FRANCA BASQUETE VENCE NA ESTREIA DO PAULISTA
"Mesmo quando tudo parecia perdido, não perdemos o foco. Tiramos uma vitória de dentro da cartola através da calma de nossos jogadores e do apoio de nossa torcida". Assim foi definida pelo técnico Lula Ferreira a vitória do VIVO/Franca conquistada em cima do Paulistano, por 84 a 81, na noite deste sábado, 03 de agosto, na estreia do Campeonato Paulista.
Sem contar com cinco de seus jogadores - Léo, Lucas e Paulão na Seleção Brasileira; Feliz e Jhonatan contundidos -, o VIVO/Franca jogou com Figueroa, Socas, Cauê, Basden e Hayes no quinteto principal, tendo no banco apenas opções do elenco sub-19: Antônio, João Pedro, Murilo e Igor. Apesar dos desfalques, principalmente dentro da área pintada, a equipe se mostrou concisa e, reafirmando a força de seu elenco, garantiu a primeira vitória no estadual.
Além da falta de atletas, a equipe francana teve que vencer outro obstáculo para conquistar o resultado positivo nesta noite. No final do último período, o Paulistano mostrou melhor desempenho ofensivo e colocou vantagem de oito tentos no marcador. Mesmo quando a vitória parecia difícil, o VIVO/Franca não deixou se abater e continuou buscando reverter o placar, até os segundos finais. A postura persistente, somada à boa atuação defensiva, foi destacada pelo treinador Lula.
"A estreia já era difícil, pois foi contra um time perigoso e um dos candidatos ao título. Pelas circunstâncias que a gente está passando (pequeno número de jogadores aptos para jogar e curto tempo de preparação) essa dificuldade aumentou ainda mais. Durante o jogo, tivemos que lidar com alguns contratempos, como o fato do Paulistano ter aberto oito pontos no placar em um momento de decisão do jogo, e a falta de pivôs de ofício no garrafão. Soubemos superar essas adversidades e defender como deveríamos. Tudo isso tornou nossa vitória mais saborosa", afirmou o comandante francano.
O norte-americano Chris Hayes foi a principal arma do VIVO/Franca para sair de quadra com a vitória. O ala/pivô mostrou a que veio em sua estreia com a camisa francana e foi o cestinha da equipe com 26 pontos marcados, além de sete rebotes e quatro bolas recuperadas. Cauê Borges, um dos destaques da última temporada, também foi fundamental para o elenco da Capital do Basquete, tendo marcado 25 pontos e recuperado oito ressaltos.
Na terça-feira, 06 de agosto, o VIVO/Franca tem seu segundo compromisso pelo Campeonato Paulista. A equipe do interior paulista viaja a São Paulo, onde enfrenta o Palmeiras em duelo agendado para as 20 horas.
A ESTREIA
Depois de um primeiro quarto confuso e sem muita precisão no ataque, o VIVO/Franca fechou a etapa inicial de jogo em desvantagem: 23 a 17 a favor do Paulistano. Chris Hayes, ala/pivô norte-americano contratado pela equipe francana para a temporada 2013/2014, foi o grande nome do período ao anotar dez pontos.
O time de Lula Ferreira voltou ao segundo quarto apresentando uma postura diferente, com marcação agressiva e ofensivas mais calibradas, vindas principalmente das mãos de Cauê Borges. Dessa forma, conseguiu virar o jogo e ir ao intervalo de partida com quatro pontos à frente no marcador: 38 x 34.
Com duas bolas de três pontos consecutivas, o Paulistano equilibrou o duelo no início do terceiro período e, logo em seguida, voltou a liderar a partida. Sem se deixar abater pela reação do time da capital, o VIVO/Franca contou com ótimas jogadas de Figueroa, Jefferson Socas e Cauê para empatar o jogo. Ainda assim, o Paulistano teve forças para colocar vantagem novamente e ir ao último período vencendo por 58 a 51.
Nos dez minutos derradeiros de jogo, os tiros de longa distância da equipe de Gustavo de Conti continuaram certeiros e, assim, o time visitante ampliou a diferença que já havia imposto anteriormente. A equipe da Capital do Basquete, por sua vez, não decaiu diante da momentânea superioridade do adversário e continuou focada do jogo.
Pouco a pouco, os donos da casa conseguiram tirar a margem criada pelo elenco de São Paulo. A nove segundos do final, Figueroa acertou dois lances livres e empatou o confronto: 71 a 71. O Paulistano, cercado pela eficiente marcação do VIVO/Franca, não conseguiu pontuar e a partida foi para a prorrogação.
Durante o tempo extra, o duelo seguiu equilibrado, com os times se revezando à frente do marcador. Faltando 30 segundos para o término da prorrogação, o placar continuava apontando a igualdade entre os elencos, com ambos os times tendo marcado 81 pontos. O VIVO/Franca mostrou calma e precisão nos lances livres para colocar três pontos de vantagem e fechar o jogo com sua primeira vitória no campeonato estadual.
Fonte: Julia Abrão
Foto: Newton Nogueira