INTERLIGAS: BRASILEIROS ESTREIAM COM VITÓRIAS
Pinheiros vence com facilidade o Libertad e Uberlândia vira para bater o Lanús e faz a festa da torcida mineira, no Sabiazinho
Unitri/Universo e Lanús foi um típico jogo entre brasileiros argentinos. Disputado, brigado e com muita raça para os dois lados. No fim, brilhou a estrela do ala Soró, que com uma bola de três no fim do terceiro quarto e mais 15 pontos no último período comandou a virada mineira, 83 a 75.
O camisa 10 foi o cestinha da partida ao lado do companheiro de equipe, o ala Gruber, ambos com 21 pontos. Do lado argentino, o ala/pivô panamenho Jamaal Levy foi o destaque com um duplo-duplo, 18 pontos e 11 rebotes.
As equipes fizeram um primeiro quarto em que as defesas levaram a melhor sobre os ataques. Os brasileiros converteram apenas 38% dos pontos que tentaram, mas compensaram levando a melhor nos rebotes.
O ala/pivô Luis Gruber abusou da versatilidade sobre o garrafão rival e anotou dez dos 15 pontos da equipe mineira no primeiro quarto. Do outro lado, Mariano Byró mostrou pontaria nas bolas de três pontos e converteu os dois arremessos que tentou, colaborando com seis dos 18 pontos dos argentinos.
Passado o nervosismo do início do jogo, os dois ataques passaram a encontrar mais espaço entre as defesas. Vindos do banco, Cipolini e Estevam deram novo fôlego ao garrafão do Uberlândia e anotaram cinco pontos cada, ajudando os brasileiros a conseguir o empate, 38 a 38, no intervalo.
Mas os argentinos voltaram melhor e conseguiram abrir quatro pontos logo no início, até que Uberlândia voltou para o jogo quando Robert Day converteu uma cesta de 3 pontos baixando para um a diferença.
O equilíbrio continuou até o segundo final do terceiro período, e a virada mineira veio no estouro do cronômetro, quando Soró acertou um arremesso de 3 pontos da zona morta que colocou Uberlândia na frente, 61 a 58.
Daí pra frente, nem mesmo a "catimba" argentina adiantou. Com enterradas de Leo Waskiewics e bolas de longa distância de Soró, a torcida no Sabiazinho foi a loucura. Em quadra, o time correspondeu ao apoio vindo das arquibancadas.
"Eu treino bastante para chegar em momentos como esse e conseguir acertar minhas bolinhas. Hoje, tive a oportunidade de permanecer mais tempo em quadra e pude ajudar a equipe a conquistar essa vitória importante", disse o ala do Uberlândia, Soró.
Pinheiros atropela o Libertad
Na partida de abertura do Torneio Interligas 2012, o Pinheiros/SKY não encontrou dificuldades diante do Libertad Sunchales (ARG), dominou os argentinos desde os primeiros minutos e conseguiu a vitória, 96 a 65.
Os destaques do time brasileiro foram Shamell e Olivinha, ambos com 16 pontos. O ala/pivô ainda quase conseguiu um duplo-duplo ao coletar nove rebotes. Do outro lado, o ala/pivô norte-americano William Graves foi o cestinha, com 16 pontos.
"Não tem jogo fácil em torneio internacional. É a gente que constrói a vantagem e deixa o jogo mais fácil. Começamos em um ritmo muito forte e depois eles não conseguiram alcançar", comentou o pivô Fiorotto, autor de 13 pontos.
Torneio Interligas - Grupo A
Local: Ginásio Sabiazinho - Uberlândia (MG)
20/03
Pinheiros/SKY 96 x 65 Libertad (ARG)
Unitri/Universo 83 x 75 Lanús (ARG)
21/03 (Quarta-feira)
20h15 - Pinheiros/SKY x Lanús (ARG)
22h - Unitri/Universo x Libertad (ARG)
22/03 (Quinta-feira)
20h15 - Libertad (ARG) x Lanús (ARG)
22h - Unitri/Universo x Pinheiros/SKY
Fonte: LNB