COBERTURAS

SELEÇÃO FEMININA SUB-19, SE PREPARANDO PARA O MUNDIAL

.:: conteudo_1_6523.jpg ::.

Dois dias nos treinos da seleção sub-19 feminina

Por Patrícia Santana*

A seleção brasileira feminina de basquete sub- 19 feminina está treinando na cidade de Santo André desde dia 10 de abril. Dias 23 e 24  deste mês de maio acompanhei a rotina das jogadoras e da comissão técnica e pude perceber, através dos depoimentos de algumas jogadoras,  que o ritmo está forte na parte física comandada pelo preparador Lucinei Silva e nos  treinamentos táticos comandada pela ex-jogadora e renomada  Janeth Arcain .

No dia 23,assim que chegue, em Santo André, pude conversar com as jogadoras  Izabella Sangalli, Carla Lucchini e Vanessa Gonçalves. Elas comentaram sobre os amistosos na China, onde enfrentaram as seleções da casa, a Austrália e a seleção B sub 19 dos Estados Unidos assim como suas expectativas para o mundial que acontece no mês julho na Lituânia e os ritmos de treinos na seleção.

“Pude perceber nesses jogos na China que nenhuma menina se destaca fazendo muitos pontos em todos os jogos, todas pontuam”. Disse a pivô Vanessa Gonçalves.

 “Devemos jogar coletivamente assim como essas equipes jogam, portanto nós todas temos que estar bem preparadas para poder ter um bom resultado nesse mundial”, destacou a armadora Carla uma das mais experientes, pois jogou o mundial sub 17 no ano passado.

Durante os noves jogos amistosos na China que serviram de preparação para o mundial a treinadora Janeth fez vários revezamentos entre as jogadoras onde todas puderam atuar vários minutos em quadra e ao mesmo tempo a técnica braileira colocou em práticas vários esquemas táticos de devesa e ataque.

“Foi esquema tático adotado pela Janeth que colocou todas para atuarem nos jogos, até mesmo para dar experiência para aquelas que ainda não tinham, e ela fez com que pudéssemos sentir como estão essas equipes”. Disse a ala Izabella Sangalli referindo-se o pouco tempo que atuou nos jogos na China.

Ainda nos treinos de quadra e de academia o desempenho de todas é constante fazendo até com muitas saíssem dos treinos com tratamento de gelo em volta das pernas e tornozelos como precaução contra possível contusão.

As experientes Vanessa, Izabella e Carla são apenas exemplos de que o basquete feminino brasileiro pode, sem dúvida, crescer com o desempenho mostrado por elas, afinal, a seu lado também outras que estão treinando constantemente na seleção sub-19 e poderão vir a ser ícones para o esporte, assim como Janeth foi no passado. Isabela Ramona, Maria Claudia, Carolina Ribeiro, Martha Imonana, Maria Carolina, Ana Carolina, Alana Gonçalo, entre outras, mesmo passando muito tempo longe de suas famílias, são novos nomes que sonham com uma medalha no mundial da Lituânia e ter um futuro brilhante no basquete feminino. É esperar pra ver e creio que veremos.

Agradeço a Bruna Werneck e ao Guilherme Lotufo que me ajudaram a estar junto com a seleção nos treinamentos e que ao mesmo tempo me proporcionou o prazer de ficar ao lado dessas meninas guerreiras, ao Marcos Carmo pelo site Chuá Marcos que dá o prazer de escrever sobre o esporte que tanto amo e a minha colega Selma Ferreira pela revisão do texto.

*Patrícia Santana é colaborada deste site

Patricia da Silva Santana

Professora desde 1992

em Manaus Amazonas

Jogou basquete em escolas em Manaus

Participou de jogos escolares como atleta

e hoje acompanha o basquete feminino

    • Você é nosso visitante número
      18.177.817

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos