NBB: FRANCA BASQUETE VENCE O LÍDER PAULISTANO NA CAPITAL

Na liderança desde o primeiro quarto, Franca vê Paulistano virar no fim, mas resiste à pressão e vence líder do NBB 2015/2016 fora de casa
Nesta terça-feira (22/12), o Franca Basquete foi valente e conquistou uma grande vitória na última rodada do ano do NBB 2015/2016. Na liderança desde o primeiro quarto, o time do interior paulista resistiu à reação do Paulistano/Corpore no último quarto e venceu o líder da competição, fora de casa, pelo placar de 84 a 79.
Põe na conta: Com o importante triunfo, o esquadrão francano soma agora uma campanha de sete resultados positivos em 13 jogos e subiu para a sexta posição. Mesmo com a derrota, o Paulistano segue na ponta da tabela de classificação, agora com duas derrotas em 12 partidas.
O cara: Cestinha da partida, com 21 pontos, o ala Bruno Irigoyen foi o grande nome da vitória francana. No último quarto, o jogador chamou a responsabilidade e marcou dez pontos na parcial.
Também foi bem: O pivô Kurtz foi outra peça importantíssima para o triunfo do Franca. O jogador somou expressivos 14 rebotes (maior marca do jogo no fundamento) e ainda somou nove pontos.
Recorde pessoal: Mesmo com a derrota de sua equipe, a noite foi especial para o ala Gemerson, do Paulistano. Com 18 pontos, o jovem jogador, de apenas 22 anos, cravou seu novo recorde pessoal no NBB.
Tá pegando fogo: O ala Jhonatan, do Paulistano, segue com a mão quentíssima nas bolas de três pontos. Dono de quatro acertos em cinco tentativas na partida desta terça, o jogador soma agora 26 arremessos convertidos em 42 tentativas da linha de 6,75m e o melhor aproveitamento de toda a competição (61,9%).
Números comprovam: O aproveitamento nos arremessos de quadra foi fundamental para a vitória francana. Os visitantes converteram nove bolas de três pontos em 19 tentativas (47,4%), enquanto que o Paulistano acertou 11 dos 31 arremessos que tentou (35,5%). Nas bolas de dois, os francanos tiveram 22 acertos em 38 tentativas (57,9%), contra 15 em 42 dos donos da casa (35,7%)
Começo quente: Mesmo atuando diante do líder do NBB fora de casa, Franca dominou as ações no primeiro quarto e para isso contou com um altíssimo aproveitamento nas bolas de três pontos. Com destaque para Isaac – três acertos em três tentativas –, a equipe visitante converteu cinco dos seis tiros de longa distância que tentou e estabeleceu uma vantagem de sete pontos ao final do primeiro quarto (25 a 18).
Manteve o ritmo: Depois do ótimo rendimento no período inicial, Franca seguiu com grande atuação e se manteve em vantagem. Desta vez com grande aproveitamento nas bolas de dois pontos (6/8), a equipe voltou a ter vitória parcial, por 21 a 17, e partiu para o intervalo com 11 pontos de frente (46 a 35).
Reagiu: Na volta dos vestiários, o Paulistano mudou sua postura e reagiu. Com sua forte defesa funcionando e seu ataque tendo melhor produtividade, a equipe rapidamente cortou a larga vantagem dos rivais e chegou a empatar o jogo em 58 a 58, depois de bola de três convertida por Jhonatan. Só que no último minuto do terceiro quarto, Franca marcou cinco pontos seguidos e voltou a liderar (63 a 60).
Valentia francana: Logo no começo do último quarto, o Paulistano manteve sua reação e assumiu a liderança do placar pela primeira vez no jogo (67 a 65). Só que Franca não se intimidou e venceu. Depois de algumas trocas de liderança, a equipe contou com grande desempenho de Bruno nos minutos finais e garantiu o importante triunfo.
E agora? Com a pausa do NBB para as festas de fim de ano, as duas equipes só voltarão a atuar em 2016. No dia 08 de janeiro, Paulistano receberá a Liga Sorocabana, enquanto que Franca terá o Paschoalotto/Bauru pela frente, também como mandante, em partida que contará com transmissão ao vivo via WEB.
por Liga Nacional de Basquete
Foto: Chuá Marcos