NOTÍCIAS

02/11/2013

LDB - Com duas rodadas de antecedência, Flamengo confirma liderança da fase de classificação

Time rubro-negro contou com atuação de gala do pivô Cristiano Felício, bateu rival Tijuca e assegurou primeira posição; Minas volta ao segundo posto

Dono da primeira posição desde o início da LDB 2013, o Flamengo enfim confirmou a liderança da primeira fase da competição Sub-22. Na manhã desta sexta-feira, o time rubro-negro venceu o clássico carioca, diante do Tijuca Tênis Clube, por 80 a 76, e não poderá mais ser ultrapassado por nenhuma outra equipe.

Os flamenguistas chegaram a 69 pontos ganhos e mesmo que percam seus dois últimos compromissos na fase inicial do maior campeonato de base do basquete brasileiro manterão a ponta da tabela de classificação.

Para sair vencedor contra o Tijuca e assegurar o lugar mais alto da fase de classificação, o Flamengo contou com uma exibição de gala do pivô Cristiano Felício. Apenas em sua segunda partida pela equipe, o jogador, que fez parte do elenco da Seleção Brasileira na disputa da Copa América 2013, registrou um expressivo duplo-duplo, com 22 pontos e 20 rebotes.

"Eu estou pegando o ritmo de jogo aos poucos, porque fiquei muito tempo parado antes de vir para o Flamengo. O time hoje conseguiu abrir uma vantagem boa no começo do jogo, mas deixou encostar. Na fase final do campeonato isso não pode acontecer, temos que ficar espertos", comentou Felício.

Por sua vez, o Minas Tênis Clube voltou ao segundo lugar. A equipe comandada pelo técnico Cristiano Grama bateu o Allianz/Ginástico, em outro clássico regional, pelo placar de 80 a 59 e retomou o posto que estava com o SKY/Basquete Cearense.

Apesar da grande diferença no marcador, o jogo foi bem equilibrado e bastante pegado, com todos os ingredientes que se espera de um grande clássico como este. Danilo Fuzaro foi o grande nome do jogo. O ala do Minas foi o cestinha do confronto, com 22 pontos, sendo 15 deles no segundo tempo. E foi quem apareceu quando a vitória minastenista mais esteve em risco.

"Tudo é um mérito do time. Eu tive a felicidade de ter um bom momento ofensivo no jogo, e em uma hora em que o Ginástico tinha nos apertado. Mas de nada adiantaria esse meu bom momento ofensivo se na defesa todo o time não se entregasse e se no ataque eu não recebesse as bolas dos meus companheiros. Então o mérito é coletivo", ressaltou Fuzaro.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Paulistano bate rival e anfitrião Pinheiros

A rodada desta sexta-feira teve mais clássicos regionais. No embate dos tradicionais clubes da capital paulista, o Paulistano/Unimed levou a melhor sobre o rival e um dos anfitriões desta etapa da LDB, Pinheiros/SKY, por 80 a 69.

O ala Gemerson foi o destaque do time vencedor, com duplo-duplo de 19 pontos e 12 rebotes. Além dele, o pivô Arthur também contribuiu bem para o esquadrão comandado pelo técnico Beto e regustrou 12 pontos e dez rebotes. Pelo time pinheirense, o cestinha foi o ala/pivô Wesley, com 18 pontos.

Enquanto isso, no clássico pernambucano entre Sport e Náutico/Fase Faculdade quem sorriu foi o clube rubro-negro. Depois de ficar atrás no placar durante os três primeiros quarto, a equipe da Ilha do Retiro teve uma atuação impecável no último período, com uma expressiva vitória parcial por 24 a 9, e levou a melhor na partida válida pela quinta etapa da competição Sub-22, por 74 a 61.

Uma grande parcela da vitória do time comandado pelo técnico Ricardo de Oliveira ficou por conta do armador Raphael. Com ótimas infiltrações, o jogador foi o cestinha da partida, com 27 pontos, dez deles na parcial final, além de registrar seis bolas recuperadas e seis rebotes. O triunfo manteve o Sport com chances matemáticas de se classificar à fase final do maior campeonato de base do basquete brasileiro. 

