NBB - Flamengo vence Bauru fora de casa e vira série de quartas de final
Com segundo tempo perfeito, time rubro-negro triunfou no interior paulista e colocou dois a um de frente no confronto; Franca e Paulistano duelam neste domingo
Paschoalotto/Bauru e Flamengo fizeram um jogo de dois tempos distintos. Na primeira metade da partida realizada neste sábado, no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, os times se equivaleram e o placar chegou a mudar de lado algumas vezes. Mas depois, só deu o time carioca. Com uma atuação perfeita nos 20 minutos finais do duelo, especialmente no terceiro quarto, a equipe rubro-negra venceu a terceira partida da série de quartas de final do NBB 2013/2014, por 92 a 73, e assumiu a liderança do confronto.
Depois de fechar o primeiro tempo com quatro pontos de frente (45 a 41), os comandados do técnico José Neto deslancharam no terceiro quarto - vencido por 28 a 14 -, administraram bem o jogo no período final e colocaram dois a um de frente no duelo que vale uma vaga nas semifinais do maior campeonato de basquete do país. As equipes voltam a se enfrentar nesta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), novamente na cidade de Bauru, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Grande parte do triunfo dos flamenguistas se deve à atuação de gala de seus dois principais homens de garrafão. O ala/pivô Olivinha foi o cestinha da equipe, com 21 pontos, e ainda garantiu um duplo-duplo, ao apanhar 11 rebotes, enquanto que o pivô norte-americano Meyinsse registrou 17 pontos e 12 rebotes e foi outro a somar dígitos duplos em dois fundamentos. Junto da dupla, outros dois atletas tiveram participação efetiva no êxito dos cariocas: o ala Marquinhos, autor de 20 pontos, e o armador argentino Laprovittola, que marcou 18 pontos, sendo 13 deles durante a arrancada flamenguista no terceiro quarto.
"A diferença de pontos é o que menos importa em uma série de playoff. O que me preocupa é a atitude do time dentro de cada jogo e hoje fomos muito bem, principalmente no segundo tempo. Sabemos que do outro lado está uma equipe muito qualificada e que quer a mesma coisa que nós. Então, temos que estar atentos durante os 40 minutos para conseguirmos atingir nossos objetivos", disse o técnico do Flamengo, José Neto.
"Não acredito em uma outra forma de podermos ganhar esse confronto se não for de maneira coletiva. Hoje, o Marcelinho que fez 31 pontos no último jogo, só fez dois, mas ganhamos com uma boa vantagem novamente. Essa á uma grande qualidade da nossa equipe e sempre nos preparamos para jogar como um grupo", completou o comandante rubro-negro
Pelo lado do time paulista, dois atletas também foram responsáveis por duplos-duplos na partida. O jovem armador Ricardo Fischer, com 17 pontos e dez assistências, e o pivô Murilo, que registrou 12 pontos e 13 rebotes, foram os principais jogadores da equipe mandante na partida, junto do argentino Fabián Barrios, dono de 14 tentos anotados.
"A gente estava muito confiante em conquistar uma vitória hoje (sábado). Talvez a ansiedade tenha atrapalhado um pouco e pecamos em alguns momentos chaves do jogo. Não podemos vacilar e deixar eles abrirem boa diferença no placar porque depois fica difícil de recuperar. Mas agora já foi e temos que seguir focados. Estamos vivos e vamos buscar a vitória na segunda-feira para levar a decisão para o quinto jogo, no Rio de Janeiro", disse Murilo.
Paulistano e Franca jogam pelo desempate na série
A série de quartas de final do NBB 2013/2014 entre Paulistano/Unimed e Vivo/Franca será desempatada neste domingo. Depois de um triunfo para cada equipe nas duas primeiras partidas, na cidade de São Paulo, os times farão o terceiro jogo do confronto, neste domingo, às 11 horas (de Brasília), no Ginásio "Pedrocão", no interior paulista, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, o Paulistano entrou para a série com a vantagem do mando de quadra. Porém, após triunfar na abertura do duelo, a equipe dirigida pelo técnico Gustavo De Conti viu os rivais venceram o segundo jogo e inverterem o cenário.
