COBERTURAS

BASQUETE DO VASCO DE VOLTA AOS ÁUREOS TEMPOS

.:: conteudo_26370_1.jpg ::.

“Tua imensa torcida é bem feliz, Norte-Sul, Norte-Sul deste país...”, diz o hino ao Vasco da Gama. Não precisa ser carioca ou fluminense para conhecer e admirar este lendário clube de todos os brasileiros, e até de portugueses também. Não precisa morar no Rio, não precisa saber jogar, enfim, se torna necessário ter um sentimento de amor, de vontade, de esperança de um futuro melhor pautado em “duplo-duplo” “educação-respeito”, que certamente, teremos um futuro melhor.

            A base desse futuro melhor começa na educação e o esporte é a melhor maneira de educar, acredito que o dia que nossos governantes descobrirem isso, nossa nação será aquela nação que todos nós sonhamos.

             O Clube de Regatas Vasco da Gama, há mais de um século, é um grande responsável pela formação cívica e cidadã dos nossos jovens. Ele abriu as portas a todas as raças e povos em suas mais diversas modalidades esportivas. Falar sobre o Vasco é fácil, entre numa modalidade qualquer e verá como este clube dedica na formação não só de profissionais, mas, de personalidades.

            Venho aqui para falar apenas do Basquete e o Gigante da Colina sempre se fez presente, se passou alguns anos sem ter uma equipe adulta, porém, jamais descuidou das categorias de base. Agora volta com sua equipe adulta masculina disputando a Liga Ouro, e tem planos para o NBB das próximas temporadas.

            Se Lamartine Babo, estivesse vivo, certamente acrescentaria mais uma estrofe no Hino do Clube, que além de citar o Altetismo, o Remo e o Futebol, certamente ele diria que a “ sua torcida tem um sentimento profundo, por seu Basquete que atingiu o topo do mundo”

UM POUCO DAS GRANDES CONQUISTAS

Sexto esporte adotado pelo cruz-maltino, o basquete surgiu no clube em 1925. O torcedor vascaíno demorou um pouco para gritar seu primeiro título de campeão na modalidade, 10 anos após o início da prática, o Almirante venceu o Campeonato Carioca da Segunda Divisão. 

O campeonato da cidade veio somente em 1946, Adílio de Oliveira, Alfredo da Mota e Raimundo dos Santos, são nomes que ficaram na história do Club de Regatas Vasco da Gama por fazerem parte da equipe comandada por Oto Glória, que chegou ao ponto mais alto do pódio. 

Nos anos 60, um timaço de basquete foi montado: Barone; Gogô; Jomar; Manteiga; Felipão; Felinto; Aurélio; Peixotinho; e Edinho. No Rio de Janeiro, Vasco conquistou o Carioca em 1965 e 1969, de 64 a 68, sequencialmente, o penta da Taça Gerdal Bôscoli, muito assistida na época, e quase fisgou dois brasileiros perdidos para o Corinthians. Em seguida, o tetra conquistado de 1978 a 1981 também merece ser lembrado com orgulho. 

Ainda fresco na memória de muitos torcedores do Almirante, a equipe vencedora de 1997 composta por Alexey; Alvin; Charles Byrd; João Batista; Maozão; Marcelão; Mingão. Os atletas comandados por Alberto Bial foi campeã da Taça Canela e trouxe o Estadual em uma vitória épica em cima do arquirrival Flamengo. Após quatro jogos com duas vitórias para cada lado, no dia 17 de dezembro de 1997, o Vasco levou a melhor levantando o caneco para delírio dos vascaínos em um Maracanãzinho lotado.

Nos últimos anos do século XX, o Brasil conheceu sua maior equipe montada em um clube. O Vasco venceu o Campeonato Brasileiro, a Liga Sul-Americana e disputou o Mc Donald`s Championship vencendo campeões continentais, só perdendo para o San Antônio Spurs (EUA) por 103 a 68. Nessa época, atletas como Rogério, Vargas, Helinho, Sandro Varejão, Ricardinho e Nenê, também fizeram história. Após Bial, Flor Menendes e Hélio Rubens, também comandaram o basquete cruz-maltino. Tudo isso, ainda sem mencionar o basquete feminino, que nas mãos de Janete e equipe, e sob comando de Maria Helena Cardoso, também trouxeram para a Colina títulos como os inéditos brasileiro e sul-americano.

Pesquisa - Vasco da Gama

Neste sábado e segunda-feira, o Vasco decide jogando  em casa, a liderança da Liga Ouro, contra a equipe paranaense do Campo Mourão e com presença inédita deste site CHUÁ MARCOS

E como diria o grande cantor e compositor, Lamartine Babo, “vamos todos cantar de coração.....”

Vamos todos cantar de coração

"A cruz de malta é o teu pendão!"

Tens o nome do heróico português

Vasco da Gama, tua fama assim se fez

Tua imensa torcida é bem feliz

Norte-Sul, Norte-Sul deste País

Tua estrela, na terra a brilhar

Ilumina o mar

No atletismo, és um braço

No remo, és imortal

No futebol, és um traço

De união Brasil-Portugal

    • Você é nosso visitante número
      18.181.396

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos