NOTÍCIAS

30/08/2013

LDB: MINAS E BASQUETE CEARENSE VENCEM E SEGUEM NA COLA DO LÍDER FLAMENGO

 

Mineiros ocupam a vice-liderança, enquanto que nordestinos ocupam o terceiro lugar; Carioca, do Ginástico, quebra recorde de pontos da LDB

Não é só o líder Flamengo que está em alta na LDB 2013. Donos do segundo e terceiro lugares, respectivamente, Minas Tênis Clube e SKY/Basquete Cearense conquistaram importantes vitórias na rodada desta quinta-feira da maior competição de base do basquete brasileiro e mantiveram seus postos na tabela de classificação da competição Sub-22.

Na primeira partida do dia na sede do Rio de Janeiro, disputada no Ginásio da Gávea, o Minas mostrou muita força, ao superar o Pinheiros/SKY, pelo placar de 85 a 81, em um duelo muito equilibrado e de alto nível técnico. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Cristiano Grama chegou à campanha de 15 vitórias em 16 jogos realizados e atingiu a marca de 44 pontos ganhos. 

Para conquistar o resultado positivo, o Minas contou com ótimas exibições do ala/armador Danilo Fuzaro, autor de 20 pontos, e do armador Henrique Coelho, que anotou 17 tentos. Apesar da derrota, o ala pinheirense Bruno Caboclo mostrou um enorme repertório ofensivo, com direito a um incrível aproveitamento nos arremessos, e foi o grande destaque individual da partida, ao anotar expressivos 32 pontos.

"Antes de mais nada gostaria de falar que para mim este foi o melhor jogo do campeonato até agora. Foram duas equipes buscando jogar taticamente e com jogadores de muito talento individual. Acho que no final do jogo, nossos armadores, tanto o Coelho, como o Wilson e o Fuzaro, tiveram um bom controle do jogo. Eles (Pinheiros) cometeram alguns erros e nós soubemos aproveitar", exaltou o técnico do Minas, Cristiano Grama.

Por sua vez, o Basquete Cearense deu mais uma prova de que é uma equipe qualificada. Na outra sede da terceira etapa da LDB 2013, no Ginásio Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP), o time de Fortaleza derrotou o Vivo/Franca, por 71 a 66, e conquistou seu 14º triunfo em 16 partidas disputadas na competição (43 pontos).

Vindo do banco de reservas, o ala/pivô Luis Enrique teve grande atuação pela equipe do Estado do Ceará e deixou a quadra com 19 pontos e seis rebotes. O ala/pivô Sualisson e o ala/armador Victor Gusmão também obtiveram destaque pelo esquadrão comandado pelo técnico Espiga, ao registrarem 16 pontos cada.

"Acho que o diferencial foi o segundo tempo, em que a gente começou a defender mais forte. No primeiro tempo a gente perdeu muitos rebotes. Mas no segundo tempo a gente entrou mais forte, não deu segunda chance pra eles e atacamos mais rápido e com mais inteligência", destacou o pivô Erick Camilo, responsável por seis pontos e nove rebotes.

Assim como seus principais rivais pela liderança da fase de classificação da LDB 2013, o Flamengo também venceu na rodada desta quinta-feira. Depois de um primeiro tempo equilibrado, a equipe rubro-negra deslanchou na segunda metade da partida, bateu o Vitória Basquete/Praia Clube/Cecre, por 85 a 65, e somou sua 16ª vitória em 16 jogos disputados na LDB 2013.

Jogando em casa, no Ginásio da Gávea, o time carioca, que atuou sem o armador Gegê, poupado pela comissão técnica, contou com uma ótima exibição do ala Diego para sair vencedor. Com 61,1% de aproveitamento dos pontos que tentou, o camisa 12 flamenguista anotou 33 pontos e registrou a segunda maior marca de pontos da atual temporada da maior competição de base do basquete brasileiro.

"O time falhou muito na defesa no início do jogo e permitiu que eles ganhassem confiança. Na volta do intervalo, o Chupeta (técnico) montou uma defesa mais consistente e a gente melhorou em quadra", disse o armador Danielzinho, substituto de Gegê no quinteto inicial do Flamengo.

Carioca quebra recorde de pontos

A rodada desta quinta-feira entrou para a história da LDB. Tudo por conta da fantástica atuação do armador Carioca, do Allianz/Ginástico. Com expressivos 36 pontos, o jogador quebrou o recorde de pontos de todas as três edições do campeonato Sub-22 e foi o principal nome da emocionante vitória do clube mineiro, na prorrogação, diante do São José/Unimed, pelo placar de 91 a 90, em duelo realizado no Ginásio da Gávea. A marca pertencia ao armador Diego Gomes, da Liga Sorocabana, que na última temporada marcou 35 pontos curiosamente contra o Ginástico.

