RIO CLARO SUPERA BRASÍLIA EM JOGO ACIRRADO E CONQUISTA A PRIMEIRA VITÓRIA NA LBF
O Rio Claro Basquete alcançou a sua primeira vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Brasília/CSUV1, na noite desta segunda-feira (16 de dezembro), por 73 a 63 (37 a 30 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP), no complemento da terceira semana.
O time paulista dominou o quarto inicial por completo, aproveitando os erros do adversário, causando pelo nervosismo, para sair no contra-ataque e venceu com uma diferença de 15 pontos (24 a 09). No segundo período, valeu a bronca do técnico Flávio Prado, do representante do Distrito Federal, já que sua equipe voltou com outra postura, especialmente na marcação, e encostou, ganhando o quarto por oito pontos (13 a 21).
Na volta do intervalo, o equilíbrio esteve presente e o time da casa venceu com vantagem de dois pontos (20 a 18). Nos dez minutos finais, a partida seguiu equilibrada, com as duas equipes lutando bastante, e o representante rio-clarense foi ligeiramente melhor (16 a 15), garantindo sua primeira vitória na história da LBF.
Os principais nomes da partida foram Laís de Souza (16 pontos e 04 rebotes), Leila Zabani (16 pontos e 03 assistências), Renatinha Oliveira (14 pontos e 08 rebotes) e Thaissa Frediani (12 pontos e 03 assistências), pelo time da casa; Kika de Lima (23 pontos, 11 rebotes e 03 assistências – double-double), Camila Jackson (11 pontos e 02 assistências), Paulinha Fernandes (10 pontos) e Fabi Guedes (10 pontos, 09 rebotes e 02 assistências), em favor do visitante.
“É sempre bom estrear com uma vitória. Vínhamos treinando forte durante a semana e isso foi importante. Oscilamos dentro da partida, mas creio que agora teremos um bom tempo para trabalhar e, certamente, iremos retornar a competição melhor, com um entrosamento maior”, comenta a ala Leila Zabani, que fez a sua primeira partida com a camisa do Rio Claro Basquete.
“Sabíamos que seria uma partida difícil, mas creio que fizemos um bom jogo. Apesar do pouco tempo de treino. Creio que a equipe vai crescer bastante no decorrer da competição, especialmente pelo tempo que teremos para treinar e acertar muitas coisas”, opina a experiente pivô Fabi Guedes, do Brasília/CSUV1, que é a única jogadora a conquistar dois títulos da LBF.
A quarta semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 será aberta no dia 11 de janeiro de 2014 (sábado), às 11h00 (de Brasília), com a partida isolada entre Sport Recife e AD Santo André, em Recife (PE). No dia 12 de janeiro (domingo), às 11h00 (de Brasília), o Maranhão Basquete faz a sua estreia recebendo o Ourinhos Basquete, em São Luís (MA).
No dia 13 de janeiro (segunda-feira), o São José/Colinas Shopping encara o Americana, às 20h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP). A quarta semana prossegue no dia 14 de janeiro (terça-feira), com o jogo entre Brasília/CSUV1 e Ourinhos Basquete, às 20h00, em Brasília (DF). E, o complemento ocorre no dia 16 de janeiro (quinta-feira), com o Brasília/CSUV1 recebendo a visita do São José/Colinas Shopping, às 20h00, no Distrito Federal.
HOMENAGEM
No intervalo da partida, a diretoria do Rio Claro Basquete prestou uma justa homenagem a Luiz Zanon, hoje técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, que na época de atleta, vestiu a camisa do time masculino da cidade, conquistando vários títulos e fazendo história no basquete paulista e nacional.
“Fico feliz com esta homenagem, que é o reconhecimento do trabalho que desempenhei aqui em Rio Claro como jogador, quando a nossa equipe conquistou muitos títulos. Agora, como técnico estou acompanhando de perto esta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), pois quero fazer análises e observações importantes, não só pensando na próxima convocação, como nas futuras também”, finaliza Zanon.
Foto: Ricardo Prado/Divulgação
Fonte: ASE