BELDADES EM AÇÃO: COMEÇA A LIGA DE BASQUETE FEMININO
MUSAS DENTRO E FORA DA QUADRAS: NOSSO BASQUETE FEMININO
O ‘5º Campeonato da Liga de Basquete de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15’ foi apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira (25 de novembro), no auditório da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), na cidade de São Paulo (SP), contando com a presença de dirigentes, técnicos, atletas, patrocinadores, jornalistas e demais convidados. A mesa foi composta por Márcio Cattaruzzi (presidente da LBF), a ex-jogadora Helen Luz (vice-presidente da LBF), Carlos Nunes (presidente da Confederação Brasileira de Basketball), Cristiane Ferreira (diretora de marketing da Bombril) e Gustavo Túlio (representante da Èrrea).
A competição será disputada entre os dias 29 de novembro de 2014 e 27 de abril de 2015, reunindo dez equipes, que estarão brigando pelo título.
Cristiane Ferreira falou do objetivo da Bombril, que é sempre valorizar a mulher. “A Bombril segue mais uma temporada com a Liga de Basquete Feminino (LBF), pois gostou do que aconteceu no primeiro ano da parceria. Além disso, essa parceria segue dentro da meta da empresa, que é a valorização da mulher, neste caso a esportista, que é uma mulher guerreira e decidida, assim como a dona de casa”, relata a gerente de marketing.
Para a italiana Érrea, esta parceria visa apresentar a marca ao mercado nacional. “A Èrrea é uma marca de artigos esportivos de origem italiana com atuação em diversos países, que agora está chegando ao Brasil. E, esta parceria com a LBF será bastante salutar, pois ajudará na apresentação da marca aos esportistas brasileiros”, comenta Gustavo Túlio.
Os participantes da LBF – 2014/15 são estes: ADCF Unimed (Americana), Sport Recife (Recife), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos), Maranhão Basquete (São Luís), Basketball Santo André/APABA (Santo André) e Brasília/Vizi (Brasília), remanescentes da última temporada; Uninassau/América (Recife), APAB/Barretos (Barretos), Basquete Jaraguá (Jaraguá do Sul) e Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau (Presidente Venceslau), que estarão estreando. Essas equipes representam quatro estados – São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina – e o Distrito Federal.
O jogo de abertura será realizado no dia 29 de novembro (sábado), às 10h00 (de Brasília), reunindo ADCF Unimed, que é a atual campeã, e o ‘caçula’ APAB/Barretos, no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.
A ASCENSÃO DA BASE
Uma verdadeira passarela se transformou o salão nobre da ACESSP, as beldades no nosso basquete recém chegadas nas categorias de base, mostra uma vez mais, que o trabalho nas categorias iniciais, ver jogadoras como Leila Zabani, Tássia, Ariani e Izabela Sangalli, entre tantas outras jovens forças que vão crescendo dentro da modalidade. Com certeza, esta competição será de muitas beldades, dentro e fora das quadras, (ver fotos) e unanimidade de que a cada ano, a LBF, vai se consolidando para que num futuro próximo, ficar entre s três maiores ligas femininas do mundo, como projeta Celso Diniz, gerente da Liga.
”A expectativa é boa, temos um aumento no numero de participantes, quatro novas equipes, o amento de estados participantes, as equipes se estruturando, reforçando e quanto as estrangeiras, cada equipe, pode ter até três atletas em um jogo e na sua equipe, quantas quiser. Estamos conseguindo melhorar a cada vez mais nosso basquete”, comentou o presidente da liga, Márcio Cattaruzzi
“Estou super agradecida por esta oportunidade que me deram para estar na função, agradeço a Hortência, que me incentivou e agora estou aqui para contribuir para nosso basquete assim como contribui dentro da quadra, agora quero estar ao lado dessas meninas para ajudar. Por mais de 20 anos atuei dentro das quadras, e agora quero atuar fora delas, ajudando nosso basquete. Estou bastante ansiosa para que comece ver 10 equipes atuando e o mais importante é ver que não está mais centralizado em São Paulo. Somente a região Norte que não tem representante e o Nordeste, está em peso com três equipes. Tudo isso é fruto de um bom trabalho que a liga iniciou há cinco anos e eu tive a oportunidade de participar como atleta e hoje ver as equipes se reforçando. Com relação a base não temos nada, focamos mais no adulto que é uma referencia para as meninas da base”, palavras de Hélen Luz, vice-presidente da liga, campeã mundial e atuou na liga como jogadora
“A liga é uma competição bem forte e a cada ano se fortalece mais agregando mais equipes, em mais estados o que engrandece mais o nosso basquete e espero que seja bem competitiva esta temporada. Em relação ao Brasília, é uma equipe em construção, e está reforçando ainda, estamos treinando bastante e a cada ano que passa vai melhorando cada vez mais.”, palavras da bela Ariani Silva, que defende o Brasília /Vizinhança.