Em outro confronto disputado em solo carioca, o Paulistano/Unimed conquistou seu terceiro triunfo consecutivo na competição e se manteve na parte de cima da tabela de classificação, agora com 39 pontos (dez vitórias e seis derrotas). Sem perder o controle do jogo por um minuto sequer, a equipe paulista bateu o Vila Velha/Cetaf/IVV, por 77 a 57, com destaque para as atuações do armador Duso, cestinha do jogo, com 19 pontos e do ala Loro, que anotou outros 13 tentos. 

Quem também segue nas primeiras posições é o Uniceub/BRB/Brasília. Em Bauru, o time candango superou o Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC, pelo placar de 75 a 52, e somou a oitava vitória seguida na competição. O triunfo levou a equipe da capital federal para a quarta colocação do campeonato para atletas de até 22 anos de idade, com 40 pontos (dez vitórias e seis derrotas).

Ainda no interior paulista, o Sport Club do Recife sofreu, mas venceu o Grêmio Náutico União, por 67 a 51, novamente com destaque para as atuações de Felipe Vezaro e Durval, ambos com duplos-duplos na partida. O ala/armador colecionou 20 pontos e 14 rebotes, enquanto que seu companheiro somou dez pontos e expressivos 20 rebotes.

Vitória chega ao 2º triunfo

O SFC/Vitória/Cavalo Marinho superou o Winner/Kabum/Limeira, por 64 a 55, e chegou ao seu segundo resultado positivo na LDB 2013. Para sair vencedor no confronto, os baianos contaram com partida inspirada do armador Ivo Neto, que ficou muito próximo de registrar um triplo-duplo - 18 pontos, dez rebotes e nove assistências, que resultaram em 29 de eficiência.

Em outra partida desta quinta-feira, o Tijuca Tênis Clube conseguiu um importante triunfo. Graças ao bom desempenho do armador Pitico nos minutos finais, o time carioca superou o Universo/Goiânia, por 81 a 75, e alcançou seu sétimo triunfo na competição.

Pitico foi o cestinha do elenco tijucano, com 19 pontos, seguido pelo ala Leandro, que anotou 18. Pelo time goiano, o ala Murilo Veloso foi o destaque ao marcar 28 pontos no jogo.

Por fim, o Paschoalotto/Bauru, que assim como o Flamengo também atua em casa nesta etapa, não encontrou dificuldades para bater o Náutico/Fase Faculdade, por 92 a 44. Os atuais campeões chegaram a 11 vitórias em 16 partidas disputadas até aqui na LDB 2013 e agora somam com 38 pontos na tabela de classificação.

- Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2013: 

- 29/08 (quinta-feira)
- Bauru (Ginásio Panela de Pressão):
Uniceub/BRB/Brasília 75 x 52 Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC
Grêmio Náutico União 51 x 67 Sport Club do Recife
Vivo/Franca 66 x 71 SKY/Basquete Cearense
Winner/Kabum/Limeira 55 x 64 SFC/Vitória/Cavalo Marinho 
Paschoalotto/Bauru 92 x 44 Náutico/Fase Faculdade

- Rio de Janeiro (Flamengo - Ginásio da Gávea)
Minas Tênis Clube 85 x 81 Pinheiros/SKY
Allianz/Ginástico 91 x 90 São José/Unimed
Vila Velha/Cetaf/IVV 57 x 77 Paulistano/Unimed
Universo/Goiânia 75 x 81 Tijuca Tênis Clube
Vitória Basquete/Praia Clube/Cecre 65 x 85 Flamengo

- 30/08 (sexta-feira)
- Bauru (Ginásio Panela de Pressão)
9h - Vivo/Franca x Sport Club do Recife
11h - Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC x SFC/Vitória/Cavalo Marinho
13h - Grêmio Náutico União x Náutico/Fase Faculdade
15h - Winner/Kabum/Limeira x SKY/Basquete Cearense

- Rio de Janeiro (Flamengo - Ginásio da Gávea)
9h - Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube
11h - São José/Unimed x Universo/Goiânia
15h - Pinheiros/SKY x Allianz/Ginástico
17h - Tijuca Tênis Clube x Vitória Basquete/Praia Clube/Cecre
19h - Flamengo x Vila Velha/Cetaf/IVV

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.691.376

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos