NBB - Antes de clássico, Flamengo e Brasília ampliam suas sequências de vitórias
Rubro-negros somam agora oito triunfos seguidos, enquanto que candangos venceram pela sétima vez consecutiva; equipes duelarão no próximo sábado
Nesta quinta-feira, Flamengo e UniCEUB/BRB/Brasília trataram de estender suas sequências de vitórias no NBB 2013/2014 antes de se enfrentarem no próximo sábado, no grande clássico do basquete brasileiro na atualidade.
No Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, o Flamengo se recuperou após um começo ruim e superou o Universo/Goiânia, pelo placar de 94 a 75. Os destaques da vitória rubro-negra ficaram por conta do ala Marcelinho e do ala/pivô Olivinha, que marcaram 22 e 19 pontos, respectivamente
Líder isolado da competição, o clube da Gávea soma agora um total de 14 triunfos em 17 jogos realizados (82,4% de aproveitamento). Enquanto isso, o time do Estado de Goiás conheceu seu 12º revés em 17 partidas disputadas (29,4% de aproveitamento) na sexta edição do maior campeonato de basquete do país.
Por sua vez, o esquadrão da capital federal voltou a contar com um bom desempenho do jovem pivô Ronald e bateu o Macaé Basquete, em casa, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), pelo placar de 96 a 71.
Assim como na partida anterior em que estabeleceu o novo recorde de rebotes da história das fases de classificação do NBB, Ronald, de apenas 22 anos, teve mais uma atuação monstruosa e registrou um expressivo duplo-duplo de 27 pontos e 13 rebotes, que culminaram em incríveis 39 de eficiência.
Além do garoto, o capitão Alex Garcia também estava em noite inspirada e encerrou o duelo com 26 pontos e seis rebotes na conta, seguido por Guilherme Giovannoni, responsável por 18 pontos. Pelo lado do Macaé, o armador norte-americano Jamaal Smith foi o principal atleta em quadra, ao anotar 20 pontos.
Agora, os atuais campeões sul-americanos somam sete triunfos consecutivos na conta e permanecem na quinta colocação na tabela de classificação, com uma campanha de 12 resultados positivos em 18 partidas (66,6% de aproveitamento).
Guto brilha e Palmeiras conquista vitória dramática
O ala Guto viveu uma noite de gala nesta quinta-feira, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo. Dono de uma atuação impecável nos arremessos, o jogador converteu um tiro da linha de três pontos no estouro do cronômetro e deu a vitória ao Palmeiras/Meltex sobre o Paschoalotto/Bauru, pelo placar de 87 a 84, em partida dramática.
Herói do nono triunfo do clube da capital paulista em 17 partidas disputadas no NBB 2013/2014 (52,9% de aproveitamento), Guto converteu todos os 21 pontos que tentou e deixou a quadra como cestinha da equipe. Pelo lado do Bauru, que soma agora seis vitórias e dez derrotas na competição (37,5% de aproveitamento), o destaque foi o ala Gui Deodato, com 23 pontos.
Em outra partida eletrizante da rodada desta quinta-feira, o SKY/Basquete Cearense teve que mostrar toda a maturidade de seu experiente elenco para segurar uma reação do Unitri/Magazine Luiza, e vencer o duelo realizado Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, por 83 a 76.
O resultado fez com que os representantes nordestinos subissem de décimo para nono lugar na tabela de classificação do NBB, com oito vitórias em 17 partidas (47,05% de aproveitamento). Já o Uberlândia perdeu a sexta posição e agora está no sétimo melhor posto do campeonato, com nove resultados positivos em 16 partidas (56,25% de aproveitamento).
Empatado com o Basquete Cearense na tabela de classificação está o Mogi das Cruzes/Helbor, que contou com uma boa atuação do norte-americano Jeff Agba, autor de 17 pontos, para superar o Vivo/Franca, fora de casa, no Ginásio do Pedrocão, por 78 a 74.
Com o importante resultado conquistado como visitante, o time mogiano também somou seu oitavo triunfo no NBB 2013/2014 em 17 partidas disputadas (47% de aproveitamento) e divide a nona colocação com os cearenses. Por sua vez, os francanos caíram na tabela de classificação e ocupam, agora, a 11ª posição, com sete vitórias e nove derrotas (43,8%).
Enquanto isso, o São José venceu na estreia do técnico Zanon. Com seu novo treinador pela primeira vez no banco de reservas,a equipe joseense levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, fora de casa, por 80 a 73. Esse foi o décimo resultado positivo em 17 jogos disputados (58,8% de aproveitamento) pelo time, que agora ocupa a sexta posição na temporada 2013/2014 do NBB
Com 17 pontos, o armador dominicano Manny Quezada foi o cestinha do São José, que ainda teve a colaboração do ala/armador Andre Laws, com 15 pontos, e o pivô Caio Torres, que anotou um duplo-duplo de 11 pontos e 10 rebotes. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala/armador norte-americano da Liga Sorocabana, Ned Cox, com 25 pontos.
Confira todos os resultados do NBB 2013/2014 nesta quinta-feira:
Unitri/Magazine Luiza 76 x 83 SKY/Basquete Cearense
Vivo/Franca 74 x 78 Mogi das Cruzes/Helbor
Palmeiras/Meltex 87 x 84 Paschoalotto/Bauru
Liga Sorocabana 73 x 80 São José/Unimed
Universo/Goiânia 74 x 95 Flamengo
UniCEUB/BRB/Brasília 96 x 71 Macaé Basquete
Fonte: LNB