ENTREVISTAS

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, UM POUCO DE UMA GRANDE ÁRBITRA DE BASQUETE: ANDREIA REGINA SILVA, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_31737_1.jpg ::.

Paulista de Bauru, tinha um sonho a realizar e correu atrás dele. Saiu de sua cidade, foi para a capital do estado, onde seu sonho poderia estar mais próximo de sua realização. Mas antes de sua realização,  a menina de Bauru chegou a passar fome, mas não passou a vontade de realizar seu sonho.

Anos se passaram  e hoje, aquela menina é uma árbitra Internacional, desde 2011 e já perdeu a conta de quantos países já conheceu. Hoje ela é empresária e proprietária da AR Sport/ eventos esportivos e uma das profissionais mais competentes  e respeitadas da arbitragem no nosso basquete.

Ela é Andreia Regina Silva, que com 1,67m de altura, é uma das maiores autoridades de jogo de gigantes: o Basquetebol.

            Acompanhe a entrevista que Andreia, gentilmente me concedeu narrando um verdadeiro caso de amor ao basquete.             

 Andreia, quero que você fale um pouco de sua vida como árbitro, desde quando começou até chegar hoje, uma das grandes destaques da arbitragem mundial

Sai de Bauru no interior de São Paulo a 334km da capital., onde iniciei na arbitragem na Liga  Regional de Bauru. ( Centro oeste paulista), em 2000. Presidente da liga o  Sr. André Luiz de Almeida. 

Aos 19 anos de idade resolvi colocar a mochila nas costas e tentar a sorte na cidade grande /SAO PAULO

Onde tudo começou , passei por várias dificuldades financeiras , não tinha onde morar e passei fome . 

Morei de favor na casa de pessoas em troca de moradia fazia faxina.

Chorei por várias e várias vezes pensando em desistir, mas a minha família foi o meu ponto forte e permitiu que isso acontecesse. (Pai Carlos, mãe Sônia e vovó Isabel)

 E quando o basquete entrou na sua vida?

Comecei apitando para o Pelissari e para  o senhor Alberto Lapoiam ,onde ganhava dinheiro para concluir o curso e andar de ônibus e metrô. 

Fiz o curso com o José Carlos Pelissari em 2002 e em 2003 fiz o curso novamente com o Sr. Geraldo Miguel Fontana ,hoje diretor técnico da FIBA AMÉRICAS. 

Fui preparada e treinada pelo Sr Fontana e pelos melhores árbitros do Brasil pois apitava com esses árbitros. 

Graças ao basketball já perdi as contas de quantos países já conheci e de quantos campeonatos internacionais participei. 

Sou grata por tudo que tenho e pela mulher que sou hoje. 

Tenho 17 anos de arbitragem e continuo com o mesmo frio na barriga do primeiro dia onde apitei um jogo pré mini no clube Palmeiras em 2002......

Qual é o caminho para chegar a ser um árbitro da categoria Internacional?

Caminho para chegar. Ter determinação, disciplina, se dedicar, cuidar da parte física,estudar regras ,estudar outros idiomas e apitar com qualidade para ser diferenciado.  

Ter Deus em nossas vidas é de fundamental importância. Sou privilegiada pois tenho pessoas que me ajudaram e me ajudam até hoje , tenho Deus ,amigos e uma família que me da uma estrutura psicológica profissional muito boa. 

 Apitar jogos masculinos, femininos, categoria de base, o árbitro tem atuação diferente em cada situação?

Jogo masculino e feminino são bem diferentes. Arbitrar um jogo masculino temos situações de interferência e violações acima do  nível do aro, os contatos são mais fortes e o jogo mais rápido. 

Jogo feminino é um jogo muito técnico e de contatos mais leves onde o arbitro precisa ter uma leitura de jogo mais precisa e refinada. 

 Qual foi seu jogo inesquecível? 

Jogo mais importante para mim foi no Pré-mundial  adulto masculino na Venezuela  em 2011, onde apitei o jogo do Pivô argentino Luiz Scola e vários atletas que jogam na NBA

 Existiu alguma situação inusitada acontecida com você, em seu trabalho?

 Uma vez nos Jogos Regionais em Caieiras em 2003, um atleta ao recuperar a bola do adversário para ligar um contra -ataque cometeu uma violação de andada eu marquei a violação e então este atleta entregou a bola nas minhas mãos e me deu um beijo na testa . rsrs.... Fiquei sem jeito com vergonha  mas não dei técnica nele. A torcida começou dar risada!!! rsrsrs.. 

 Planos para o futuro

 Concluir minha faculdade de Comercio Exterior me dedicar a minha empresa e apitar até o dia que Deus permitir. 

 COMPETIÇÃO DE TRÊS PONTOS

Um país -  Itália

Uma cidade – Veneza,(Itália), é uma das cidades mais encantadoras do planeta. Ela incendeia nossa imaginação e encanta nossos sentidos com sua onipresente arquitetura milenar.

Imprensa - O meio de comunicação mais importante .

Sonho realizado - Ser arbitra Internacional. 

Sonho a realizar - Uma olimpíada.

Um homem bonito -  Meu pai, Carlos. 

Uma mulher bonita -  Minha mãe, Sônia. 

Deus - Gratidão por Ele, amor e fé!!!

O que mais detesta -  Mentiras e pessoas oportunistas. 

A cesta mais certeira de sua vida -  Praticar esporte e ter me tornado árbitra de basketball.

Uma mensagem.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece, em saber o que é preciso fazer, mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois!!!

Andreia, agradeço sua tão amável atenção e quero deixar um grande abraço a você, extensivos à todas as mulheres.

Fotos: arquivo pessoal de Andreia

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.646.751

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos