NBB - Líder Flamengo retorna com vitória sobre o Bauru
Após um mês sem atuar no NBB, time carioca mostra todo seu potencial e vence o campeão paulista. Brasília e Paulistano também vencem.
O Flamengo está de volta ao NBB. Por conta da participação na segunda fase da Liga das Américas e das pausas para Jogo das Estrelas e Carnaval, o time rubro-negro ficou um mês sem disputar uma partida do maior campeonato de basquete do país, mas neste sábado, retornaram em grande estilo, com uma bela vitória sobre o Paschoalotto/Bauru, em casa, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), por 85 a 66.
Para conquistar seu quarto resultado positivo de maneira consecutiva, o 21º em 25 oportunidades na competição nacional (84% de aproveitamento), os cariocas contaram com grandes atuações do experiente ala Marcelinho Machado, responsável por 20 pontos, seis rebotes e sete assistências, do jovem armador Gegê, com 13 pontos e sete assistências, e do ala Marquinhos, autor de 12 pontos.
"A gente vem jogando muito bem e mostrando que queremos ser campeões. A torcida sempre comparece, sempre nos apoia e isso é muito importante para nós, pois nos inspira em quadra para a gente seguir bem nas partidas", contou o jovem pivô rubro-negro Cristiano Felício.
Logo atrás do Flamengo, o vice-líder UniCEUB/BRB/Brasília não teve tanta dificuldade para superar a Liga Sorocabana, em casa, por 102 a 65. O ala Arthur foi o cestinha da partida, com 24 pontos, seguido pelo ala/pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 16.
"Foi um ótimo jogo. A gente sabia que a Liga Sorocabana não está passando por um bom momento no campeonato, mas mesmo assim nós impomos nosso ritmo como em todas as outras partidas, com uma defesa forte e um ataque eficiente", comentou Arthur.
Já o terceiro lugar na tabela de classificação, o Paulistano/Unimed precisou mostrar frieza para voltar a vencer no NBB 2013/2014. Depois de abrir 15 pontos de frente ao final do primeiro quarto, a equipe paulista levou a virada do Universo/Goiânia, mas se recuperou no último período e venceu o duelo realizado no Ginásio Rio Vermelho de maneira emocionante, pelo placar de 76 a 74.
Com 18 pontos, quatro assistências e quatro bolas recuperadas, o armador norte-americano Kenny Dawkins foi o principal destaque do triunfo dos paulistas. Autor de 16 pontos, o pivô Mineiro também teve boa participação na partida. Outros bons nomes do Paulistano foram o ala/pivô César, que marcou 12 pontos, oriundos de quatro tiros certeiros de longa distância, e o ala Holloway, que registrou dez pontos, seis assistências e seis rebotes.
Cearenses mantem invencibilidade sobre joseenses
O SKY/Basquete Cearense segue sem saber o que é perder para o São José/Unimed. Neste sábado, a equipe nordestina enfrentou o time do Vale do Paraíba pela quarta vez na história do NBB e conheceu sua quarta vitória. Atuando em seus domínios, a equipe dirigida pelo técnico Alberto Bial levou a melhor no confronto válido pela sexta edição do maior campeonato de basquete do país, pelo placar de 74 a 64.
Com o resultado positivo, o esquadrão da cidade de Fortaleza soma agora 14 triunfos em 26 partidas disputadas (53,8% de aproveitamento) na competição e se manteve na parte intermediária da tabela de classificação.
O grande destaques individual da agremiação da capital do Ceará na partida ficou por conta do experiente ala/pivô Felipe, que registrou um duplo-duplo de 17 pontos e 14 rebotes, além de colecionar sete bolas recuperadas.
Também na zona intermediária da tabela está o Vivo/Franca, que superou o Espírito Santo Basquetebol, por 106 a 82. Essa foi a primeira vitória por mais de 100 pontos da equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira na temporada. O pivô Paulão Prestes foi o cestinha do jogo com 24 pontos, seguido pelos alas Léo Meindl, que anotou 17, e Jhonatan, que contribuiu com mais 15. Pelo Espírito Santo, o principal pontuador foi o ala Cícero, que marcou 21 pontos.
"Quando nós abrimos 20 pontos, o time até teve um relaxamento natural na partida. Porém, o Lula nos chamou a atenção, o time acordou e voltamos a abrir mais vantagem no final do jogo", afirmou Paulão.
Outra equipe que venceu sob seus domínios foi o Unitri/Magazine Luiza, que triunfou sobre o Minas Tênis Clube, no clássico mineiro, por 82 a 61. Três atletas do Uberlândia empataram com 16 pontos na partida: o armador Valtinho, o ala Audrei e o ala/pivô Lucas Cipolini. O principal pontuador do jogo, no entanto, foi o ala/pivô do Minas, Douglas Nunes, com 21 pontos.
Fechando a rodada, o Winner/Kabum/Limeira conquistou uma vitória muito importante. Com um segundo tempo arrasador, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú superou o Macaé Basquete, fora de casa, por 76 a 62. A dupla estrangeira do Limeira foi o grande destaque da partida. O ala norte-americano David Jackson foi o cestinha com 23 pontos, seguido pelo armador dominicano Ronald Ramon, que anotou 22.
Confira os resultados dos jogos deste sábado no NBB:
08/03 (sábado)
SKY/Basquete Cearense 74 x 64 São José/Unimed
Universo/Goiânia 74 x 76 Paulistano/Unimed
Flamengo 85 x 65 Paschoalotto/Bauru
UniCEUB/BRB/Brasília 102 x 65 Liga Sorocabana
Vivo/Franca 106 x 82 Espírito Santo Basquetebol
Unitri/Magazine Luiza 82 x 61 Minas Tênis Clube
Macaé Basquete 62 x 76 Winner/Kabum/Limeira
Fonte: LNB