LDB - Sport bate Paulistano e vence a primeira como mandante
Time pernambucano perdeu os dois primeiros compromissos como anfitrião, mas se reabilitou nesta quinta-feira; Flamengo volta a vencer
Sediante da quarta etapa da LDB 2013, o Sport Club do Recife enfim conseguiu sentir o gosto de vencer ao lado de seu torcedor. Após duas derrotas nas duas primeiras partidas como mandante, o time rubro-negro conquistou o primeiro triunfo como anfitrião, ao bater o Paulistano/Unimed, nesta quinta-feira, por 59 a 56.
Além de poder comemorar a vitória ao lado de seu torcedor, a equipe pernambucana se recuperou na briga por uma vaga no G-8 da maior competição de base do basquete brasileiro. Agora, os comandados do técnico Ricardo de Oliveira somam 50 pontos e subiram para a 11ª posição, deixando o clube da capital paulista, que também possui 50 pontos, para trás nos critérios de desempate.
Sem poder contar com seus dois principais jogadores na competição até então, o ala/armador Vezaro, que se transferiu para o Joinville, e o ala/pivô Durval, machucado, o Sport contou com um poder de decisão do armador Vitinho para sair vencedor. Cria das categorias de base do clube, o jogador marcou 11 pontos, sendo sete deles no último quarto, e ainda distribuiu seis assistências.
"Antes da etapa começar, estávamos muito motivados pelo fato de jogar em casa. Nas duas primeiras partidas não tivemos boas atuações e ficamos frustrados com nosso desempenho. Conversamos muito antes do jogo de hoje e sabíamos que tínhamos que dar algo a mais para vencer. E foi exatamente o que aconteceu", disse Vitinho.
Além do camisa 4, o pivô Coutinho, que registrou um duplo-duplo, com dez pontos e 12 rebotes, e o ala/pivô Érick, autor de 14 pontos e seis rebotes, também foram fundamentais para o triunfo dos nordestinos. Pelo lado dos paulistas, os destaques individuais foram o ala/pivô Greg e o ala Loro, responsáveis por 15 e 14 pontos, respectivamente.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Flamengo volta a vencer
Depois de perder sua invencibilidade na última rodada, o Flamengo entrou em quadra nesta quinta-feira para duelar com o SFC/Vitória/Cavalo Marinho sem poder contar com seus quatro principais jogadores. Mas isso não foi problema para a equipe comandada pelo técnico Paulo Chupeta. Com boas atuações do trio Danielzinho, Léo e Alef, o time carioca superou o clube baiano, com tranquilidade, pelo placar de 68 a 51.
Desfalcado do armador Gegê, que sequer viajou para Recife por conta de compromissos com a equipe adulta no Campeonato Carioca, do ala Diego e do pivô Douglas, que retornaram ao Rio de Janeiro também para integrar o elenco profissional do Flamengo, e do ala/armador Chupeta, poupado do duelo com dores no abdômen, o esquadrão da Gávea contou com boa atuação de seus coadjuvantes para somar seu 21º triunfo, chegar aos 63 pontos ganhos e voltar à liderança do campeonato Sub-22, mesmo com dois jogos a menos que o Minas Tênis Clube, segundo colocado.
Com 23 pontos, o ala Léo foi o cestinha do duelo, além de apanhar cinco rebotes. Por sua vez, o armador Danielzinho contribuiu com 20 pontos, quatro rebotes, três assistências e duas bolas recuperadas. Quem também apareceu bem foi o ala/armador Alef, que registrou um duplo-duplo, com dez pontos e 11 rebotes, além de distribuir cinco assistências.
"É claro que com a ausência deles nosso time perde um pouco de qualidade. Mas nós, que sempre saímos do banco, estamos sempre batalhando e lutando. Hoje tivemos mais tempo de quadra e conseguimos segurar a bronca. Essa partida mostrou que o grupo do Flamengo tem muita qualidade", disse o cestinha Léo.
Brasília vence confronto direto
Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed entraram em quadra nesta quinta-feira em solo pernambucano empatados com o mesmo número de pontos (52). Quem vencesse ficaria com o oitavo posto na tabela de classificação. Melhor para o time da capital federal, que venceu o duelo por 70 a 64 e deu um importante passo rumo à classificação para fase final da competição Sub-22.
Agora com 54 pontos ganhos, o time candango, que voltou a triunfar após duas derrotas seguidas, segue dentro do G-8 do maior campeonato de base do basquete brasileiro. Por sua vez, São José soma 53 pontos na tabela e terá que vencer seus dois próximos compromissos, contra o anfitrião Sport Club do Recife e SFC/Vitória/Cavalo Marinho para fechar a quarta etapa na zona de classificação à próxima fase.
"Fizemos uma boa partida hoje. Nas duas partidas anteriores estávamos um pouco desconcentrados e errando muito. Então, colocamos na nossa cabeça que iríamos vencer os três jogos restantes aqui em Recife e demos o primeiro passo. Fizemos tudo que o Ronaldo (técnico) nos pediu e tivemos muito foco para sair com a vitória", disse o pivô Ronald, principal destaque do Brasília na partida, com 18 pontos e dez rebotes.
Quem também conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira foi o SKY/Basquete Cearense. A equipe de Fortaleza abriu boa vantagem logo de cara, mas precisou segurar uma reação do Pinheiros/SKY para vencer o duelo de maneira dramática, pelo placar de 69 a 66.
Os cearenses conquistaram seu 19º triunfo e chegaram aos 59 pontos ganhos na maior competição de base do basquete brasileiro. O cestinha da equipe foi o ala Victor Gusmão, com 15 pontos. O pivô Erick Camilo, autor de 13 pontos, e o ala Sualisson, que registrou um imponente duplo-duplo, com 11 pontos e 16 rebotes, também foram fundamentais para o êxito do time comandado pelo técnico Espiga.
Por fim, na última partida da rodada, a única equipe que ainda não havia vencido na LDB 2013 enfim comemorou um resultado positivo. Foram 21 jogos de espera, mas o Náutico/Fase Faculdade conseguiu sua primeira vitória na competição Sub-22. Com uma atuação impecável, a equipe pernambucana abriu boa vantagem no primeiro quarto, soube controlar o jogo e superou o Tijuca Tênis Clube, por 74 a 70.
"Não importa se perdemos 21 jogos. Temos que entrar em quadra e sempre tentar dar o nosso melhor. Mas também não podemos nos acostumar com o gosto da derrota. Hoje conseguimos abrir boa vantagem e diferente de outros jogos, soubemos controlar o jogo. Estou muito feliz", disse Bolado, cestinha do jogo, com 23 pontos.
Confira os resultados e os próximos jogos das disputas em Recife:
10/10 (quinta-feira)
SFC/Vitória/Cavalo Marinho 51 x 68 Flamengo
SKY/Basquete Cearense 69 x 66 Pinheiros/SKY
Sport Club do Recife 59 x 56 Paulistano/Unimed
Uniceub/BRB/Brasília 70 x 64 São José/Unimed
Náutico/Fase Faculdade 74 x 70 Tijuca Tênis Clube
11/10 (sexta-feira)
09h - Pinheiros/SKY x SFC/Vitória/Cavalo Marinho
11h - Paulistano/Unimed x SKY/Basquete Cearense
15h - São José/Unimed x Sport Club do Recife
17h - Tijuca Tênis Clube x Uniceub/BRB/Brasília
19h - Flamengo x Náutico/Fase Faculdade
Fonte: LNB