NBB: FLAMENGO CONTINUA LÍDER
Marcelinho teve bom rendimento, Marquinhos teve sua melhor atuação desde sua volta e time rubro-negro segue tranquilo na liderança da competição
O líder Flamengo conquistou sua 19ª vitória na atual temporada do NBB. Nesta quinta-feira, mesmo atuando fora de casa, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, o time rubro-negro teve uma atuação consistente e levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, pelo placar de 98 a 79.
Com o triunfo, os atuais campeões do maior campeonato de basquete do país seguem tranquilos na ponta da tabela de classificação, com 82,6% de aproveitamento (19 vitórias em 23 partidas). Por sua vez, o esquadrão do interior paulista conheceu sua 14ª derrota em 20 jogos disputados na competição (30% de aproveitamento) e segue fora da zona de classificação aos playoffs.
Dono de seis arremessos certeiros da linha de três pontos, o ala Marcelinho foi o grande nome do jogo e deixou a quadra com 29 pontos. Com 19 pontos, todos eles no segundo tempo, Marquinhos também foi crucial para o tranquilo triunfo flamenguista e teve sua melhor atuação na temporada - o jogador perdeu todo o primeiro turno do NBB, por conta de uma lesão no joelho esquerdo e disputou apenas sua sétima partida na competição.
Outros bons nomes do Flamengo na jpgo foram o ala/pivô Olivinha, autor de 18 pontos, e o ala norte-americano Tony Washam, que somou 14 pontos (sua maior marca com a camisa rubro-negra). Pelo time sorocabano, os destaques ficaram por conta do armador Thiaguinho e do também norte-americano Greg Smith, responsáveis por 17 e 16 pontos, respectivamente.
Abaixo do Flamengo na tabela de classificação segue o Pinheiros/SKY. No jogo que marcou o primeiro confronto entre irmãos estrangeiros na história do NBB, o time da capital paulista, de Joe Smith superou Mogi das Cruzes/Helbor, de Jason Smith, em casa, por 84 a 82. Esta foi a 14ª vitória do time da capital de São Paulo em 19 jogos disputados na temporada 2013/2014 do NBB (73,6% de aproveitamento).
Com 22 pontos, Shamell foi o cestinha do jogo e ainda contribuiu com seis rebotes e seis assistências para liderar o triunfo pinheirense. Enquanto isso, no duelo pessoal dos irmãos Smith, Joe também levou a melhor, já que marcou 20 tentos contra 13 de seu irmão mais novo.
Paulistano vence e iguala recorde
O Paulistano/Unimed viveu uma noite inspirada nesta quinta-feira. Depois de fechar o primeiro tempo com uma desvantagem de oito pontos (49 a 41), a equipe da capital paulista cresceu de produção na segunda metade da partida, venceu o Macaé Basquete, por 110 a 93, e igualou a melhor pontuação da atual temporada do NBB.
Com os 110 pontos marcados, sendo expressivos 69 nos dois últimos quartos, o clube alvirrubro repetiu o desempenho do Paschoalotto/Bauru na vitória pelos mesmos 110 a 93 sobre a Liga Sorocabana, até então isolado no topo da lista dos melhor rendimento de uma equipe em uma só partida na sexta edição do maior campeonato de basquete do país.
Para conquistar o incrível rendimento ofensivo, o Paulistano contou com um bom jogo coletivo e cinco jogadores atingiram dígitos duplos na pontuação. Os cestinhas foram o ala norte-americano Holloway e o ala/pivô Renato, com 18 pontos cada, seguidos pelo também norte-americano Kenny Dawkins, que marcou 17 tentos e ainda distribuiu seis assistências. Para fechar, os alas Pilar e Pedro somaram 15 e 12 pontos, respectivamente.
O resultado positivo conquistado em casa, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo manteve o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti no grupo dos quatro primeiros colocados do NBB, com uma campanha de 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento).
Enquanto isso, em solo capixaba, o Winner/Kabum/Limeira contou ótima atuação do ala norte-americano David Jackson, autor de 33 pontos, levou a melhor sobre o anfitrião Espírito Santo Basquete, por 99 a 84, e se manteve empatado com o Paulistano na tabela de classificação, com os mesmos 14 triunfos em 20 jogos.
Basquete Cearense vence confronto direto
O SKY/Basquete Cearense conseguiu uma importante vitória na rodada desta quinta-feira. Mesmo diante da calorosa torcida alviverde, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, o time nordestino levou a melhor no confronto direto com o Palmeiras/Meltex, por 85 a 69.
A bela vitória em solo paulista deu aos cearenses tranquilidade na oitava posição, agora com 11 triunfos em 21 duelos no NBB 2013/2014 (52,3% de aproveitamento). Já o Palmeiras, que conheceu sua quarta derrota consecutiva, agora está no limite da zona de classificação aos playoffs, na 12ª posição, com nove resultados positivos em 21 partidas (42,8% de aproveitamento).
Quem também venceu fora de casa na rodada foi o Unitri/Uberlândia. Com um bom rendimento nos tiros de longa distância - 18 bolas de três pontos certas em 32 tentativas (56,2% de aproveitamento), o time mineiro superou o Universo/Goiânia, por 94 a 84, e chegou ao 11º triunfo em 18 partidas disputadas na competição.
Para fechar a boa rodada para os visitantes, o Paschoalotto/Bauru bateu o Minas Tênis Clube na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 77 a 71, e subiu para a nona colocação, com nove vitórias em 20 jogos realizados.
Confira todos os resultados do NBB 2013/2014 nesta quinta-feira:
Pinheiros/SKY 84 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Universo/Goiânia 75 x 94 Unitri/Magazine Luiza
Palmeiras/Meltex 69 x 85 SKY/Basquete Cearense
Liga Sorocabana 79 x 98 Flamengo
Paulistano/Unimed 110 x 93 Macaé Basquete
Minas Tênis Clube 71 x 77 Paschaolotto/Bauru
Espírito Santo Basquete 84 x 99 Winner/Kabum/Limeira
Fonte: LNB