SUL-AMERICANO FEMININO: SPORT RECIFE É CAMPEÃO
Quito, Equador – Com 27 pontos, quatro assistências e três rebotes da cestinha Adrianinha Moisés, o Sport Recife (PE) conquistou o inédito título do Campeonato Sul-Americano de Clubes Feminino, no Coliseo Julio César Hidalgo, em Quito, no Equador. Na partida final, disputada nesta quinta-feira (dia 29), o clube brasileiro superou por apenas um ponto o último invicto da competição, o La Estancia de Popayan, da Colômbia, por 83 a 82 (40 a 43 no primeiro tempo).
“A vitória foi linda. Viemos com dez jogadoras, sendo que quatro novinhas. A equipe passou por mudanças de patrocínio e tudo mais. Tivemos duas semanas para nos prepararmos, mas no decorrer do campeonato o time foi crescendo. Com muita dedicação e união conseguimos a vitória nos últimos segundos contra um forte adversário. O La Estancia é formado pelas melhores jogadoras da seleção colombiana e contou com o reforço da pivô brasileira Kelly e de duas americanas”, comentou Adrianinha.
“Também foi muito legal o apoio da torcida equatoriana para o nosso time. Foi um incentivo a mais. E vale destacar que com esse resultado o Brasil mantém a hegemonia nos Sul-americanos. Outro ponto positivo do campeonato foi o nível da organização e a qualidade técnica das equipes que se reforçaram com atletas estrangeiras”, finalizou a armadora.
Outros destaques do Sport foram a pivô Sandora Irvin com um Duplo-Duplo de 15 pontos e 14 rebotes; a ala-armadora Tainá Paixão com 14 pontos e três assistências; e a pivô Tatiane Nascimento com 13 pontos, três rebotes e uma assistência. As principais pontuadoras do time colombiano foram Cordoba Mosquera e Acosta Arias, com 17 pontos cada. A pivô brasileira Kely Santos marcou 13 pontos e sete rebotes.
A campanha
O Sport Recife estreou na competição sendo superado pelo La Estancia Popayan, da pivô Kelly Santos, por 76 a 67. Nas duas rodadas seguintes, a equipe dirigida pelo técnico Gustavo Leão venceu o Universidad Católica (89 a 73) e o Club Malvin (81 a 65). Na fase semifinal, as leoas derrotaram o até então invicto Deportivo Berazategui, da Argentina, por 81 a 69.
Na disputa da medalha de bronze, o UTE, do Equador, derrotou o argentino Deportivo Berazategui por 99 a 88. Já o Club Malvin, do Urugaui, garantiu a quinta posição com a vitória sobre o Universidade Austral por 90 a 83. E o Real Club de Lima, do Peru, terminou em sétimo lugar ao ganhar da Universidad Católica, da Bolívia, por 66 a 57.
Classificação final
1º- Sport Recife (Brasil); 2º- La Estancia Popayan (Colômbia); 3º- UTE (Equador); 4º- Deportivo Berazategui (Argentina); 5º- Club Malvin (Uruguai); 6º- Universidad Austral (Chile); Real Club de Lima (Peru); 8º- Universidad Católica (Bolívia).
Fonte: CBB
Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas