FLAMENGO X MACCABI TEL-AVIV: A GRANDE FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES, NO RIO DE JANEIRO

JOGOS SERÃO REALIZADOS NESTA SEXTA E DOMINGO
Dono de uma das histórias mais gloriosas do basquete brasileiro, o Flamengo possui uma extensa lista de títulos. Ao todo, o clube da Gávea ganhou 37 vezes o Campeonato Carioca, levou duas taças do antigo Campeonato Nacional, organizado pela CBB, (2008 e 2009) e, recentemente, foi três vezes campeão do NBB – os dois últimos de maneira consecutiva –, entre tantos outros. Porém foi um inédito troféu conquistado no último ano que levou a equipe à disputa da Copa Interncontinental.
Pela primeira vez na história, o time rubro-negro se sagrou campeão da Liga das Américas e ganhou o direito de disputar o título mundial, outro feito inédito para a equipe. Para subir no lugar mais alto do pódio do principal torneio interclubes do continente, o esquadrão do Rio de Janeiro obteve uma campanha invicta e superou o também brasileiro Pinheiros/SKY na decisão, realizada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Agora, a equipe tentará conquistar o mundo e para isso manteve a base em relação à última temporada, além de fazer uma grande contratação. Novamente sob o comando do técnico José Neto, o Flamengo seguirá contando com os serviços de Nicolás Laprovittola, Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Jerome Meyinsse, Vitor Benite, Cristiano Felício e Gegê e terá em seu elenco o experiente ala Walter Herrmman, campeão olímpico em Atenas 2004 pela seleção argentina e que já atuou na NBA.
Foram 11 anos de espera, mas o Maccabi Tel-Aviv voltou a conquistar a Europa. Uma das equipes mais tradicionais do Velho Continente, o time israelense chegou ao sexto título europeu na última temporada e terá a oportunidade de buscar o segundo troféu mundial da sua história. Em 1980, o clube da capital de Israel se sagrou campeão da Copa Intercontinental, depois de vencer Franca, do Brasil, na grande final.
Parte do Maccabi Tel-Aviv Sports Club, o time de basquete foi fundado no início da década de 30, domina completamente o cenário local e ainda é um dos principais esquadrões de toda a Europa. A equipe possui expressivos 51 títulos nacionais e é a segunda com mais conquistas da Euroliga na história – ao lado de CKSA Moscou (RUS) e Panathinaikos (GRE), que também venceram seis vezes a competição -, atrás apenas do Real Madrid, que tem sete.
Na busca por seu segundo título mundial, o Maccabi apresenta um elenco bastante reformulado em relação ao último ano. Dos destaques da conquista da Euroliga, ficaram o pivô grego Sofoklis Schortsanitis, o ala norte-americano Devin Smith, o ala/pivô norte-americano naturalizado israelense Alex Tyus e os locais Guy Pnini e Yogev Ohayon. Para suprir as perdas, a equipe acertou com três norte-americanos, Jeremy Pargo, Marquez Haynes e Brian Randle, e com o pivô australiano Aleks Maric. No comando, para substituir o técnico David Blatt, que rumou para o Cleveland Cavaliers (NBA), a equipe promoveu o ex-assistente Guy Goodes.
Fonte: LNB