinville voltou do intervalo com as energias renovadas e mudou a história do jogo. Ao vencer o terceiro período por 29 a 13, a equipe da casa entrou nos dez minutos finais perdendo por apenas quatro pontos (49 a 45) diante de uma torcida completamente incendiada. A vitória veio através das grandes atuações de Vezero e Deonta Stocks, que combinaram para 15 dos 21 pontos do time joinvilense na parcial final e lideraram a incrível virada.

Bola neles: Um dos grandes motivadores da reação joinvilense, o ala Felipe Vezaro foi o grande cestinha da equipe no duelo, com 23 pontos. Além disso, o camisa 10 catarinense pegou sete rebotes e deixou a quadra como atleta mais eficiente da partida, com 21 de valorização. Outra peça crucial na virada foi o armador norte-americano Deonta Stocks, autor de seis pontos seguidos nos três minutos finais. Ao todo, o gringo somou dez pontos, além de sete rebotes, cinco assistências e cinco roubos de bola – 17 de eficiência.

Também gigantes: Quem também se sobressaiu de maneira expressiva em favor do time de Santa Catarina foi o experiente pivô André Bambu, autor de 15 pontos, sendo seis deles no último quarto, e o voluntarioso ala Maxwell, que contribuiu com oito pontos, dez rebotes, quatro assistências, três roubos de bola e um toco.

Fala aí: “Nosso time vai ser isso aí, superação total. Cada jogo será uma final. Nosso time ainda é inexperiente, pecamos às vezes na hora de segurar e acelerar o jogo, mas será sempre assim, dedicação total. Tomamos uma dura no vestiário, acertamos o que estávamos errando, conseguimos nos comunicar melhor na defesa para igualar o jogo e conseguir essa bela vitória”, disse o ala Maxwell, do Joinville.

Bem desfalcado: O Franca viajou a Joinville com três ausências garantidas: o ala/pivô Rafael Mineiro, lesionado, o armador Alexey, que diante de um procedimento cirúrgico no tornozelo ficará de quatro a seis meses fora de combate, e Jefferson William, que ainda cumpre suspensão do STJD. Mas a equipe teve um desfalque inesperado…

#ForçaAntonio: A ausência de última hora ficou por conta do ala Antonio, que voltou a Franca devido ao falecimento de seu pai, Sr. Antonio Elpidio Ferreira. A Liga Nacional de Basquete (LNB) lamenta o ocorrido e oferece sinceras condolências ao atleta, família e amigos.

Lutaram: Os destaques da equipe do Franca ficaram por conta dos homens de garrafão Luis Gruber e Cipolini, ambos com duplos-duplos. O primeiro registrou 12 pontos e dez rebotes, enquanto o segundo anotou dez pontos (oito no primeiro quarto) e 11 sobras. Com 12 pontos, o ala Léo Meindl também deu boa contribuição ofensiva para os francanos, assim como o ala/ Pedro, que saiu do banco e fez dez pontos.

Contraste: O Franca foi para o vestiário com 20 pontos de vantagem (36 a 16) diante de um ótimo aproveitamento de 50% nas bolas de 3 pontos (5/10). Já na segunda metade do duelo, tudo mudou. A equipe do técnico Helinho Garcia não acertou mais nenhum tiro longo (0/12) e sofreu um total de 50 pontos nos dois períodos finais, enquanto levou apenas 16 nos primeiros 20 minutos.

Põe na conta: Vindo de uma expressiva vitória sobre o Paulistano por 97 a 73, os francanos conheceram seu segundo revés em três partidas no NBB CAIXA e agora têm campanha de 33,3% de aproveitamento (1V e 2D). Por sua vez, o esquadrão catarinense, que fez sua estreia no campeonato, sentiu o gosto da vitória pela primeira vez na elite do basquete nacional.

Dois cenários: O primeiro tempo foi totalmente favorável ao Franca. Com defesa fechada e ótimo aproveitamento ofensivo, a equipe paulista chegou a abrir 23 pontos (36 a 13) e caminhou para o intervalo com vantagem de 20 pontos (36 a 16). No entanto, o Joinville voltou diferente do vestiário e mudou completamente a história da partida.

Bem diferente: Quando tudo parecia caminhar para uma tranquila vitória francana, o esquadrão catarinense mudou a postura, acelerou o ritmo e acertou a mão nas bolas de 3 pontos (3/4 convertidas e 75% de aproveitamento). O resultado? Vitória por expressivos 29 a 13 no terceiro período. Com isso, a desvantagem do time de Santa Catarina, que antes era de 23 pontos caiu para quatro antes da parcial final: 49 a 45.

Virada: Ainda com a motivação lá em cima, o Joinville manteve o ritmo forte e deixou tudo igual no placar 49 a 49. Os francanos ameaçaram uma nova deslanchada ao abrirem 55 a 51, mas os catarinenses voltaram a reagir e desta vez conseguiram passar à frente no placar (59 a 55) com quatro pontos consecutivos do norte-americano Deonta Stocks restando um minuto e meio para o fim. Em seguida, Stocks voltou a pontuar e sacramentou o triunfo da equipe da casa ao deixar a vantagem em seis pontos com menos de um minuto para acabar (61 a 55).

E agora: Depois de estrear com expressivo triunfo no NBB CAIXA, o Joinville receberá o atual campeão Sendi/Bauru Basket na sexta-feira (17/11), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Twitter (@NBB). Já os francanos também permanecerão na Região Sul e, também na sexta-feira, medirão forças com o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, às 20h05.

Foto: Divulgação/LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.658.779

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos