OPINIÃO SOBRE ENQUETE POR LETÍCIA NEVES, MARCO ANTONIO E TOMÁS MARTINS
Você acha que os órgãos governamentais apóiam o basquete?
Na enquete feita por este site, teve os seguintes resultados:
MUITO POUCO – 63%
POUCO - 34%
O NECESSÁRIO – 3%
BASTANTE – 0%
Tres leitores opinaram sobre o resultado.
LETÍCIA NEVES
Depende do ponto de vista. Começando pelos órgãos municipais, o que se sabe é que em alguns times como Franca a prefeitura contribui sim para o basquete com apoio da FEAC (Fundação de Esporte Arte e Cultura) essa contribuição da prefeitura para o basquete francano atualmente é de 35 mil reais além de ceder o espaço para jogos, o ginásio Pedrocão. Porem, em muitos casos o time vive absolutamente de patrocínios externos, como marcas e instituições.
Creio eu que o governo estadual e federal não contribuem para o esporte em si, a não ser para o tão famoso e almejado futebol. Em uma pesquisa realizada no ano de 2004 (bem antiga), consta que o Brasil investia em esportes olímpicos 12% do que os Estados Unidos.
E pelo o que vemos não ocorreram mudanças bruscas neste investimento. Pois se houvessem onde estariam os resultados? Tudo bem, que para termos resultados precisamos de tempo, mas 8/9 anos é um tempo grande para podermos colher frutos que já deveríamos colher.
No caso do basquete, essa seria à hora de investir no esporte! Após 16 anos sem olimpíadas a nossa seleção masculina está de volta juntamente com a feminina. Não acham que os órgãos governamentais deveriam por a mão na massa?
E como é capaz de se observar pela pesquisa que nosso querido Marcos fez é que a maioria das pessoas acham, esse investimento pouco ou muito pouco, logo não estão satisfeitas com os resultados obtidos. E apenas 3 pensam ser o necessário, mas será que realmente é o necessário? Não daria para melhorar isso? Na minha humilde opinião o basquete tem muito que evoluir e crescer, tomar proporções gigantescas, mas desde que tenhamos um bom investimento desde a base, tanto no masculino quanto no feminino. Sem isso, me desculpem, mas teremos que nos contentar com o que temos.
Letícia, de Franca SP, é estudante
MARCO ANTONIO
Prof. Marcos a enquete infelizmente só mostrou a realidade infleizmente no Basquete os investimentos são poucos , aliás quase nada. Uma ou outra abnegada Prefeitura procura manter Equipes Adulta e de Base e estas devemos Parabenizar sempre, pois são Prefeituras Heroicas. Mas o Governo poderia ajudar mais, quem sabe tirando um pouco do Futebol e dando aos esportes olimpicos entre eles o nosso Basquete. De qualquer forma o Site Chua Marcos está de Parabéns, pois faz sua parte com maestria e abnegação, puro amor ao Basquete. Parabéns Prof. Marcos Carmo
Marco Antonio, de São Paulo SP
TOMÁS MARTINS
Acho que a nível federal o Brasil tem dado grande incetivo ao Basquete e a outras modalidades, com patrocinio de algumas de suas empresas.A nível estadual ainda falta muito para este apoio, a nível municipal dentro das possibilidades algumas prefeituras ajudam mas, é a minoria.
Tomás, de São Sebastião do Paraíso MG, é Cronista esportivo membro da AMCE e ABRACE, Diretor do Programa Esporte na Area Tv Sudoeste - Rede Minas. Diretor da Revista Esportiva FERA.
Ao Tomás Martins, Marco Antonio e Letícia Neves, meus agradecimentos por este tão maravilhoso trabalho de comentar o que dá um toque todo especial de brilhantismo do site.