NBB - Com ótimo quarto período, Flamengo leva a melhor sobre Macaé; Franca vence em casa
No duelo entre os irmãos Marcelinho e Duda Machado, clube rubro-negro somou nona vitória na competição; Limeira segue líder
Depois de três quartos equilibrados, o Flamengo teve um ótimo desempenho no último período - vencido por 29 a 13 - e levou a melhor sobre o Macaé Basquete, nesta terça-feira, no Ginásio da Gávea, pelo placar de 79 a 69.
Com o resultado, os atuais campeões se mantiveram na parte de cima da tabela de classificação do NBB 2013/2014, agora com nove vitórias em 12 jogos disputados (75% de aproveitamento). Por sua vez, o esquadrão do interior do Estado do Rio de Janeiro conheceu sua nona derrota também em 12 partidas realizadas (25% de aproveitamento).
O duelo colocou frente a frente os irmãos Marcelinho e Duda Machado pela primeira vez na história do NBB e ambos tiveram boas atuações. Mesmo com a derrota, Duda, que também reencontrou sua ex-equipe, teve uma atuação de gala e deixou a quadra com 29 pontos, enquanto que seu irmão mais velho marcou 18 tentos a favor do clube da Gávea.
Quem também venceu graças a um ótimo último quarto foi o líder Winner/Kabum/Limeira. Fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Demétrius superou o Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 78 a 67, e chegou ao décimo triunfo em 12 partidas realizadas na competição nacional (83,3% de aproveitamento).
Para sair vencedor e não dar chances ao vice-líder Pinheiros/SKY assumir a liderança do maior campeonato de basquete do país, o time do interior paulista contou com um ótimo desempenho de seus dois estrangeiros: o norte-americano David Jackson foi o cestinha, com 22 pontos, e o dominicano Ronald Ramon, que atingiu a marca de 1.500 pontos na história do NBB, contribuiu com outros 19 tentos.
Pivôs brilham e Franca bate São José
Graças a um brilhante desempenho de sua dupla de pivôs, o Vivo/Franca bateu o São José/Unimed, por 91 a 82, no Ginásio Pedrocão e alcançou sua quinta vitória em 11 jogos disputados no NBB (45,5% de aproveitamento).
Lucas Mariano foi o cestinha do confronto com 26 pontos, enquanto que Paulão Prestes registrou um duplo-duplo de 22 pontos e 14 rebotes. Quem também teve grande desempenho no jogo foi o ala Jhonatan, que contribuiu para o êxito francano com 20 pontos.
Outra equipe a jogar em casa e vencer foi o Uniceub/BRB/Brasília. Sem dar chances ao Minas Tênis Clube, o time candango venceu o confronto realizado no Ginásio da Asceb, por 82 a 54 e somou o sétimo triunfo em 13 partidas disputadas na sexta edição do NBB (53,9% de aproveitamento).
Para fechar o rol de equipes mandantes que triunfaram na rodada, o SKY/Basquete Cearense manteve seu embalo no campeonato nacional e somou o quarto resultado positivo seguido, ao superar o Paschoalotto/Bauru, por 84 a 80, em confronto realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Lanternas vencem
A rodada desta terça-feira foi ótima para as duas equipes de pior campanha na competição. Até então dono da 16ª posição, o Espírito Santo Basquete mostrou um grande poder de reação para vencer o Universo/Goiânia, por 83 a 82, após ficar atrás do placar durante 35 minutos do jogo.
Com o resultado, o Espírito Santo chegou ao seu terceiro triunfo em nove partidas disputadas na temporada 2013/2014 do NBB, o equivalente a 33,3% de aproveitamento, ultrapassou o Macaé e assumiu o 15º posto da tabela de classificação.
Enquanto isso, a Liga Sorocabana voltou a sorrir na temporada 2013/2014 do NBB. Depois de cinco derrotas seguidas, a equipe dirigida por Rinaldo Rodrigues mostrou poder de superação e venceu o Palmeiras/Meltex, fora de casa, também de virada, por 71 a 69.
Os destaques da heroica vitória dos sorocabanos ficaram por conta do armador norte-americano Ned Cox, autor de 17 pontos, mesma pontuação do ala Schneider, que ainda roubou quatro bolas. Estreante da noite, o armador Luiz Felipe Lemes teve papel fundamental, esteve em quadra por 34 minutos e fez oito pontos, todos eles no último quarto.
A 14ª rodada do NBB 2013/2014 segue nesta quarta-feira, com o clássico da capital paulista entre os rivais Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed. O duelo será realizado na casa pinheirense, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 19 horas (de Brasília).
Confira todos os resultados do NBB 2013/2014 nesta terça-feira:
Vivo/Franca 91 x 82 São José/Unimed
Universo/Goiânia 82 x 83 Espírito Santo Basquete
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 54 Minas Tênis Clube
Palmeiras/Meltex 69 x 71 Liga Sorocabana
Flamengo 79 x 69 Macaé Basquete
Mogi das Cruzes/Helbor 68 x 79 Winner/Kabum/Limeira
SKY/Basquete Cearense 84 x 80 Paschoalotto/Bauru
Fonte: LNB