NOTÍCIAS

15/04/2012

ESTAMOS DANDO A DEVIDA IMPORTÂNCIA PARA AS CATEGORIAS DE BASE DO NOSSO BASQUETEBOL? - OPINIÃO

.:: conteudo_1_1164.jpg ::.

Estamos dando a devida importância para as categorias de base do nosso basquetebol?

por GUSTAVO PODENCE DE FREITAS

Bom dia meu nome é Gustavo Podence de Freitas conhecido como Montanha , sou técnico das categorias de base do Nosso Clube em Limeira e estou escrevendo esse artigo para despertar o interesse dos técnicos e amantes do basquete nas categorias menores.

 

Joguei basquete desde os 9 anos de idade e sempre fui um amante dessa modalidade hoje sou técnico e vejo algumas coisas que não consigo entender . Não estou aqui para criticar ninguém muito menos difamar o trabalho de meus colegas.

 

Quando falamos em categorias menores todos falam em sub 21 ou sub 19 de garotos que estão passando de fase irão se tornar “ADULTOS”   e muitas vezes ótimos jogadores param de jogar por não ter uma boa bagagem , não estão preparados para enfrentar a vida de um atleta profissional . A LDO (liga de desenvolvimento olímpico ) começo uma ótima iniciativa para dar essa bagagem aos jovens de 19 anos, meus parabéns.

 

Porem pessoalmente acho que devemos dar muito mais importância e muito mais atenção para as categorias SUB 12 até SUB 15 , pois nessa fase as crianças estão aprendendo tudo sobre o basquete , irão levar para o resto de suas vidas o que lhes foi dito e ensinado.

 

Essas crianças muitas vezes são forçadas por seus técnicos a VENCER CAMPEONATOS! e são ensinadas a jogar para vencer sempre a qualquer custo ! Enquanto essas crianças devem ser ensinadas a AMAR esse jogo a se divertir jogando basquete e consequentemente aprender todos os fundamentos com alegria e não por obrigação!

 

Foi determinado pela FPB que as categorias Sub 12 até sub 15 devem usar somente a marcação individual (concordo plenamente) com alguns critérios de flutuação e dobras muitas vezes complexas para alguns treinadores (os acomodados) , e muito mais complexa para a arbitragem (os acomodados)  . Acredito muito que com essas mudanças , que são para o bem do basquetebol , podemos evoluir como treinadores e as crianças como futuros atletas.

 

Porem como disse anteriormente que o regulamento foi mudado a alguns anos atrás , escutei andando pelas quadras do Brasil coisas que me deixaram muito chateado com a má vontade de alguns treinadores e árbitros do Brasil . Como por exemplo : “ EU NÃO SOU PAGO PARA VER SE O MENINO ESTÁ FLUTUANDO OU NÃO !”  , “ É MUITO MAIS FACIL MARCAR POR ZONA “ , “ NO JOGO DE HOJE PODE DOBRAR?” , “EU ENSINO ZONA MESMO NÃO PODENDO”  , ETC.

 

A arbitragem também está nesse processo de evolução do basquete e nós treinadores precisamos da ajuda deles para cobrar das crianças dentro da quadra . Porém muitas vezes essa cobrança não é feita de forma adequada . Exemplo : “ JÁ AVISEI 200 VEZES QUE NÃO PODE FICAR AI DENTRO” , “SE FALAR DE NOVO VOU DAR TECNICA “ , “ NÃO FALA MAIS COMIGO “ , ETC.

 

Quantas vezes houve reunião de técnicos e árbitros juntos para discutir essa mudança no regulamento? Não estou falando somente da FPB , CBB ou qualquer outra associação . Não seria muito melhor os técnicos colocarem a ponto de vista educacional e a arbitragem comentar e colocar o seu ponto de vista para chegar num consenso para o bem das crianças e do basquetebol?

 

A ENTB (Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol) está fazendo um Excelente trabalho mudando a cara de nossos treinadores e dando uma boa bagagem para ensinarem essas crianças.

 

Porem ainda acho que os treinadores das varias regiões de todo o Pais deveriam se reunir mais e mais para discutir o andamento de suas competições , analisar os garotos com muito talento e potencial .

 

Bom esse foi meu primeiro artigo , me desculpem os erros , estou colocando meu ponto de vista não estou criticando ninguém e nada , apenas querendo melhorar o esporte que tanto amo . Queria escrever muito mais coisas porem o espaço não permite .

 

GUSTAVO PODENCE DE FREITAS

TREINADOR DE BASQUETEBOL

PERSONAL TRAINER

(CREF 081917-G/SP)

 

    • Você é nosso visitante número
      18.182.862

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos