FEDERAÇÃO PAULISTA: TRABALHANDO NA BASE
NÚMEROS DO TRABALHO DE BASE DA FEDERAÇÃO PAULISTA IMPRESSIONAM
A Federação Paulista de Basketball (FPB) concluiu as suas reuniões técnicas para definição dos seus campeonatos para a temporada de 2012 e os números continuam impressionando. Especificamente no trabalho de base, nos naipes masculino e feminino, os números chamam a atenção, especialmente dos amantes da modalidade, pela sua magnitude, já que a entidade maior do basquete paulista movimenta uma gama muito grande de crianças e jovens, que ao longo do ano jogam basquete regularmente, isso ocorrendo nos quatro cantos do imenso Estado de São Paulo.
No naipe feminino, inicialmente, serão quatro campeonatos, com a participação de 43 equipes, que colocarão em quadra mais de 500 meninas – este número de atletas pode ser ainda maior, dependendo da formatação do elenco de cada equipe.
Com relação ao naipe masculino, serão de início sete campeonatos, com a presença de 120 agremiações, movimentando mais de 1500 meninos – este número de atletas pode ser ainda maior, dependendo da formatação do elenco de cada equipe.
Fazendo uma soma rápida, percebemos que são aproximadamente duas mil crianças e jovens nas quadras do basquete paulista, em contato com o esporte, que é uma ferramenta eficaz de socialização e modelação de caráter, sem falar bom bem estar que traz a saúde e os conceitos positivos que passam a estes jovens.
“A Federação Paulista de Basketball (FPB) faz basquete o ano todo, especialmente na formação, ou seja, na base, colocando em quadra um número muito grande jovens e adultos. Isso é um motivo de orgulho e satisfação para a nossa entidade, pois além do trabalho de revelação de talentos, que sempre acontece, estamos propagando coisas positivas a estas crianças e jovens, através do esporte, que é uma atividade sadia e voltada para a educação”, comenta Antônio Chakmati, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).
A estes números também se devem somar os campeonatos das ligas do Interior, que são filiadas a Federação Paulista de Basketball (FPB), e realizam competições em todas as categorias, especialmente na base, durante o ano todo. Além disso, existem os festivais de minibasquete, também realizados anualmente, que movimentam milhares de garotos que estão dando os seus primeiros passos no basquete.
Fonte: ASE