BRIANN JANUARY, ARMADORA DO MARANHÃO BASQUETE, É CONVOCADA PARA SELEÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
A armadora Briann January, que defende o Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, foi uma das 33 atletas convocadas para o selecionado dos Estados Unidos pelo técnico italiano Lino “Geno” Auriemma, visando o ciclo 2014/2016, que inclui a participação no Campeonato Mundial e, posteriormente, nos Jogos Olímpicos de 2016.
“Estou muito feliz. Não é a primeira vez que sou convocada e me sinto mais preparada dessa vez. Sei da dificuldade de ficar entre as 12 que representarão o meu País, mas estou muito confiante. É treinar muito sempre”, comenta January, de 1m73 e 65kg, que completou 27 anos no dia 11 de janeiro.
A atleta atua pelo Indiana Fever na WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana) desde 2009, quando foi ‘draftada’ (selecionada) na sexta rodada. Na temporada 2012, como armadora titular, conquistou o título da WNBA. Já o seu início de carreira se deu na Arizona State.
Dentro de quadra, a norte-americana tem como característica a velocidade, aliada a habilidade, o que dá a chance de distribuir assistências ou de definir bem as jogadas individuais. Além disso, January tem muita qualidade na marcação, prova disso, é que já integrou o quinteto defensivo da liga profissional norte-americana.
“Trata-se de uma armadora talentosa e sua convocação para este ciclo comprova, em uma posição que há muito temos alguma carência, que é muito importante uma jogadora deste nível estar disputando a LBF, pois serve de espelho para as nossas jogadoras da posição, especialmente as mais jovens. Ela está totalmente integrada ao grupo, embora tenha sido a última a se incorporar a equipe”, comenta o experiente técnico Antônio Carlos Barbosa, do Maranhão Basquete.
“Este fato valoriza ainda mais a Liga de Basquete Feminino. Ela com as outras também excelentes estrangeiras do Sport Recife, São José/Colinas Shopping, Ourinhos Basquete, Maranhão Basquete e Americana elevaram em muito o nível técnico da competição, claro, ao lado das nossas jogadoras brasileiras”, complementa Barbosa.
Nesta edição da LBF, em que a equipe maranhense entrou em quadra duas vezes e manteve o 100% de aproveitamento, as médias por jogo de Briann January são estas: 17.5 pontos, 2.5 bolas recuperadas e 1.5 assistências. Fora de quadra, a armadora tem facilidade em se adaptar, não só ao grupo de jogadoras, como também as particularidades do local onde está jogando e residindo.
O próximo desafio do Maranhão Basquete será contra o São José/Colinas Shopping, no sábado (18 de janeiro), às 18h00 (de Brasília), no ginásio da ADC General Motors, em São José dos Campos (SP), na abertura da quinta semana.
Foto: Biaman Prado/Divulgação