Franca vence mais uma e ainda sonha com classificação

O Vivo/Franca segue fazendo sua parte para buscar a classificação para a fase final da LDB 2013. Nesta sexta-feira, a equipe de São Paulo bateu o Grêmio Náutico União, por 82 a 50 e conquistou sua segunda vitória em duas partidas na sede realizada no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).

Para terminar a fase de classificação entre os oito primeiros colocados, o time francano precisa vencer todas suas duas últimas partidas na quinta etapa, inclusive o confronto direto contra o o anfitrião Paschoalotto/Bauru, e ainda torcer para que o Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC derrote os atuais campeões da competição Sub-22, e por um tropeço do Sport contra Brasília, em duelos a serem realizado neste sábado.

Os principais nomes do triunfo da equipe do interior paulista foram os homens de garrafão Rafael, Maique e Bruno Borges, que anotaram 14, 11 e 10 pontos, respectivamente. Maique ainda apanhou 13 rebotes e registrou um duplo-duplo. Apesar da vitória de Franca, o destaque e cestinha da partida foi armador gaúcho Thiago John, autor de 22 pontos (18 deles no primeiro tempo).

Também em Bauru, nesta sexta-feira, o Círculo Militar (PR) contou com uma boa atuação coletiva e derrubou o embalado Winner/Kabum/Limeira, pelo placar de 75 a 58.

Em outra partida da rodada desta sexta-feira, em Belo Horizonte, o Universo/Goiânia superou o Vila Velha/IVV/Cetaf, por 73 a 61, e se manteve na 14ª posição na tabela de classificação. O destaque goiano ficou por conta do ala Murilo Veloso, autor de 25 pontos e dez assistências. 

Por fim, na última partida do dia, o Uniceub/BRB/Brasília sofreu, mas venceu o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, por 71 a 66. Para garantir seu 16º triunfo no campeonato, o time da capital federal contou com boas exibições do pivô Ronald, que cravou um duplo-duplo, com 17 pontos e 16 rebotes, e dos alas Max e Paulo, autores de 16 pontos cada. 

Confira todos os resultados e os próximos jogos da LDB 2013:

- Sexta-feira (01/11)

Belo Horizonte (MG) - Arena Vivo, Minas Tênis Clube
Universo/Goiânia 73 x 61 Vila Velha/Cetaf
Minas Tênis Clube 80 x 59 Allianz/Ginástico

São Paulo (SP) - Ginásio Azul, E.C. Pinheiros
Paulistano/Unimed 80 x 67 Pinheiros/SKY
Tijuca Tênis Clube 76 x 80 Flamengo

Bauru (SP) - Ginásio Panela de Pressão
Vivo/Franca 82 x 50 Grêmio Náutico União
Winner/Kabum/Limeira 58 x 75 Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC

Fortaleza (CE) - Ginásio da UNIFOR
Sport Club do Recife 74 x 61 Náutico/Fase Faculdade
Uniceub/BRB/Brasília 71 x 66 SFC/ECV/Cavalo Marinho

- Sábado (02/11):

Belo Horizonte (MG) - Arena Vivo, Minas Tênis Clube
09h - Vitória/CECRE x Universo/Goiânia
11h15 - Vila Velha/IVV/Cetaf x Minas Tênis Clube

São Paulo (SP) - Ginásio Azul, E.C. Pinheiros
10h - Flamengo x Paulistano/Unimed
12h - São José/Unimed x Pinheiros/SKY

Bauru (SP) - Ginásio Panela de Pressão
13h45 - Vivo/Franca x Winner/Kabum/Limeira
16h - Paschoalotto/Bauru x Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC

Fortaleza (CE) - Ginásio da UNIFOR
16h45 - Uniceub/BRB/Brasília x Sport Club do Recife
19h - SFC/Vitória/Cavalo Marinho x SKY/Basquete Cearense

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.725.725

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos