ENTREVISTAS

MÁRCIO DE OLIVEIRA PINTO, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE BASKETBALL, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_1_1867.jpg ::.

MÁRCIO DE OLIVEIRA PINTO, UM AMIGO PRESIDENTE.

             Filho de pai diamantinense e mãe italiana, nasceu na nossa capital mineira, a bela Belo Horizonte, aquele que mais tarde, faria parte da História do nosso Esporte. Ele começou sua carreira no esporte, jogando basquete no Cruzeiro Esporte Clube, depois se transferiu para o Mackenzei e finalmente, no Círculo Militar, todos os clubes da sua cidade natal. Além do  basquete, fez Maratona e Triathlon.

Trabalhou no comercio de materiais de construção durante 28 anos. É formado em Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Atualmente trabalha com Posto de gasolina e sua esposa, em empreendimentos imobiliários, construção e alugueis de imóveis.

            Este incansável trabalhador esportista brasileiro e presidente da Federação Mineira de Basketball desde 2005. Não mede esforços para fazer o basquete cada vez melhor e sempre procurando levar este esporte para todo o interior do estado e por muitas vezes foi a São Sebastião do Paraíso, onde tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente.

            Esta pessoa que já faz parte de Historia do Esporte e se for contar a história do basquete, um nome jamais poderá ser esquecido: MÁRCIO DE OLIVEIRA PINTO, hoje presidente de Federação Mineira de Basketball, porém uma vida toda dedicada ao esporte, principalmente, o nosso basquete.

            Merecidamente, devo tratá-lo por Vossa Senhoria, Ilustríssimo Senhor ou outro pronome usado para as mais importantes personalidades. Mas vou tratá-lo como faço com todos os meus amigos, porque a mim, Márcio além de presidente é um presidente amigo.

             E o meu amigo presidente da FMB, Márcio de Oliveira Pinto é meu entrevistado de hoje, acompanhe:

 

Márcio, quero que você fale um pouco de sua carreira dentro do basquete,  até chegar hoje a presidência da Federação Mineira de Basketball 

 

Sempre procurei me cuidar. Incentivado por um Pai que gostava de ginástica, sempre fiz esporte, natação, futebol de salão e basquete. Joguei durante minha formação em Belo Horizonte. Faço parte da Associação de Veteranos de Basquete de MG desde a sua fundação, a 33 anos atrás, de onde surgiu uma solicitação dos amigos para dirigir a Federação Mineira, onde estou desde 2005.

 

 E quando começou a gostar de basquete?

Na escolinha do Cruzeiro, e no Colégio Santo Agostinho, onde estudei por 07 anos, e tinha como professor de educação física, Fernando Grosso, que foi um dos maiores treinadores de basquete de Minas.

 

  O que o basquete representa na sua vida?

Formação, concentração, educação, amizade, lazer, diversão, competição.

 

  Como é ser presidente de uma federação tão importante como é a FMB?

 

Bom, é muita responsabilidade, dado ao enorme sacrifício, que com poucos recursos,  de se  trabalhar. Mas é muito bom  estar junto com quem faz esporte neste País,  sempre atendo aos acontecimentos e procurando desenvolver a gestão, e mostrando a importância do esporte para todos na formação dos jovens.

Fiz muitas amizades, conheci muitas cidades, e penso ter ajudado, dentro do possível, as entidades na organização e administração da entidade.

 

 

 Sabemos que o basquete mineiro está numa crescente, quais são os principais fatores que levaram nosso estado a esta posição de destaque?

 

Bem, acho que ainda estamos no começo. Desde de 2006 mostro para todos que o importante para o desenvolvimento é a regionalização. Com ela vamos concentrar as competições, com menores custos, principalmente de deslocamento. Todos precisam entender que, regionalizar não é separar, nem menosprezar, nem individualizar, clubes, entidades e instituições. É poder conseguir realizar o maior número de competições possíveis de acordo com as possibilidades de cada região. Minas é muito grande e roda-la em todas as regiões com competições estaduais, como um todo, é muito caro. Também se tem que entender que  concentrar forças é melhor do que dividir miséria. Temos que crescer juntos.Todos

 

 O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?

 

Sim. Em eleições da CBB, quando priorizou embates e não projetos. Sabe Marquinhos, o mundo mudou, as pessoas mudaram e principalmente as gestões mudaram. As coisas do esporte, hoje, acontecem muito rápido. Enquanto se esta discutindo o passado o futuro demora em começar. Gerações e competições passam enquanto não se entendem. O basquete, as pessoas que gostam, precisam se entender e unir mais.

 

 Presidente, vamos falar um pouco de números: quantas entidades filiadas  a federação tem? No masculino? No feminino? E como fica o quadro de atletas federados?

 

Estamos, hoje, entre filiados e federados com 45 clubes, associações e entidades que praticam basquete em todos os níveis e naipes. Com perto de 800 atletas.

 

 Qual  é o trabalho desenvolvido pela federação  em relação às categorias de base?

 

Temos um trabalho desde 2002 com festivais de mini basquete. Já estamos na 76ª edição.

 

 O basquete na Escola: qual a relação entre a federação e escolas onde a criança começa a ter seus primeiros passos neste esporte?

Algumas escolas participam de jogos da Federação. Mas somente aquelas que tem a frente atletas e ex-atletas de basquete dão sentido de competição. Acho que sem competição não há crescimento

 

Copa America em São Sebastião do Paraíso, a mim foi a “COPA NO PARAÍSO”, como você viu o sucesso que foi esta competição internacional em nosso estado e que benefícios esta competição poderá trazer para o nosso basquete, em particular, o mineiro?

Nossa mãe. Show, Paraíso deu um verdadeiro Show de organização, serviços, hospitalidade, amizade. Jeito mineiro de fazer as coisas; com o coração, simplicidade, e honestidade com os hóspedes. Parabéns a população, ao prefeito Mauro, ao Mariano e todos da sua equipe, indistintamente. Parabéns a você também. Sempre com seu jeitinho, mineiro, caladinho, fez uma grande cobertura.

 

 

COMPETIÇÃO DE TRÊS PONTOS 

 Uma cidade- Varena -Itália

 

 Um país  Itália

 

Campo ou praia - Tem tempo para os dois

 

 Prato preferido  - Espaguete "mare i monti"

 

Um sonho realizado - Posso ser ingrato com alguma coisa ou com alguém, ou até comigo mesmo, mas agradeço todos os dias o que tenho e ao meu modo de ser.

 

Um sonho a realizar - Morar na Itália por algum tempo

 

Um ídolo no basquete - Corbalán da Espanha- Michael Jordan na NBA- Ubiratan no Brasil

 

Uma mulher bonita – A  minha

 

Imprensa -  Parceira do esporte

 

Um livro -  Memoriais Póstumas de Braz Cubas

 

Um filme - Entre dois amores

 

Amor -  De mãe

 

Amizade  - Sem cobrança

 

Deus - Meu guia

 

Seleção brasileira- Temos sempre que recordar da bi-campeã- A atual esta ótima

 

O que você mais gosta- Fazer pizza em casa,jogar um racha de basquete e conversar com amigos

 

O que mais detesta- desunião

 

A cesta mais certeira de sua vida - Ter os pais que tive e a mulher que tenho.

 

Márcio quero agradecer a honra de poder entrevistá-lo e  peço que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.

 

Retribua  ao basquete tudo que ele fez por você

    • Você é nosso visitante número
      16.657.772

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos