COPA AMÉRICA FEMININA: BRASIL É BRONZE E VAI PARA O MUNDIAL; CUBA É CAMPEÃ
Xalapa, México - A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou a medalha de bronze da Copa América - Pré-Mundial do México e a vaga para a Copa do Mundo da Turquia em 2014. Sob o comando do técnico Luiz Augusto Zanon o jovem time brasileiro imprimiu velocidade, força e conquistou a vitória sobre a seleção de Porto Rico por 66 a 56 (38 a 28 no primeiro tempo), na disputa realizada no ginásio da Universidade Veracruzana, na cidade mexicana de Xalapa.
"A disputa de hoje foi o jogo de maior trabalho emocional que tivemos durante o torneio, porque reverter a situação da derrota de ontem para Cuba (72 a 68), em menos de 24 horas foi duro. Enfrentamos hoje (sábado) um adversário que estava ferido e fortalecido do primeiro jogo, em que vencemos por uma larga diferença (91 a 54). Entramos o grupo um pouco tenso no jogo, mas tivemos muita qualidade nos sistemas que cada menina que acreditaram e foram buscar a superação. Esse deve ter sido o maior amadurecimento desse grupo dentro do nosso projeto. Pretendemos manter esse projeto pelo menos até as Olimpíadas do Rio 2016", analisou Zanon.
"Estou muito satisfeito de termos alcançado o nosso principal objetivo, que foi o de formar um grupo novo, além de muito contente com a evolução dessas meninas e com a sequencia que teremos pela frente. Elas mostram também o que podem ainda fazer pela frente. Estamos começando a formar uma seleção brasileira mesmo com uma sequencia e elas vão ter essa oportunidade pra frente em todas as competições oficiais que o Brasil possa estar jogando. É um trabalho de agradecimento a CBB, ao Vanderlei e a comissão técnica pela harmonia do grupo, e o comprometimento das atletas em busca de algo novo. Não poderia deixar de agradecer aos patrocinadores e ao Ministério que proporcionaram a longa preparação e acreditaram na gente. É muita felicidade de estarmos apenas começando essa trajetória que vai longe ainda", completou Zanon, ainda emocionado pela vitória.
O técnico brasileiro falou sobre a sequência do trabalho e o projeto para a Copa do Mundo da Turquia em 2014.
"Agora com a vaga consolidada, vamos nos reunir com a CBB para fazer um planejamento para um ano de 2014, com muito mais experiência para essas meninas, com equipes de grande nível e da Europa. Claro, que todo planejamento é fácil de fazer no papel, mas para realizá-lo necessitamos de outras coisas. A formação de um grupo, nós já fizemos que era o mais difícil. Ter meninas dentro dessa faixa etária com capacidade de almejar alguma coisa era algo distante. Agora, o planejamento será a sequência para fortalecer esse trabalho e processo iniciado em 2013", destacou o técnico.
A principal pontuadora brasileira foi a ala Tatiane Nascimento com 18 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, com 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos (cinco acertos em cinco tentativas). Outro destaque foi a pivô Clarissa dos Santos que cravou um Duplo-Duplo de 15 pontos e 12 rebotes.
"Acho que a equipe entrou um pouco nervosa, mas depois encontrou o caminho e administrou muito bem o jogo. Sabíamos que não seria fácil como foi a estreia, mas não deixamos elas ficarem confortáveis no jogo que era de vida ou morte para as duas seleções. O desempenho pessoal é resultado de muito treino, dedicação, postura e principalmente concentração. A gente sabia da importância dessa vitória e fui com o meu máximo para quadra. Estava com a mão boa e consegui esse um bom aproveitamento. Pretendo continuar me aprimorando e chegar ainda melhor no Mundial de 2014", avaliou Tatiane.
A experiente Adrianinha Santos, de 34 anos, anotou 11 pontos, três rebotes e três assistências, além disso, a armadora foi um dos destaques do Brasil na competição.
"Sempre brinco que a vida é um eterno aprendizado. Acho que mesmo sendo por pouco tempo, aprendi muita coisa com essas meninas novas e com o Zanon. Foi uma nova experiência para mim também ser a mais velha. Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de contribuir e ajudar todas as jogadoras do grupo. Ficamos muito chateadas com a derrota para Cuba, pois sempre queremos a vitória. Mas o principal objetivo era a vaga para o Mundial e conseguimos. Fiquei feliz de ver a evolução das jogadoras, principalmente das armadoras como a Débora, Tainá e Joice, sem falar na Tatiane que fez um belíssimo jogo esta noite", disse a capitã brasileira.
"Basquete é um jogo de acertos e erros, e eu procuro fazer o meu máximo. Vim pra cá de coração aberto, deixamos a família para atrás, eu deixei minha filha pequena, mas me doei ao máximo e valeu a pena. É difícil falar se vou poder estar com esse grupo no Mundial, mas sempre é um orgulho muito grande defender a seleção brasileira. Se eu puder ajudar e o técnico precisar estarei disponível sim", finalizou Adrianinha.
A seleção brasileira feminina desembarca, nesta segunda-feira (dia 30), às 10h55 de Brasília, no voo da Aeroméxico (AM 14A), no aeroporto de Guarulhos (SP). O diretor técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini Jr., está em Xalapa acompanhando o desempenho da equipe nacional.
BRASIL (18 + 20 + 15 + 13 = 66)
Adrianinha (11pts, 3 assist. e 3 assist.), Patrícia Ribeiro (2pts, 4 rebotes e 2 assistências), Tatiane Nascimento (18pts, 5 rebotes e 5 assist.), Clarissa do Santos (15pts, 12 rebotes e 1 assist.) e Damirirs Dantas (4pts e 5 rebotes). Entraram: Karla Costa (8pts, 2 rebotes 3 assist. e 2 rec. bola), Nádia Colhado (6pts e 7 reb.), Débora Costa (2pts e 2 rebotes e 3 assist.). Não entraram: Patrícia Ferreira 'Chuca', Tainá Paixão, Joice Coelho e Fabiana de Souza. Técnico: Luiz Augusto Zanon.
PORTO RICO (19 + 9 + 16 + 12 = 56)
Copa América / Pré-Mundial do México
As dez seleções nacionais foram dividias em dois grupos de cinco equipes. No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. Grupo "B" se enfrentam Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana. De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. No dia 28 de setembro, os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade
4. Adriana Moisés Pinto – Armadora – 34 anos – 1,65m – Sport Recife (PE) – SP
5. Karla Cristina Martins da Costa – Ala-armadora – 34 anos – 1,73m – Unimed/Americana (SP) – DF
6. Patrícia de Oliveira Ferreira – Ala-armadora – 34 anos – 1,79m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
7. Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 22 anos – 1,72m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
8. Tainá Mayara da Paixão– Armadora – 21 anos – 1,71m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
9. Joice dos Santos Coelho – Ala – 20 anos – 1,81m – Ourinhos Basquete (SP) – RJ
10. Tatiane Pacheco Nascimento – Ala-armadora – 22 anos - 1,80m – Sport Recife (PE) - SP
11. Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 25 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – RJ
12. Damiris Dantas do Amaral – Pivô – 20 anos – 1,90m – Unimed/ Americana (SP) – SP
13. Nádia Gomes Colhado – Pivô – 24 anos – 1,92m – Sport Recife (PE) – PR
14. Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 22 anos – 1,92m – São José/Colinas Shopping (SP) – SP
15. Débora Fernandes da Costa– Armadora – 21 anos – 1,64m – Unimed/Americana (SP) – SP
Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clovis Roberto Rossi Haddad ‘Vita’
Médico: Jorge Oliva
Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha dos Santos Neves
– Tabela da Copa América – 1ª fase
Local: Xalapa (México)
Data: 21 a 28 de setembro
Seleções Participantes
Grupo "A": Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela.
Grupo "B": Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana.
- 1ª rodada – Sábado (21 de setembro)
Chile 74 x 77 Venezuela, Jamaica 51 x 75 Cuba, Brasil 91 x 54 Porto Rico e Argentina 67 x 53 México.
- 2ª rodada – Domingo (22 de setembro)
Canadá 75 x 37 Jamaica, Cuba 83 x 59 Chile, Porto Rico 85 x 79 Argentina e República Dominicana 43 x 107 Brasil.
- 3ª rodada – Segunda-feira (23 de setembro)
Venezuela 72 x 82 Cuba, Chile 51 x 93 Canadá, Argentina 67 x 44 República Dominicana e México 60 x 78 Porto Rico
- 4ª rodada – Terça-feira (24 de setembro)
Jamaica 56 x 74 Chile, Canadá 89 x 45 Venezuela, Brasil 69 x 60 Argentina e República Dominica 84 x 77 México.
- 5ª rodada – Quarta-feira (25 de setembro)
Venezuela 61 x 81 Jamaica, Cuba 40 x 53 Canadá, Porto Rico 84 x 59 República Dominicana e México 45 x 97 Brasil.
Semifinal - Sexta-feira (27 de setembro)
Canadá 73 x 48 Porto Rico e Brasil 68 x 72 Cuba.
Final - Sábado (28 de setembro)
- Disputa do 3º lugar: Medalha de Bronze
Porto Rico 56 x 66 Brasil
- Disputa do 1º lugar: Medalha de Ouro
Canadá 71 x 79 Cuba
Fonte: CBB