Minnesota Lynx é campeão da WNBA
Minnesota Lynx é campeão da WNBA
O Minnesota Lynx é campeão da WNBA, versão feminina da liga americana de basquete. Com direito a brasileira em quadra, mas na equipe rival, o time de Minneapolis derrotou o Atlanta Dream, em Atlanta, por 86 a 77 e concluiu a série melhor de cinco jogos por 3 a 0, já que também havia vencido outras duas partidas em casa.
Apesar do Atlanta ter começado atrás no marcador, a pivô Érika de Souza se destacou no princípio. No primeiro quarto, a brasileira anotou seis pontos, mas sua equipe saiu perdendo por 25 a 15.
Érika, porém, não repetiu o bom rendimento nas parciais seguintes e o Lynx parecia estar com a vitória encaminhada já no terceiro quarto, quando chegou a fazer 59 a 44, ficando com ótima vantagem.
A ala Maya Moore foi novamente destaque, assim como nos dois primeiros jogos da série. Ela anotou 23 pontos, pegou três rebotes e foi a melhor jogadora da decisão. Rebekkah Brunson fez um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes, enquanto a armadora Lindsay Whalen ajudou com outros 15 pontos para o Lynx.
Tiffany Hayes foi a melhor jogadora do Atlanta, sendo responsável por 20 pontos no confronto. Érika, que já confirmou que vai competir novamente pelo Sport Recife na próxima Liga Feminina de Basquete, encerrou com 12 pontos e nove rebotes.
O título é o segundo da franquia, que já havia ficado com o troféu em 2011. Vale lembrar também que Érika de Souza, vice este ano, já foi campeã em pelo Los Angeles Sparks em 2002, mas à época era apenas uma coadjuvante na equipe.
Este ano, a pivô brasileiro pediu dispensa da disputa da Copa América com a Seleção Brasileira para poder competir nos playoffs da WNBA. Além de Érika, Janeth é outra brasileira com títulos na NBA. Ela ganhou quatro, entre 1997 e 2000, pelo Houston Comets.
Fonte: WNBA