BRASIL CONHECE ADVERSÁRIOS DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

Mies, Suiça, RJ – As Seleções Brasileiras conheceram seus primeiros adversários nos 31º Jogos Olímpicos Rio 2016. No sorteio realizado nesta sexta-feira (dia 11), na sede da Federação Internacional de Basketball (FIBA), em Mies, na Suíça, a equipe nacional feminina ficou no grupo “A” e fará sua estreia contra a Austrália (6 de agosto), medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012. Já a masculina caiu na chave “B” e terá como primeiro adversário a Lituânia, vice-campeã europeia (7 de agosto).
Além da Austrália, a Seleção Feminina dirigida pelo técnico Antonio Carlos Barbosa terá como adversários pela ordem o Japão (8 de agosto) e as outras três seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial 3 (9), 5 (11) e 1 (13).
“Olimpíada não tem jogo fácil porque as seleções passam por eliminatórias continentais e depois por um Pré-Olímpico Mundial. O sorteio é dirigido para manter o equilíbrio de forças, divididos em seis potes, baseado em ranking e múltiplas performances. Não há escolha de grupo. Vejo que uma estreia contra a Austrália pode definir o grupo, claro que será um jogo importantíssimo. A Austrália hoje é a segunda força do mundo tanto pelo ranking FIBA, quanto pela própria análise da FIBA na colocação dos potes. O Japão é um basquete de muita velocidade, precisão de arremesso, paciência, muito corte e bola por fora para o chute. Mas eles ainda possuem uma dificuldade de estatura”, comentou Barbosa.
A Seleção Feminina irá iniciar sua preparação para os Jogos Olímpicos no início de maio num total de quase 100 dias de treinamento. E Barbosa volta a destacar as chances reais em obter uma boa classificação.
“A minha preocupação é como vamos chegar e não contra quem vamos jogar. É uma preocupação de maneira positiva, pois tenho convicção que vamos chegar bem, já que vamos fazer uma boa preparação. É muito claro que temos boas jogadoras no Brasil e falo isso com muita convicção. Elas acreditando no que podem fazer temos condições de ser uma grande surpresa, não só para o mundo como para os amantes do basquete que vão ver uma equipe diferente”, explicou Barbosa. “Todas as equipes que saírem do Pré-Olímpico Mundial são boas. Quem podia pensar que Espanha e França teriam que disputar essa competição para se classificar para os Jogos. Na verdade, o basquete europeu é muito equilibrado. Você não vê a mesma equipe com supremacia depois da Rússia”, finalizou.
A Seleção Masculina comandada pelo técnico Rubén Magnano irá enfrentar depois da Lituânia, Espanha (9 de agosto), o vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3 (11), Argentina (13) e por último a Nigéria (15).
“Acho que a forma de sorteio dos Jogos Olímpicos deixa os grupos fortes e equilibrados. Já temos na nossa chave o campeão e o vice da Europa, Espanha e Lituânia; um eterno rival, a Argentina; e o campeão da África, a Nigéria. Independente da definição do quinto adversário, que virá do Pré-Olímpico Mundial, é um grupo muito forte. Agora temos que focar na nossa preparação e trabalhar para qualificar da melhor forma a nossa seleção”, analisou Magnano. “Vamos estrear contra a Lituânia, um adversário muito duro, que tem um excelente retrospecto nas principais competições, tem um trabalho muito bom e uma defesa forte”, completou.
O técnico destacou ainda a presença da Argentina no grupo e o fato de não enfrentar os Estados Unidos na primeira fase.
“A Argentina é um eterno rival e temos um histórico clássico contra eles. Os dois lados se conhecem muito bem, mas é preciso saber como eles vão chegar para os Jogos Olímpicos. Seria muito bom não enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final. Mas se tiver que ser, vamos jogar e fazer o melhor possível. Volto a frisar, o mais importante é o Brasil estar bem e realizar uma boa campanha na primeira fase”, completou Magnano.
Segundo a FIBA, haverá um novo sorteio após os Torneios Pré-Olímpicos Mundiais para definir as seleções que irão compor os grupos dos Jogos Olímpicos.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento da Olimpíada, na primeira fase as 12 seleções foram divididas em dois grupos de seis, que se enfrentam nas suas respectivas chaves. As quatro primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as quartas de final nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4º B, 1º B x 4º A, 2º A x 3º B e 2º B x 3º A. Os ganhadores disputam a semifinal e depois as medalhas de ouro e de bronze.
Jogos Olímpicos Rio 2016
MASCULINO
Local: Arena Carioca 1 (Barra da Tijuca)
Data: 6 a 21 de agosto
Grupo “A”
Argentina, Brasil, Espanha, Lituânia, Nigéria e vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3
Grupo “B”
Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela, Vencedor do Pré-Olímpico Mundial 1 e 2
FEMININO
Local: Arena da Juventude (Deodoro)
Data: 6 a 21 de agosto
Grupo “A”
Austrália, Brasil, Japão e os Vencedores do Pré-Olímpico Mundial 1, 3 e 5
Grupo “B”
Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia e os Vencedores do Pré-Olímpico Mundial 2 e 4
Torneio Pré-Olímpico Mundial Feminino
Sede: Nantes (França)
Data: 13 a 19 de junho
Grupo “A”: Cuba, França e Nova Zelândia
Grupo “B”: Argentina, Camarões e Turquia
Grupo “C”: Bielorrússia, Coreia e Nigéria
Grupo “D”: China, Espanha e Venezuela
Torneio Pré-Olímpico Mundial Masculino
Sede: Turim (Itália)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo “A”: Grécia, Irã e México
Grupo “B”: Croácia, Itália e Tunísia
Sede: Belgrado (Sérvia)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo “A”: Angola, Porto Rico e Sérvia
Grupo “B”: Japão, Letônia e República Tcheca
Sede: Manila (Filipinas)
Data: 5 a 10 de julho
Grupo “A”: Canadá, Senegal e Turquia
Grupo “B”: Filipinas, França e Nova Zelândia
Fonte: CBB