"No segundo jogo, nós nos comunicamos pouco na defesa e estávamos distraídos. O bom é que é uma série. Nós podemos ganhar, mas precisamos treinar a defesa e em outros pontos para mudar e ganhar o próximo jogo, lá em Franca", afirmou o armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano.
Então, agora, para alcançar a inédita classificação às semifinais do maior campeonato de basquete do país, o clube da capital precisará de um resultado positivo como visitante. Para elevar o nível de confiança, a equipe se apoia na vitória conquistada em solo francano durante a fase de classificação da atual temporada do NBB. Na ocasião, com grande desempenho de Pilar, o Paulistano levou a melhor por 84 a 83, em partida decidida apenas nos segundos finais.
"Jogar em Franca é sempre difícil, ainda mais em uma situação de playoffs como essa, em que a torcida deles certamente comparecerá em peso. Mas nosso time vai bastante confiante para lá até porque vencemos eles lá durante a primeira fase. Somos maduros o suficiente para encarar esse tipi de desafio e estamos prontos para conseguir recuperar a vantagem na série. Perder em casa é duro, mas sabemos que do mesmo jeito que eles nos venceram em São Paulo, podemos batê-los lá em Franca", disse o ala Pilar, terceiro maior cestinha do Paulistano na competição, com média de 11,9 pontos por jogo.
Do outro lado, Franca está com uma grande chance de voltar às semifinais do NBB após duas temporadas. Finalista da terceira edição da competição nacional, a equipe não conseguiu figurar entre os quatro primeiros colocados desde então e agora deu um grande passo rumo a tal feito.
Com a vitória conquistada na última terça-feira, na capital do Estado de São Paulo, que veio graças a um bom aproveitamento ofensivo, principalmente nas bolas de três pontos - foram 12 acertos em 21 tentativas (57,1% de aproveitamento) -, o time dirigido pelo técnico Lula Ferreira terá duas partidas seguidas ao lado de seu torcedor e terá a oportunidade de fechar a série em casa.
"A gente tem que usar a força da torcida a nosso favor. Franca é uma cidade onde a pressão é muito grande e isso pode ser um fator importante para nós", exaltou o jovem ala Léo Meindl, grande destaque da vitória francana na segunda partida do confronto, com 22 pontos.
"Vamos tentar impor o nosso ritmo desde o começo do jogo. Temos o pensamento de fechar a série com esses dois jogos em casa e vamos com tudo atrás disso. Temos que pensar jogo a jogo e colocar em quadra tudo o que treinamos e combinamos durante estes últimos dias", completou o jogador, de apenas 21 anos.
Confira o calendário completo das quartas de final do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) 2 x 1 Paschoalotto/Bauru (8º)
Jogo 1 - Flamengo 70 x 74 Paschoalotto/Bauru
Jogo 2 - Flamengo 86 x 69 Paschoalotto/Bauru
Jogo 3 - Paschoalotto/Bauru 73 x 92 Flamengo
Jogo 4 - 06/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
Paulistano/Unimed (2º) 1 x 1 Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 - Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 - Paulistano/Unimed 67 x 87 Vivo/Franca
Jogo 3 - 04/05 (domingo), às 11 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4 - 06/05 (terça-feira), às 19 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
UniCEUB/BRB/Brasília (3º) 0 x 3 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 87 São José/Unimed
Jogo 2 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 95 São José/Unimed
Jogo 3 - São José/Unimed 72 x 70 UniCEUB/BRB/Brasília
Winner/Kabum/Limeira (4º) 2 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 - Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 - Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 81 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 4 - 05/05 (segunda-feira), às 21 horas - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
*Se necessário
Fonte: LNB