NOTÍCIAS

19/04/2012

TARALLO CONVOCA 18 JOGADORAS

.:: conteudo_1_1233.jpg ::.

Tarallo convoca seleção feminina em São Paulo

 

           São Paulo (SP) - O auditório da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) ficou praticamente tomado por jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos para acompanhar a concorrida convocação, seguida de coletiva do técnico da Seleção Brasileira Feminina adulta de basquete, Luís Cláudio Tarallo e da rainha Hortência Marcari, diretora de seleções feminina da CBB. Por quase uma hora, Tarallo e Hortência responderam dezenas de perguntas sobre a equipe olímpica que vai começar sua preparação no próximo dia 1o. de maio em São Paulo, com os exames médicos, e depois no dia 3 de maio, no ginásio Bolão, em Jundiaí, o início dos treinamentos.

          Tarallo começou anunciando o nome, por posições e foi explicando as características de cada jogadora e os motivos por terem sido chamadas. E depois explicou também a maneira que gostaria de ver a Seleção Brasileira jogando da forma que ele julga o ideal, ou seja, uma defesa muito forte, contra-ataque e quando o jogo precisar ser cadenciado, jogar com muita inteligência para não desperdiçar ataques sem a chance de tentar a cesta. Em poucas palavras, o jovem treinador de 45 anos quer uma equipe com poucos erros de fundamentos. "Não é porque vamos trabalhar em uma equipe com adultas que não vamos precisar trabalhar fundamentos. E por isso vou contar com meus assistentes técnicos para me auxiliar nisso", disse e apontando para Cristiano Cedra e Macau.

       Tarallo também falou da importância de ter uma equipe mesclada com jogadoras jovens e experientes, citando os nomes das pivôs Gilmara Justino e  Erika de Souza, das alas Karla Costa e Iziane Castro e da armadora Adrianinha. "São jogadoras que já são experimentadas em competições internacionais e que irão dar o suporte as jovens. Eu diria até que temos jogadoras bem jovens e já realidades, casos da Damiris e a Clarissa".

          Sobre os critérios que usou para a convocação, o treinador explicou detalhadamente. "Fizemos uma convocação com certa renovação entre as atletas. Convocamos algumas meninas pela primeira vez para a seleção principal e também demos mais uma chance a algumas garotas que têm um futuro enorme. Porém, não temos como deixar de fora algumas jogadoras experientes. Entendemos que esta lista traz o melhor do basquete brasileiro no momento".

            O técnico da Seleção Brasileira também está otimista que o balanço foi muito bem feito. "Dentro do processo de renovação, as jovens precisam do apoio das mais experientes, que têm muito a passar. Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las. O segredo da renovação é saber como lidar com a passagem da jogadora da base para o time  adulto. É lógico que estamos pensando em Londres, como uma primeira grande competição, mas também preparando um ciclo para 2016".

        Hortência Marcari lamentou que o Sul-Americano de Seleções, marcado para o fim de maio, tenha sido cancelado pela Federação Sul-Americana. E explicou: "Tínhamos vários convites para jogar em outros países, mas tivemos que cancelar porque tinha uma competição oficial que era o Sul-Americano. Agora vamos buscar outras alternativas para a equipe jogar e se preparar para os Jogos Olímpicos", disse Hortência.

          Hortência explicou aos jornalistas que as jogadoras estão focadas em defender a Seleção Brasileira, mesmo aquelas que tinham chances de jogar na WNBA. "A Iziane e a Erilka optaram pela Seleção, bem como a Damiris que fez questão que depois de ser escolhida no draft, avisou na hora que só iria se apresentar depois das Olimpíadas".

          Como as jogadoras de Americana (Bárbara, Tássia, Clarissa e Karla) e Ourinhos (Joice, Sílvia e Chuca) estarão disputando o Campeonato Sul-Americano de Clubes na primeira semana de maio, o técnico Tarallo não contará com essas sete jogadoras, por isso irá chamar duas jogadoras que já fazem parte das seleções da base para ajudarem nos treinamentos. Karina, do COC/Divino e Debora, de Americana, foram as duas indicadas pelo treinador para estarem na primeira semana em Jundiaí.

          A Seleção Brasileira Feminina já tem programada três amistosos  na Austrália, começando com o Farewell Series 2012, no período de 20 a 30 de junho, em Victoria, onde vai jogar e treinar. Depois, faz também na Austrália uma série de Jogos Desafios Eletrobras, de 3 a 10 de julho; de 13 a 17 de julho, em Washington (EUA) e amistoso contra os Estados Unidos e encerra a preparação com o Torneio Internacional em Lille, na França, de 17 a 23 de julho, quando embarca em seguida para Londres. O torneio de basquete feminino nas Olimpíadas, será disputado de 28 de julho a 12 de agosto.

 

As convocadas

 
Armadoras:
Adrianinha (Parma, Itália)
Babi (Americana)
Joice (Ourinhos)
Tássia (Americana)

Laterais:
Iziane (Maranhão)
Jaqueline (Santo André)
Karla (Americana)
Palmira (Catanduva)
Chuca (Ourinhos)
Patrícia (São José)
Renata (Maranhão)
Silvia (Ourinhos)

Pivôs:
Clarissa (Americana)
Damiris (Minnesota Lynx, EUA)
Érika (Avenida, Espanha)
Franciele (Hondarribia, Espanha)
Gilmara (Catanduva)
Nádia (Santo André)
 

A média de idade desta seleção é de 26, 6 anos e a de altura é de 1, 82m.

 

Juarez Araújo

Assessoria de Imprensa

 

Confederação Brasileira de Basketball

Av. Rio Branco, 245, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ - Brasil - 20040-009

    • Você é nosso visitante número
      18.183.484

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos