NOTÍCIAS

30/05/2012

FRANCA BASQUETE COMEMORA 13 ANOS DA CONQUISTA DO BRASILEIRO

Dia histórico: 13 anos da conquista do Campeonato Brasileiro

 

Há exatamente 13 anos, no dia 30 de maio de 1999, o Franca Basquetebol Clube levantava, diante de um Maracãnazinho lotado, o troféu de Campeão Brasileiro. Mais de 12 mil vascaínos ficaram calados, atônitos, amargando a derrota na prorrogação do quinto jogo e vendo o elenco de Hélio Rubens comemorar o décimo título nacional (quatro taças Brasil e seis títulos da competição organizada pela CBB) em sua brilhante trajetória no basquete.

 

O forte time do Vasco, que contava, na época, com quatro ex-atletas do basquete francano, Janjão, Vargas, Demétrius e Rogério, não foi páreo para segurar as revelações da equipe do interior paulista: Helinho, Valtinho e Sandro Varejão, além de, é claro, Dexter Shouse, o melhor norte-americano já visto nas quadras do Pedrocão e Chuí, maior pontuador da história do clube. A grande atuação desses atletas ajudou o Franca Basquete a fechar o jogo em 86 a 80 e voltar para a Capital do Basquete com mais um troféu representando as glórias e a tradição francana no cenário nacional.

 

“Foi um título emocionante porque não estava previsto. O Vasco estava com um grande time. Eles tinham levado a nossa coluna vertebral: Demétrius, Rogério e Vargas. Mesmo assim, mantivemos nossa competitividade. Lançamos o Helinho e o Sandro Varejão. A final foi decidida no quinto jogo, disputado dentro do Maracãnazinho, onde estavam 12 mil pessoas. Vencemos na prorrogação, depois de um jogo disputadíssimo. Foi um título inesquecível e muito valorizado”, disse Hélio Rubens, técnico que participou de todos os títulos conquistados pela equipe francana, seja como treinador ou como jogador. No mesmo ano, o Franca Basquete venceu ainda a Copa América, novamente sobre o rival cruzmaltino, que desta vez contava com Helinho e Sandro Varejão em seu plantel.


Ano ano de 2006, após a volta de Hélio Rubens (que havia passado pelo Vasco da Gama e por Uberlândia) ao comando do Franca Basquete, a equipe disputou a final do Campeonato Brasileiro contra o COC, quando o campeão da edição ficou indefinido devido a uma disputa judicial. No ano seguinte, o time paulista avançou para a fase derradeira mais uma vez, sendo derrotado na ocasião pela equipe do Distrito Federal.



Em 2008, na primeira e única edição da Super Copa, torneio organizado paralelamente à competição da CBB, o Franca Basquete conquistou mais um título de âmbito nacional, ao derrotar Assis na grande final. No ano seguinte, criava-se o Novo Basquete Brasil, campeonato organizado pela LNB com o auxílio dos clubes brasileiros, inclusive Franca.



Na segunda temporada do NBB, formato que substituiu o Campeonato Brasileiro, o Franca Basquetebol Clube conquistou o terceiro lugar do torneio. Ano passado, a equipe chegou ao vice-campeonato e agora buscará, nas próximas competições, com nova reformulação no elenco, trazer o troféu de ouro novamente aos fanáticos torcedores francanos, amantes do esporte da bola laranja.

 


O VIVO/Franca Basquete é patrocinado pela empresa de telefonia VIVO, co-patrocinado pelo Grupo AMAZONAS e apoiado pela Prefeitura Municipal de Franca por meio da FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura).

Fonte: Júlia Abrão diretamente de Franca

    • Você é nosso visitante número
      18.185.893

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos