SELEÇÃO FEMININA SUB-18 FAZ TREINO CONTRA PARAÍSO BASQUETE

SELEÇÃO TREINA FORTE
Neste inicio da noite desta quinta-feira(26), na Arena Olímpica em São Sebastião do Paraíso, pude conhecer de perto o trabalho da nossa seleção feminina sub-18 se preparando para a Copa América de Porto Rico.
Inicialmente agradeço pela ótima receptividade de todos os membros presentes da delegação brasileira, pude conversar com todos a começar pela “chefe” ou melhor, administradora, Andréia Cavalcanti que coloca toda sua mineirice a favor do basquete nacional, aliás, Andréia não reside tão distante da minha São Tomás de Aquino, mas só tive a felicidade de conhecê-la em 2010, no rigoroso inverno chileno de Santiago, são coisas que só quem ama o basquete, pode entender tudo isso.
Nosso simpático comandante Júlio César Patrício, que me disse: “estamos focados no preparo físico e isso é um fator que está contribuindo muito para a evolução das jogadoras e começar a definir, estamos corrigindo as falhas e treinar com equipes masculinas fortes como esta de Paraíso, muito ajuda na preparação. Nossa meta em Porto Rico é classificar para o Mundial e depois aproximar mais do ponto mais alto do pódio”
Reencontrar pessoas como Elvis Luis Pinto, que conheci em um jogo final do paulista sub-17, onde sua equipe, São José dos Campos, se sagrou campeã. E até amigos que antes conhecia somente pelo facebook, como o preparador físico Paulo Augusto que me relatou como é toda a preparação física das meninas.
O técnico Bruno, a médica Dra Paula, a fisioterapeuta Ana Carolina, enfim a certeza que a seleção está em ótimas mãos.
E as meninas?
Realmente têm a cara da comissão técnica: igualmente simpáticas e maravilhosas. Vanessa, Thamara e Isabela, nos conhecemos também no forte inverno austral do Chile próximo das neves de Puerto Montt, onde elas defendiam o Brasil no Mundial Sub-19, em 2011. A também amiga, (antes só pelo facebook), Ana Borges, e todas essas novas amigas do basquete, Carolina dos Santos,Gabriela Martins, Ana Carolina, Alana, Estela, Maria Cláudia, Bruna, Isabela Ramona, Ana Borges, Vanessa, Thamara, Maria Carolina e Martha que têm esta missão de levar o Brasil para a Copa América e por que não dizer ao mundial.
O TREINO
A boa equipe do sub-15 masculina do Paraíso Basquete, do técnico Jefferson, fez um grande jogo-treino contra a seleção que está fazendo seus ajustes finais, corrigindo suas falhas, se aprimorando sua defesa, fez um bom jogo contra os meninos que são fortes e teve até enterrada como grande jogada de efeito.
A seleção mostrou que tem fôlego para suportar o calor do caribe e levar o Brasil para o lugar de destaque que merece.
AS FOTOS DO FATO
Como são muitas, não vou citar as legendas, mas o leitor verá o aquecimento, a disputa contra os meninos fortes, a seriedade na hora da fala do treinador e uma quero destacar: a foto da Ana Borges que durante o jogo levou uma pisada no tornozelo, que chorou de muita dor, mas alguns minutos depois, com seu pé todo enfaixado de gelo, se mostrou toda sorridente, estampando claramente a alegria que é jogar basquete.
SELEÇÃO X FRANCA (ADULTO) NESTE SÁBADO
No próximo sábado (28/07), a seleção faz mais um jogo treino. Desta vez, o adversário será o time adulto feminino de Franca (SP). A partida acontece às 10h, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais.
A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina está no grupo 'B' da Copa América, junto com Canadá, México e Porto Rico. Na chave ‘A’ se enfrentam Estados Unidos, Argentina, República Dominicana e Colômbia.