NOTÍCIAS

25/04/2014

NBB - Limeira e Mogi abrem quartas de final nesta sexta-feira

.:: conteudo_1_13285.jpg ::.

Primeira partida da série entre as equipes paulistas dará a largada para a segunda etapa das Finais do maior campeonato de basquete do país; duelo será com os portões fechados

A bola vai subir para as quartas de final da temporada 2013/2014 do NBB. Após muita emoção e disputas eletrizantes nas oitavas, quatro equipes seguiram adiante na competição e agora terão pela frente os integrantes do G-4, equipes que garantiram vaga direta nas quartas.

O confronto que abrirá as quartas de final do NBB6 será entre Winner/Kabum/Limeira e Mogi das Cruzes/Helbor, times que fizeram história para chegar para chegar a esta fase do principal campeonato do basquete brasileiro. A série terá início nesta sexta-feira (25/04), no Ginásio "Vô" Lucato, em Limeira (SP), às 20 horas.

Por conta de um incidente envolvendo torcedores no final da partida contra o Paschoalotto/Bauru, no dia 25 de fevereiro, Limeira foi punido pela 2ª Comissão Disciplinar a atuar três jogos com os portões fechados. No final da fase de classificação, a equipe cumpriu dois deles, contra Universo/Goiânia e UniCEUB/BRB/Brasília, e o terceiro e último jogo da condenação será justamente a partida de abertura das quartas contra o Mogi.

Dona do mando de quadra na série, a equipe limeirense avançou direto às quartas de final por ter terminado a fase de classificação com a inédita quarta colocação, que além ser sua melhor posição na história do NBB, já garantiu ao time da cidade de Limeira um lugar entre os oito melhores da competição.

"O time está num bom ritmo, vem treinando muito bem e, um fator muito importante, vai completo para o jogo, sem nenhum desfalque. Essas são as nossas ferramentas para fazer prevalecer o mando de quadra. Temos que impor o ritmo do jogo e buscar esse resultado positivo a qualquer custo", afirmou o técnico do Limeira, Demétrius Ferracciú.

"Temos que respeitar o momento de Mogi, não chegaram nessa fase por sorte, existe um porquê e isso é reflexo do jogo físico e duro que a equipe impõe aos adversários", completou o treinador.

Do outro lado está o embalado Mogi das Cruzes, que em sua segunda temporada no NBB, sendo seu primeiro playoff, já mostrou autoridade e superou, por três jogos a um, ninguém menos que o atual vice-campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, equipe que jamais havia ficado de fora das quartas da principal competição do basquete nacional.

"Somos uma equipe e todos trabalhamos juntos. Quando cheguei, eu queria um equipe competitiva e que enfrentasse qualquer outro time. Também disse que sonhava em ver esse ginásio lotado de torcedores. Somos um clube jovem, mas com muita ambição e força para trabalhar e acho que por isso seguimos na competição", comentou o comandante mogiano Paco García.

Mas a equipe dirigida pelo treinador espanhol realizou outra façanha histórica com a classificação. Depois de derrotar o Pinheiros e vencer a série oitavas de final, o time do Alto Tietê se tornou o primeiro 12º colocado na fase de classificação a chegar às quartas de final na história do NBB.

"Estamos com a estratégia traçada. Eles usam mais jogadores, tem uma das melhores defesas do campeonato e isso vai medir o resultado do playoff. Nossa equipe, quando marca bem, o ataque flui, então precisamos marcar bem. Sabemos da qualidade individual dos jogadores de destaque do Limeira e vamos preparados para o jeito que eles jogam. Vamos aproveitar esse nosso embalo de vitórias e bons jogos para surpreender e trazer um vitória desses dois jogos", concluiu o treinador do Mogi.

No histórico do confronto entre Limeira e Mogi no NBB, foram realizadas quatro partida até então, com três vitórias do time limeirense e apenas uma dos mogianos, curiosamente no próprio Ginásio "Vô" Lucato, palco das duas primeiras partidas da série quartas de final, pelo placar de 79 a 71.

Na fase de classificação da sexta edição do NBB, a equipe de Limeira levou a melhor nos dois confrontos ocorridos: No primeiro turno, vitória fora de casa, pelo placar de 78 a 67, já no returno, atuando diante de seu torcedor, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú ganhou por 81 a 67.

Em ambas as partidas na atual temporada, os destaques limeirenses ficaram por conta da dupla estrangeira formada pelo ala norte-americano David Jackson e o armador dominicano Ronald Ramon, que anotou respectivos 22 e 19 pontos na partida do primeiro turno, e 25 e 16 pontos, respectivamente, no confronto da segunda metade da fase de classificação.

"O playoff é um novo campeonato e mesmo o retrospecto não sendo bom nas partidas anteriores, acreditamos que será diferente. Nós já estamos em clima de decisão, estamos trabalhando em ritmo de playoff desde antes de começar os jogos e esse tempo que eles passaram parado pode nos favorecer. É um adversário muito duro, com recursos e boas trocas. Será uma disputa de elenco, quem marcar melhor tem mais chances de seguir", comentou o armador Gustavinho, do Mogi.

Para esta série quartas de final, a equipe limeirense terá um excelente reforço: o armador Hélio, que ficou de fora das últimas oito partidas da fase de classificação depois de sofrer sofrer uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito.

"Foi difícil demais esse período de lesão porque dentro de quadra você sempre tem algo pessoal para acrescentar, mas ficando de fora você não tem nenhuma maneira de ajudar. É um sentimento horrível", disse Hélio.

"Foi um trabalho intenso de recuperação realizado em todos os dias desse período. Houve um momento em que me bateu uma ansiedade porque se nossa equipe não se classificasse entre as quatro melhores eu teria um tempo menor de recuperação. Mas, graças a Deus deu tudo certo", completou o armador de 32 anos.

Confira as curiosidades do confronto entre Limeira e Mogi:

Novo reencontro
Natural de Limeira (SP), o pivô Daniel Alemão, um dos destaques da bela campanha do Mogi das Cruzes, defendeu as cores da equipe de sua terra natal nas três últimas edições do NBB e fará sua segunda partida contra seu ex-companheiros. O primeiro reencontro foi no segundo turno da atual temporada, em que o anotou cinco pontos e três rebotes, em 20 minutos em quadra.

O garrafão é com ele
Falando em Daniel Alemão, o pivô é o jogador com a maior média de rebotes das Finais do NBB6, com  10,7 sobras por jogo.

Gringos de Limeira

-Defendendo o Limeira desde 2010, o dominicano Ronald Ramon é o cestinha do time da história dos playoffs do NBB.  Até hoje, o jogador disputou 15 jogos disputados por ele, e obteve média de 16,0 pontos por partida.

-David Jackson disputou todos os 32 jogos do Limeira na fase de classificação, e foi o segundo jogador com mais pontos (643), além de ser também o terceiro melhor em eficiência na primeira fase (20,4). Além disso, o camisa 32 foi o 11º jogador com mais bolas para 3 pontos (69), porém, apesar do número não tão alto, seu aproveitamento é o melhor dentre os 15 jogadores com mais bolas de longa distância na competição (48,2%).

Vantagem de Limeira
Os dois times se enfrentaram por quatro vezes na história do NBB. Limeira leva vantagem com três vitórias, contra apenas uma dos mogianos.

Soberano
Limeira e Mogi das Cruzes jogaram duas vezes pela atual temporada, com duas vitórias para a equipe limeirense (81 x 67 em casa, e 78 x 67 em Mogi). 

1.500
Se fizer 24 pontos no decorrer da série, o ala Renato Lamas, do Limeira, atingirá a marca de 1.500 pontos em sua trajetória no NBB.

Já está na história
Em seu primeiro ano de playoff, o Mogi das Cruzes já fez história. Após vencer o Pinheiros nas oitavas, a equipe do Alto Tietê é a primeira 12º segundo colocada da fase de classificação a chegar às quartas de final na história do NBB.

Novidade
Além de fazer história como primeiro 12º colocado a chegar nas quartas, o Mogi das Cruzes também venceu sua primeira série de playoff em sua trajetória no NBB e, consequentemente, participará pela primeira vez das quartas de final do maior campeonato do basquete brasileiro.

Por uma primeira vez

Limeira foi às Finais nas cinco edições do NBB em que participou, porém, não conseguiu vencer nenhuma série de playoff sequer, e agora, diante do Mogi, vai em busca de seu primeiro êxito em um confronto de pós-temporada.

Semifinalista inédito
Nesta temporada, o NBB terá um novo semifinalista. A novidade ficará sairá do confronto quartas de final entre Limeira e Mogi, equipes nunca chegaram à fase que antecede a grande Final do campeonato.

Caras novas
Comparando os quadrifinalistas da última temporada e desta, apenas Limeira de Mogi das Cruzes aparecem como times diferentes. Fora eles, Flamengo, Paulistano, Brasília, São José, Bauru e Franca marcaram presença nas quartas do último NBB.

Falho nos Jogos 5

Nos últimos três anos, Limeira foi eliminado dos playoffs no quinto e decisivo jogo das respectivas séries. Nestas três oportunidades, a equipe do interior paulista estava jogando fora de casa e terminou a partida com 76 - 78 - 77 pontos, respectivamente.

Caldeirão
Levando em consideração o final da fase de classificação mais os jogos contra o Pinheiros nas oitavas, o Mogi das Cruzes está com cinco vitórias consecutivas jogando diante de sua torcida.

Patrocínio renovado
Mesmo antes do início das quartas de final, o Mogi já tem motivos para comemorar. Na última quarta-feira, a patrocinadora master da equipe, a Helbor, satisfeita com os resultados, renovou seu vínculo com o clube por mais duas temporadas.

Terminou muito bem

Limeira, por sua vez, também terminou a fase de classificação com uma boa sequência de vitórias em casa. Nos últimos quatro jogos no "Vô Lucato", os comandados do técnico Demétrius Ferracciú saíram de quadra como a vitória em todos.

Retorno às quadras
Após perder os últimos oito jogos por conta de uma lesão de ligamento no joelho direito, o armador Helio, do Limeira voltará às quadras na série contra o Mogi das Cruzes. O atleta terminou a fase de classificação do NBB6 com médias de 11,6 pontos e 2,6 de assistências. Hélio jogou todas as finais de todas as edições do nacional, sendo quatro pelo Flamengo e uma por Limeira.

Gatilho pra 3!!!
A equipe da cidade de Limeira terminou a primeira fase do NBB6 com o melhor aproveitamento em bolas para 3 pontos (41,0%).

Melhorou muito
Após terminar a fase de classificação com média de 80,3 pontos por jogo (8ª melhor marca do campeonato), o Mogi das Cruzes entra na fase quartas de final com média de 85,7 pontos por jogo, melhor ataque das Finais do NBB6.

Ótimo retrospecto 
Limeira já disputou oito jogos em seus domínios válidos pelas Finais do NBB na sua história e o retrospecto é muito favorável, são seis vitórias e apenas duas derrotas.

Cuidadosos
Limeira entra na fase quartas de final como time que menos comete erros na sexta edição do NBB, com média de apenas 8,8 desperdícios por jogo.

Paredão
Limeira terminou a fase de classificação do NBB6 com média de 73,4 pontos sofridos por jogo, números que dão ao time limeirense a melhor defesa da sexta edição do campeonato.

Confira o calendário completo das quartas de final do NBB 2013/2014:

Flamengo (1º) x Paschoalotto/Bauru (8º)

Jogo 1 - 26/04 (sábado), às 21h30 - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 - 28/04 (segunda-feira), às 20 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro
Jogo 3 - 03/05 (sábado), às 16 horas - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 06/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)


Paulistano/Unimed (2º) x Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 - 27/04 (domingo), às 18 horas - Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo
Jogo 2 - 29/04 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 - 04/05 (domingo), às 11 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 06/05 (terça-feira), às 19 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)

UniCEUB/BRB/Brasília (3º) x São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - 26/04 (sábado), às 11 horas - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília
Jogo 2 - 28/04 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 - 02/05 (sexta-feira), às 19 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 05/05 (segunda-feira, às 19 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)

Winner/Kabum/Limeira (4º) x Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - 25/04 (sexta-feira), às 20 horas - Ginásio "Vô" Lucato, em Limeira
Jogo 2 - 27/04 (domingo), às 15 horas - Ginásio "Vô" Lucato, em Limeira (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 - 02/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 05/05 (segunda-feira), às 21 horas - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 5 - a definir (ao vivo no SporTV)

*Se necessário

Fonte: LNB 

    • Você é nosso visitante número
      18.223.768

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos