MINAS GERAIS É CAMPEÃ BRASILEIRA SUB-15 FEMININA - SEGUNDA DIVISÃO
Brasília, DF - A seleção mineira conquistou invicta a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 2ª Divisão. Na disputa da medalha de ouro, no ginásio do Clube Social da Unidade Vizinhança, em Brasília (DF), a equipe de Minas Gerais venceu a do Distrito Federal por 83 a 53 (43 a 27 no primeiro tempo). Mineiras, brasilienses e gaúchas (terceiro lugar) garantiram a vaga na Primeira Divisão em 2013.
A cestinha e destaque da decisão, deste sábado (dia 29), foi a ala Ketholin Camilo, de Minas Gerais, com 30 pontos, oito rebotes e oito assistências. Outro destaque mineiro foi a ala/pivô Alessandra dos Santos, que marcou 16 pontos. Pelo time do Distrito Federal, Isabela Rocha converteu 15 pontos e pegou seis rebotes. Arbitragem: Mario Henrique (RN), Emanoel Costa (CE) e Matheus Mendonca (RS).
Os técnicos e assistentes técnicos das oito seleções estaduais escolheram a seleção do Brasileiro: armadora – Larissa Praciano (CE); ala/armadora – Vitoria Cintra (MG); ala – Ketholin Camilo (MG); ala/pivô – Caroline Teixeira (DF); e pivô – Betina Obst (RS). Técnico – Joaquins Feitosa (DF)
Numa partida equilibrada, a seleção do Rio Grande do Sul garantiu a terceira colocação ao superar o Ceará por 40 a 34 (15 a 15). A ala Gabriela Soares (RS) foi a cestinha da partida, com 15 pontos e seis rebotes. O destaque da equipe do Ceará foi a ala Larissa Abreu, com sete pontos. Arbitragem: Cauan Santos (MG), Mario Henrique (RN) e Diogo Carvalho (GO).
Na disputa pelo quinto lugar, a seleção de Goiás derrotou a de Alagoas por 51 a 39 (26 a 15), com um Duplo-Duplo (22 pontos e dez rebotes) da cestinha Letícia Teixeira. Arbitragem: Emanoel da Costa (CE), Matheus Mendonca (RS) e Guilherme Augusto (DF).
E o Rio Grande do Norte garantiu a sétima posição com a vitória sobre Rondônia por 52 a 38 (25 a 20). Com 20 pontos e cinco rebotes, a potiguar Karla Pires foi a cestinha da partida. Arbitragem: Felipe Alves (AL), Cauan Santos (MG) e Diogo Carvalho (GO).
As três últimas colocadas no Brasileiro 2012 (Alagoas, Rio Grande do Norte e Rondônia) irão disputar a Terceira Divisão, em 2013.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino – 2ª Divisão foi organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal através do convênio com o Ministério do Esporte, e teve o apoio da Federação de Basquetebol do Distrito Federal e do Clube Social da Unidade Vizinhança de Brasília.
BELA CAMPANHA MINEIRA
Minas Gerais 85 x 27 Rio Grande do Norte
Minas Gerais 88 x 29 Goiás
Minas Gerais 80 x 70 Distrito Federal
Minas Gerais 61 x 45 Ceará
Minas Gerais 83 x 53 Distrito Federal
Fonte: CBB